Apresentação

ESPECIALIZAÇÃO: TERRITÓRIO, REGIÃO E IDENTIDADES NA AMAZÔNIA ORIENTAL

A Resolução n. 4.065 de outubro de 2010 rege a instalação dos Cursos de pós-graduação lato sensu “TERRITÓRIO, REGIÃO E IDENTIDADES NA AMAZÔNIA ORIENTAL” no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e enfatiza a importância de se cumprir os objetivos institucionais que visam a constante interação entre ensino, pesquisa e extensão; sendo portanto, tal modalidade de especialização, de importância ímpar na qualificação de graduados “para atividades científicas, tecnológicas, profissionais, literárias e/ou artísticas, em setores específicos do conhecimento.” Isto posto, os cursos de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido, aqui representados pelas Licenciaturas de Geografia e História, reúnem seu corpo docente e os técnicos-administrativos em educação no sentido de implementar uma especialização que englobe as duas áreas do conhecimento visando os objetivos supracitados e tendo como público-alvo os formados nas mais distintas esferas das humanidades que atuam profissionalmente sobretudo na região da chamada Amazônia Oriental. 

Trata-se de uma proposta de criação de um curso que não apenas atenderá ao público existente na sociedade local, mas irá, igualmente, fortalecer o IETU institucional e academicamente, além de proporcionar aos novos docentes do curso de Licenciatura em Geografia, bem como os docentes da Licenciatura em História uma possibilidade de atuação em nível de pós-graduação, na própria localidade de inserção dos respectivos cursos. Dessa forma, considerando a relevância e o alcance relativos à oferta do curso, estima-se que a oferta de uma pós-graduação em Território, Região e Identidade na Amazônia Oriental seja de grande importância tanto ao IETU quanto à sociedade local e regional, do ponto de vista da formação de qualificação de nossos atuais e futuros egressos, bem como de demais interessados das áreas envolvidas e afins.

 

Objetivos:

  • Contribuir com a formação docente na região Sul e Sudeste do Pará, bem como municípios de Estados adjacentes, em perspectiva interdisciplinar, para os estudos a respeito do Território, Região e das Identidades formadoras da Amazônia Oriental.
  • Refletir sobre a Amazônia Oriental a partir dos estudos que reflitam a formação territorial e as identidades inventadas nas suas mais diversas formas;
  • Refletir sobre as docências nos âmbitos do Ensino e da Pesquisa no Sul e Sudeste do Pará;
  • Desenvolver práticas interdisciplinares que visem a melhor integração das diferentes ciências no âmbito o Ensino Básico;
  • Produzir metodologias de ensino criativas e inovadores que possam ser aplicadas pelos professores do Ensino Básico;
  • Estreitar as relações entre o Ensino Acadêmico e o Ensino Básico, buscando desenvolver pesquisas de extensão que vise, ao fim e ao cabo, a sociedade como um todo.
  • Atender uma demanda reprimida considerando a existência de cursos de Geografia na Universidade Estadual do Pará (UEPA), na cidade de Conceição do Araguaia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Parauapebas, além de professores de História e Pedagogia e demais áreas afins. Demandas relativas à qualificação de profissionais tanto na cidade de Xinguara, quanto nas cidades que compõem o Sul e o Sudeste do Pará, além de abranger outras localidades como o norte do Tocantins e do Mato Grosso e o oeste maranhense,

 

Público Alvo: Portadores de diploma ou concludentes de curso superior em Ciências Humanas, Educação e Sociais Aplicadas, Engenharia, Zootecnia e Veterinária.

Local do Curso:    Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Rua Alberto Santos Dumont, s/n, Residencial Jardim Universitário, 68557-335 - Xinguara, PA - Brasil Telefone: +55 (94) 2101-5934.

Disciplinas do Curso

Código         Nome Carga Horária

IET0001       TERRITÓRIO, REGIÃO E IDENTIDADES       45 h

Ementa:

1. Abordagem teórico-epistemológica de território e região.2.O conceito de identidade e sua abrangência histórica e espacial. 3. Estado, nação e território. 4. Nação, região e identidade. 5. A diversidade das sociedades humanas. 6. Território e territorialidades. 7. Região e regionalismos. 8. Identidades na contemporaneidade. 9. Diversidade sociocultural e espacial no Brasil e Amazônia.

