Presentation

O curso de Licenciatura em História em Xinguara foi criado no ano de 2014 para atender a Região Sul do Pará, possui como missão a perspectiva de melhorar os índices educacionais na Região, especialmente no que diz respeito à formação docente na área de História, compreendendo a relação universidade e formação de professores de história, tem como pressuposto a articulação com a educação básica e com a sociodiversidade regional, deverá orientar-se pelos princípios: (i) da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão; (ii) da diversidade epistemológica do mundo; (iii) da pluralidade de tempos-espaços-relações formativas, e assim corroborando com a missão da Unifesspa que é de “produzir, sistematizar e difundir conhecimentos filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico, ampliando a formação e as competências do ser humano na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e no avanço da qualidade da vida”. (PDI, 2014-2016).

Almeja-se contribuir com o fortalecimento dos princípios institucionais: A universalização do conhecimento; O respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológica; O pluralismo de ideias e de pensamento; O ensino público e gratuito; A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos; A excelência acadêmica e a defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente, por meio da realização de ações que possibilitem a formação do docente de História. 5 O curso é desenvolvido na modalidade presencial, regime seriado, excepcionalmente modular, com duração mínima de quatro anos (oito semestres).

A implantação do Curso foi fruto da expansão da educação superior federal no interior do Brasil, sendo o primeiro curso do Instituto de Estudos do Trópico Úmido - IETU, localizado em Xinguara, Sul do Pará. Atualmente funciona com três turmas, sendo a forma de ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, registrando um total de 81 (2016) estudantes ativos no Curso, conforme registro do sistema SIGAA/Unifesspa.

Program Coordination: ANDRE CARLOS FURTADO

Phone:

E-mail: fch@unifesspa.edu.br

Professional Title: No available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Ciências Humanas Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 17/02/2024 - 07/03/2024 · Enrollment for the semester 2024.2.
  • 04/03/2024 · Start of semester 2024.2.
  • 17/02/2024 - 07/03/2024 · Enrollment for the semester 2024.2.
News See below the news available for our course
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker