UNIFESSPA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Marabá, 23 de Abril de 2024

ronaldo barros ripardo

ICE - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor Adjunto II, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICE), atuando como professor da Faculdade de Matemática (FAMAT). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Na graduação, tem ministrado disciplinas da área de educação matemática, além das práticas pedagógicas, estágio supervisionado e leitura e produção textual. Pesquisa nas áreas de processos cognitivos e linguísticos em educação matemática e linguística textual. Tem experiência com projetos de extensão como organização de eventos (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Jornada de Estudos em Matemática).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduado em Letras (UFPA) e em Matemática (Uepa). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Doutor em Educação (USP). Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado D do magistério superior da Universidade Federal o Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICE), atuando como professor junto à Faculdade de Matemática (Famat) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e como Assessor da Vice-Reitoria. Foi coordenador do PPGECM no período de 2018-2021. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas "Prolem - Processos Linguísticos em Educação Matemática". Coordena a Rede de Educação Científica e Matemática (Recima). É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É Pesquisador Colaborador junto ao Departamento de Práticas Culturais (Deprac) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Processos linguísticos em educação matemática.
Linguística textual
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2788366026913324

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Gabinete 107/1, 1º Piso, Bloco Central, Unidade III. Avenida dos Ipês, s/n, Cidade Universitária. Bairro: Cidade Jardim. Cidade: Marabá/Pará/Brasil. CEP: 68.500-000.
Sala
107 / 1
Telefone/Ramal
21015929
Endereço eletrônico
RIPARDO22@YAHOO.COM.BR

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_4d8008c7