Bibliografia:

Referências Básicas: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002. CASTORIADIS,L. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro:Paze Terra, 1982. CLAVAL,Paul.O território na transição da pós-modemidade.In: GEOgraphia n°2, Revista da Pós-Graduação em Geografia da UFF.Niterói: UFF/EGG,1999. SANTOS,Milton,SILVEIRA,Maria Laura.O Brasil: território e sociedade no im'cio do século XXI.Rio de Janeiro: Record,2001. Referências Complementares: BOURDIEU,Pierre."A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região" In: O poder simbólico. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. CASTRO,Iná Elias de.;GOMES,Paulo César da Costa.;CORRÊA,Roberto Lobato. Geografia:conceitos e temas. 14^ ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2011. HALL,S.Identidade e cultura na pós-modemidade.Rio dejaneiro:DP&A;2005. GIDDENS,Antony.Modernidade e identidade.Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2002. MORAES, A. C. R., Território e História no Brasil. 3 edição. São Paulo: Annablume,2008.

 

IET0002       METODOLOGIA DE PESQUISA 45 h

Ementa:

1. Epistemologia: questões sobre conhecimento, cientificidade e modernidade. 2. Métodos de pesquisa nas ciências humanas e sociais. 3. Funcionalismo: Durkheim e as funções sociais. 4. Estruturalismo: circularidade do poder e a análise centro/periferia. 5. Positivismo: razão, interpretação e nova racionalidade. 6. Fenomenologia: conceitos e debates. 7. Materialismo histórico-dialético: debate clássico a renovação marxista. 8. Pós-Modemidade: novos paradigmas e fragmentação do conhecimento científico. 9. Técnicas de pesquisa das ciências humanas e sociais.

Bibliografia:

Bibliografia básica FEYERABEND,Paul.Contra o método.São Paulo:UNESP,2007. KUNH, Thomas. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994. POPPER,Karl Raimund.A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2013. Bibliografia complementar DURKHEIM,Émile.As regras do método sociológico.São Paulo:Nacional,1995. FURTADO, Celso. Dialética do desenvolvimento. São Paulo: Fundo da Cultura, 1964. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1992. HEGEL,G.W.F.Fenomenologia do Espírito. Petrópolis-RJ. Vozes. 1992. PRADO JR, Caio. Introdução à lógica dialética - notas introdutórias. 4 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.

Docente(s):

 

IET0003       SEMINÁRIOS DE PESQUISA     45 h

Ementa:

1. Do pré-projeto à tessitura da pesquisa. 2. Seminários de pesquisa: apresentação e debate. 3. Debate e apresentação da revisão bibliográfica. 4. Fontes de pesquisa: práticas e procedimentos.5. Apresentação e arguição do projeto de TCC.

Bibliografia:

Referências Básicas: BRANDÃO,C.R.Pesquisa participante.São Paulo:Brasiliense, 1981. CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Org.). Os domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus,1997. ECO,Umberto.Como se faz uma tese.São Paulo:Perspectiva,2001. Referências Complementares: GIL,Antonio Carlos.Como Elaborar Projetos de Pesquisa.São Paulo: Atlas, 1996. 3ed. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo : Cortez: Autores Associados, 1990. DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno - Sobre Ética e Intervenção do Conhecimento.Petrópolis, Vozes. 1997 SANTOS,Milton.Espaço e método.São Paulo:Hucitec,1985.

 

IET0004       FORMAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA AMAZÔNIA        45 h

Ementa:

  1. História Social da ocupação humana da Amazônia.Projetos de colonização. 2. Relações e conflitos interétnicos. Fronteiras e territorialidades. 3. Terra e trabalho na Amazônia. Economia.4.  Migrações. Conflitos fundiários e grandes projetos. 5. Disputas políticas e movimentos sociais contemporâneos. 6. Estradas, modernidade e urbanização. Questões socioambientais.

Bibliografia:

ibliografia Básica: BASTOS,Carlos Augusto.No limiar dos impérios-A fronteira entre a capitania do Rio Negro e a província de Maynas: projetos, circulações e experiências (1780-1820).São Paulo: Hucitec,2017. SOUZA, César Martins de; CARDOZO, Alírio. Histórias do Xingu: Fronteiras, Espaços e Territorialidades(séc XVII-XXI).Belém:Editora da UFPA,2008. PEREZ,José Manoel Santos;PETIT,Pere. La Amazônia brasilena em perspectiva histórica. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca,2006. Bibliografía Complementar: CANCELA, Cristina Donza; CHAMBOULEYRON, Rafael (orgs). Migrações na Amazônia.Belém:Açaí,2010. CHAMBOULEYRON, Rafael; SOUZA JÚNIOR, José Alves de. Novos Olhares sobre a Amazônia Colonial.Belém:Paka-tatu,2016. PEREIRA, Aírton dos Reis. Et al. (orgs). Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia Oriental brasileira. Belém:Paka-tatu,2017. MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano.2®ed.São Paulo:Ed.Contexto,2014. REIS,Arthur Cezar Ferreira. A Amazônia e a cobiça internacional. São Paulo: Ed. Nacional, 1960.

 

 

IET0005       ANÁLISE REGIONAL E POLÍTICA REGIONAL         45 h

Ementa:

1. Contextualização da origem do debate sobre o desenvolvimento regional. 2. Fundamentos de teorias econômicas do desenvolvimento, o sistema liberal, marxista e keynesiano. 3. Principais concepções e estratégias de desenvolvimento regional. 4. Implicações na dinâmica regional brasileira e na Amazônia paraense da articulação do país com os paradigmas produtivos internacionais ao longo da história. 5. Novos paradigmas produtivos, tecnológicos e gerenciais e novos fatores de competitividade e de localização das atividades econômicas. 6. Debates contemporâneos sobre o desenvolvimento regional e rebatimentos na política regional. 7. Os múltiplos agentes e escalas do desenvolvimento regional. 8. As distintas repercussões sócio-territoriais na Amazônia paraense das estratégias de desenvolvimento regional.

Bibliografia:

Bíbliográfía básica ARAÚJO,Tânia Bacelar de.Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências.Rio de Janeiro:Revan,2000. BRANDÃO,C.Território e desenvolvimento:as múltiplas escalas entre o local e o global. São Paulo: Editora da Unieamp,2007. RANDOLPH, Rainer; TAVARES, Hermes Magalhães (orgs.). Política e Planejamento Regional:Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento,2013. Bibliografia complementar KEYNES,John Maynard.Teoria geral do emprego,do juro e do dinheiro. Rio de Janeiro,Fundo de Cultura, 1964. MARX,Karl. Contribuição à crítica da economia política.3ed.São Paulo: Martins Fontes,2003. PREBISCH,Raul.Dinâmica do desenvolvimento latino-americano.Rio de Janeiro: Frmdo da Cultura,1964. SMITH, Adam. A riqueza das Nações: investigação sobre sua natureza e suas causas.São Paulo: Abril cultural, 1983. WEBER,Max.A ética protestante e o espírito do capitalismo.São Paulo:Pioneira, 1994.

 

IET0006       IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES  45 h

Ementa:

  1. Identidades enquanto construções sociais; 2. imaginário e identidades sociais; 3. práticas socioculturais e produção identitária; 4. memória social, 5. identidades e representações,cultura e poder.

Bibliografia:

Bibliografia básica BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação: elementos para uma reflexão críticasobre a idéia de região. In: . O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2000. CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir. (Org.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas:Papirus,2000 HALL,Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio dejaneiro: dp&a;2005. Bibliografía complementar CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol.S, n°ll,Jan./Abr. 1991. CHARTIER,Roger. Defesa e ilustração da noção de Representação. Fronteiras, v. 13,N°24.p. 169-183,2011. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007. SILVA, Tbomaz T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolois, Vozes,2000,RJ. WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Tradução: Vera Joscelyne. São Paulo: UNESP,2011.

 

IET0007       GRANDES PROJETOS E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO          45 h

Ementa:

1.Formação territorial da Amazônia.2.A inserção do capitalismo na região amazônica. 3. Grandes projetos de desenvolvimento, investimento e infraestrutura. 4. As políticas territoriais para a Amazônia do século XX.5.A criação daSUDAM.6.A questão ambiental e das populações amazônicas frente aos grandes projetos. 7. O zoneamento econômico-ecológico e a criação de unidades de conservação. 8. As políticas territoriais para a Amazônia do século XXI. 9. Movimentos de resistência e sujeitos sociais. 10. Ecologia, biodiversidade e política ambiental no território amazônico e os grandes projetos recentes. 10.Impasses, desafios e possibilidades.

Bibliografia:

Referências Básicas: CASTRO,E.Políticas de ordenamento territorial,desmatamento e dinâmicas de fronteira. Novos Cadernos Naea. V. 10, n. 2, p. 105-126, dez. 2007. Disponível em http://goo.gl/OizefD. Acesso em 15 de novembro de 2018. COSTA.W.M.da.O Estado e as Políticas Territoriais no Brasil.9ed.São Paulo: Contexto,2000. MARTINS,J. de S. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto,2009. Referências Complementares: GUTBERLET,J. Zoneamento da Amazônia: uma visão crítica. São Paulo: Revista Estudos Avançados-USP,2002. Disponível em http://goo.gl/9rDxBP. Acesso em 27 dejunho 2014. KOHLUEPP,G.Conflitos de Interesse no Ordenamento Territorial da Amazônia Brasileira. lEA/USP São Paulo. In: Revista Estudos Avançados, Vol. 16, N 45, Maio/Agosto 2002. Disponível em http://goo.gl/L31aWW. Acesso em 15 de novembro de 2018. MELLO, N. A. de. Políticas Territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume, 2006. MELLO-THERY,N. A. de. Território e gestão ambiental na Amazônia: terras públicas e os dilemas do Estado. São Paulo: Annablume,2011. MORAES, A. C. R., Território e História no Brasil. 3® edição. São Paulo: Annablume,2008.

 

IET0008       SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA NA AMAZÔNIA ORIENTAL          45 h

Ementa:

  1. Transformações no ambiente e ecossistemas ecológicos. 2. Natureza, arte e literatura da Amazônia. 3. Representações, trocas culturais e simbolismo. 4.Cultura e mundos do trabalho.5. Rituais, simbolismo e identidade: história, literatura e memória. 6. Religião e religiosidades amazônicas: pajelança cabocla, afro-amazônia caribenha e saberes populares. 7. Cultura oral, escrita: erudito e popular.

Bibliografia:

Bibliografia Básica: COELHO,Geraldo Mártires.O Violino de Ingres - Leituras de História Cultural. Belém:Paka-tatu,2006. PRIORE, Mary dei; GOMES, Flávio dos Santos (orgs.). Os senhores dos rios. Amazônia,margens e histórias.Rio de Janeiro: Campus,2003. FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A Cidade dos Encantados: Pajelanças, Eeitiçarias e Religiões Afro-Brasileiras na Amazônia (A Constituição de um Campo de Estudo 1970-1950).Dissertação de Mestrado,Unicamp. 1996. Bibliografia complementar: CARVALHO JÚNIOR, Almir Diniz; NORONHA,Nelson Matos de. A Amazônia dos viajantes-História e Ciência.Manaus:EDUA,2011. DEAN,Warren.A luta pela borracha no brasil: um estudo de história ecológica. São Paulo:Nobel,1989. HARDMAN,Francisco F. Trem Fantasma: A Modernidade na Selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. RAPONI,Lívia.(org).A única vida possível-itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia.São Paulo:Unesp,2016. TOCANTINS, Leandro. Amazônia: natureza, homem e tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1960.

 

IET0009       HISTÓRIA AMBIENTAI:TÉCNICAS,TECNOLOGIAS E A NATUREZA DO ESPAÇO 45 h

Ementa:

1.As bases teóricas da História Ambiental; 2.História Ambiental: Historiografia e campo de pesquisa, Métodos e Fontes; 3. O Brasil na Nova Ordem Ambiental Internacional; 4. Projetos de desenvolvimento nacional e regional; 5. A natureza do espaço e a idéia de desenvolvimentismo; 6. Meio ambiente e a idéia de progresso.

Bibliografia:

Referências Básicas: DEAN, Warren. A Ferro c Fogo. a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. DUARTE,Regina.H. História& Natureza Belo Horizonte: Autêntica,2005. SCHAMA,Simon.Paisagem e Memória. São Paulo:Companhia das Letras,1995. Referências Compiementares: CARRASCO,Lorenzo et al. Ambientalismo, novo colonialismo. R. Janeiro: Capx Dei,2005. DRUMMOND, J. A. Por que estudar História Ambiental no Brasil? Ensaio temático.In: Varia História, Vol.26,janeiro de 2003. LEONARDl, Victor. Os historiadores e os rios; natureza e ruína na Amazônia brasileira. Brasília: Paralelo 15,Editora Universidade de Brasília, 1999 SANTOS,Milton.A natureza do espaço;espaço e tempo:razão e emoção.3ed.São Paulo: Hucitec,1999. PADUA,José Augusto.As bases teóricas da história ambiental.Estudos Avançados, V. 24,n.68.2010.

 

IET0010       TÓPICOS ESPECIAIS I    45 h

Ementa:

Debate de temas e problematizações no campo das ciências humanas, metodologias e teorias dos temas escolhidos. Ementário a ser elaborada a partir de tema a ser definido e aprofundado por docente ministrante.

Bibliografia:

Selecionadas pelo docente responsável.

 

IET0011       CAMPESINATO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL   45 h

Ementa:

1. Campesinato: fundamentos e conceitos. 2. Abordagem epistemológica e conceituai sobre a Amazônia Oriental. 3. Políticas públicas, reforma agrária e agricultura familiar na Amazônia Oriental. 4. Política, Ações Coletivas, Resistências. 5. As novas práticas e configurações do campesinato na ordem global.

Bibliografia:

Referências Básicas: BECKER,B.K.;MIRANDA,M.;MACHADO,L.O.Fronteira Amazônica: questões sobre a gestão do território. Brasília: UNB,1990. HEBETTE, J. Cruzando a Fronteira. 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia.Belém:Eduípa,2004. WANDERLEY,M.N.B. Raízes Históricas do campesinato brasileiro. O mundo rural como um espaço de vida.UFRGS,2009. Referências Complementares: COMERFORD, John Cunha. Fazendo a luta: sociabilidade, falas e rituais na construção de organizações camponesas. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política, 1999. ESTERCI, N. ET AL. Territórios amazônicos de reforma agrária e de conservação da natureza. Boi. Mus.Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum.,Belém,v. 5, n. 1,p. 59-77,jan." abr.2010.. lANNI, Octavio. A Luta Pela Terra: História Social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia.Petrópolis: Vozes,1981. OLIVEIRA,A.U.de.Integrar Para Não Entregar:Políticas públicas e Amazônia. 2ed.Campinas,São Paulo:Papirus,1991.Série Educando. SABOURIN,E. Camponeses do Brasil. Entre a troca mercantil e a reciprocidade. Rio de Janeiro: Garamond,2009.

 

IET0012       MOVIMENTOS SOCIAIS NO SUL E SUDESTE DO PARÁ   45 h

Ementa:

  1. Movimentos Sociais no Brasil: conceitos e aportes teórico-metodológicos; 2. Paradigmas e Movimento Sociais; 3. Formação e conflitos agrários no Sul e Sudeste do Pará; 4. Terra,trabalho e poder; 5. Formas de resistência e luta pela terra; 6. Os Movimentos Sociais urbanos na história contemporânea da Amazônia; 7. Movimentos Sociais e os grandes projetos: Mineração, Barragens e usos da terra; Amazônia, Movimentos Sociais e os novos caminhos da ocupação territorial.

Bibliografia:

Referências Básicas: ALMEIDA, Alfredo Wagner Bemo de. Conflito e mediação: os antagonismos sociais na Amazônia segundo os movimentos camponeses, as instituições religiosas e o Estado. 1993. Tese(Doutorado em Antropologia Social)-Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional,Rio de Janeiro, 1993. GOHN,Maria da Glória.O paradigma dos novos movimentos sociais e O paradigma marxista na análise dos movimentos sociais. In: Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997. THOMPSON,E. P. A formação da classe operaria inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Referências Complementares: lOKOl, Zilda M. G. Igreja e Camponeses: Teologia da Libertação e Movimentos Sociais do Campo-Brasil e Peru,1964-1986.São Paulo:HUCITEC,1996. MARTINS,José de Souza.A Chegada do Estranho.São Paulo:Hucitec,1993. SHERER-WARREN,Use. Redes de movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996. SOUZA, C. Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1997. VAINER,C.B.O conceito de Atingido:Uma revisão do debate e diretrizes. Rio de Janeiro,2007.

 

IET0013       CULTURA E IDENTIDADES NA AMAZÔNIA ORIENTAI       45 h

Ementa:

A disciplina objetiva discutir, a partir do ponto de vista da historiografia pertinente, a construção de identidades; ou seja, as identidades inventadas, como são as identidades coletivas. Analisa-se as fontes e estudos que visam a foijadura de identidades culturais na região amazônica, buscando compreender as culturas e, por conseguinte, as dinâmicas sociais desenvolvidas ao longo, principalmente, das Amazônia oriental brasileira.

Bibliografia:

Bibliografia Básica: GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. PEREIRA, Airton; ANJOS, Hildete; SILVA, Idelma; RIBEIRO, Nilsa (Orgs.) Culturas e dinâmicas sociais na Amazônia brasileira.Belém:Paka-Tatu,2017. PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Belo Horizonte: UFMG,2012. Bibliografia Complementar: SILVA, Bruno. Genealogias Mazombas: Castas luso-brasileiras em crônicas coloniais. Niterói:EDUFF,2016. CHAMBOULEYRON,Rafael;SOUZA JR.,José Alves(Orgs). Novos olhares sobre a Amazônia colonial. Belém:Paka-Tatu,2016. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras,2008. BOURDIEU,Pierre."A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região" In: O poder simbólico. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. HOBSBAWM,Eric; RANGER,Terence(Orgs). A invenção das tradições. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1997.

 

IET0014       GEOGRAFIA HISTÓRICA: TERRITÓRIO, TEMPO E SOCIEDADE          45 h

Ementa:

1. A Geografia na História Antiga e os viajantes até o século XVIII. 2. As representações antigas do mundo ocidental conhecido. 3. Os iluministas e a evolução do pensamento geográfico como ciência. 4. Os naturalistas e a geografia na História Moderna. 5. Aspectos conceituais e categorias: Paisagem, espaço, natureza e região. 6. O século XIX e a Geografia a serviço do Estado. 7. O território e o Estado como categorias de poder. 8. Estado alemão,imperialismo e determinismo geográfico. 9. A escola francesa, os Annales,o possibilismo e a Geografia Regional. 10. A renovação da geografia e a história do presente no século XX.11. Geografia histórica do Brasil e aformação sócio-espacial da nação.

Bibliografia:

Referências Básicas: BRAUDEL, Femand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Filipe II. Lisboa: Quixote, 1995. CASTRO,Iná Elias de.; GOMES,Paulo César da Costa.;CORRÊA,Roberto Lobato. Geografia:conceitos e temas. 14® ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2011. DOSSE,François.A História em Migalhas.Bauru:EDUSC,2003. Referências Complementares: FEBVRE,Lucien. A terra e a evolução humana: introdução geográfica à história. Lisboa: Cosmos,1991. LA BLACHE,Paul Vidal de. Princípios de Geografia Humana. Lisboa: Cosmo, s/d. MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 21® ed. São Paulo: Annablume,2007. MOREIRA,Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 1 ed. 1® reimpressão. São Paulo: Contexto,2008. ROJAS,Carlos Antonio Aguirre. Uma história dos Annales(1921-2001). Maringá: Eduem,2004.

 

IET0015       GLOBALIZAÇÃO, FRONTEIRA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS          45 h

Ementa:

1. Abordagem teórico-conceitual: globalização, fronteira e relações internacionais. 2. A globalização e o regionalismo no mundo. 3, As Fronteiras territoriais e as territorialidades transfronteiriças. 4. A Nova Ordem Econômica Global. 5. Atores hegemônicos, blocos de poder. 6. Processos de integração na América Do Sul.

Bibliografia:

Referências Básicas: ARRIGHI,Giovani(1937). Caos e governabilidade no moderno sistema mundial. In: ARRIGHI,Giovani; SILVER;Bervely. Trad.: Vera Ribeiro. Revisão de tradução: César Benjamin,Rio de Janeiro,Contraponto;editora UFRJ,2001. SARAIVA, José Flávio S. (org.). Relações internacionais contemporâneas. Da construção do mundo liberal à globalização. Brasília: Editora da UnB,2002,2 vols. HUNTINGTON,Samuel.O choque de civilizações.São Paulo: Objetiva,1997. Referências Complementares: COSTA, Wanderley Messias. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder.São Paulo:Edusp,2008.349p. HARVEY,David.O novo imperialismo.São Paulo,Loyola,2004. CHOMSKY,Noam.Novas e velhas ordens mundiais.São Paulo: Scritta, 1996. CMMAD.Nosso futuro comum.Rio de Janeiro:FGV,1988. HOBSBAWM,Eric.Era dos extremos.São Paulo:Companhia das Letras, 1995. MÉSZÁROS,István.Para além do Capital.São Paulo,Boitempo,2012.

 

IET0016       TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA  45 h

Ementa:

1. Concepção teórica dos conceitos de territorialidade e temporalidade no contexto das comunidades tradicionais; 2. Comunidades tradicionais na Amazônia: quilombolas, indígenas, ribeirinhos, outras; 3. O modo de vida camponês; 4. Os elementos estruturantes da agricultura camponesa nas comunidades tradicionais da Amazônia; 5. Movimentos sociais, identidades coletivas e lutas pelo direito ao território na Amazônia; 6. Colonialidade do saber e do poder e o pensamento decolonial; 7. Conflitos territoriais e o movimento de resistência das populações tradicionais na Amazônia.

Bibliografia:

Referências Básicas ALMEIDA,A.W.B.Quilombolas e novas etnias. Manaus:UEA Edições,2011. BRANDÃO,C.R.&BORGES,M.C.O lugar da vida:comunidade e comunidade tradicional. CAMPO-TERRITÓRIO:revista de geografia agrária. Edição especial do XXIENGA-2012,p. 1-23,jun.,2014. SILVA, O. A. et. Al.(Orgs.). Identidade, Território e Resistência. 1® ed. Rio de Janeiro: Conseqüência,2014,p. 37-72. Referências Complementares LANDER,E.(ORG).A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur,CLACSO,Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina,setembro 2005 LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: Por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia,Brasília,2002. 0'DWYER, E. C. Etnicidade e direitos territoriais no Brasil contemporâneo. Revista ibero-americana,XI,42,2011,p. 111-126. SACK, R. D. O significado de territorialidade. In.: DIAS, L. C. & FERRARI, M. (ORGs).Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular,201. STEDILE, J. P.(ORG.) A questão agrária no Brasil: interpretações sobre o camponês e campesinato. 1® ed.São Paulo: Outras expressões,2016

 

IET0017       TEORIA REGIONAL E AS RELAÇÕES ESPAÇO-TEMPO   45 h

Ementa:

1. Atualização da teoria regional a partir da problematização da produção do espaço; 2. Os conceitos de região, regionalização e regionalismo no movimento da produção do conhecimento geográfico e histórico; 3. Da produção do espaço à teoria regional crítica, do território à região; 4. A relação entre região e totalidade; 5. A região como expressão das diferenças e das relações espaço-tempo.

Bibliografia:

Bibliografia Básica: GEORGE,Pierre; GUGLIELMO,Raymond; LACOSTE, Yves; KAYSER,Bemard (orgs.). A Geografia Ativa. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968. HAESBAERT,Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea.Rio de Janeiro: Bertrand,2010. LENCIONI,Sandra.Região e Geografia.São Paulo:Edusp,1999. Bibliografía Complementar: LEFEBVRE,Henri.The Production ofSpace.[D ed., 1974].New York: Blackwell, 1991. MASSEY, Doreen. Regionalism: some current issues. Capital and Class, vol. 6, 1978. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. SOJA, Edward. Regions in context: spatiality, periodicity, and the historical geography ofthe regional question.Environmentand Planning,vol.3,n.2,1985. TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair da. Grandes projetos, urbanização do território e metropolização na Amazônia.Terra Livre,n.26,2006.

  

Docente do Curso 

Nome

Titulação

Instituição

ANDRÉA REGINA DE BRITTO COSTA LOPES

DOUTORADO

UNIFESSPA

ANDREY MININ MARTIN

DOUTORADO

UNIFESSPA

ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO

DOUTORADO

UNIFESSPA

BERNARD ARTHUR SILVA DA SILVA

MESTRADO

UNIFESSPA

BRUNO DA SILVA

DOUTORADO

UNIFESSPA

DANIEL BRASIL JUSTI

DOUTORADO

UNIFESSPA

EDUARDO DE MELO SALGUEIRO

DOUTORADO

UNIFESSPA

EUDES ANDRE LEOPOLDO DE SOUZA

DOUTORADO

UNIFESSPA

RAFAEL BENEVIDES DE SOUSA

DOUTORADO

UNIFESSPA

RAPHAELA DE TOLEDO DESIDERIO

DOUTORADO

UNIFESSPA

ANDRÉ FURTADO

DOUTORADO

UFF

 

 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 12/08/2019 à 12/02/2021 Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker