2024, Antonio Carlos Morais Pereira, Walber Christiano Lima da Costa, Thiago Beirigo Lopes , Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor, ISSN: 25960172
2024, Walber Christiano Lima da Costa, Idemar Vizolli , ESTADO DA ARTE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, ISSN: 23186674
2024, BEATRIZ BATISTA DE SOUZA, Walber Christiano Lima da Costa , O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES, ISSN: 29658950
2024, Maysa dos Santos Neres, Walber Christiano Lima da Costa , UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS, ISSN: 23186674
2024, Juraci Pereira dos Santos, Idemar Vizolli, Walber Christiano Lima da Costa , EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: O DESVELAR DAS PESQUISAS, ISSN: 2447701X
2023, Édila da Silva de Moraes, Walber Christiano Lima da Costa , ETNOMATEMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA, ISSN: 29659698
2023, RITIANNE DE FATIMMA SILVA DE OLIVEIRA, Walber Christiano Lima da Costa , Bingo de Fração em Libras: desvelando um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos, ISSN: 25262149
2021, Clarissa Raimundo de Ataíde, Walber Christiano Lima da Costa , Formação de Professores: O estado do conhecimento no ensino de fração para estudantes surdos, ISSN: 26755246
2020, Walber Christiano Lima da Costa, Silva, Kelvia Nunes da , Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 26755246
2020, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O Modelo Referencial da Linguagem na aprendizagem matemática de alunos surdos The Language Referential Model in the mathematical learning of deaf students, ISSN: 19833156
2019, Walber Christiano Lima da Costa, FÁBIO ALEXANDRE BORGES, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns, ISSN: 2357724X
2019, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras, ISSN: 2317904X
2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira. , Contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein para a educação matemática de alunos surdos., ISSN: 2238-5800
2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O CÁLCULO DE CABEÇA E O SURDO: IMAGINANDO EM SINAIS, ISSN: 2526-2149
2016, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa , DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ISSN: 2526-2149
2016, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS, ISSN: 2526-2149
2015, Walber Christiano Lima da Costa, Ivanete Maria Barroso Moreira, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Ensino de matemática X alunos surdos: uma equação sem resultados?, ISSN: 2357724X
2014, Walber Christiano Lima da Costa, Claudine Natália Araújo da Silva, Deusanira Raiol Pinheiro, Jaciane dos Santos Leite, Luciana Helena Cunha Dos Santos, Maria Claudete Texeira Barreto , A Abordagem da Matemática no Ensino Fundamental, ISSN: 23174757
2014, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Desafios da comunicação no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 2357724X
2013, Walber Christiano Lima da Costa, Elielson Ribeiro de Sales, Ronald Cristovão de Souza Mascarenhas , O Ensino e Aprendizagem de Matemática para Surdos no Ensino Regular: o que dizem professores e alunos?, ISSN: 23177233
Capítulos de Livros (20)
2024, ON THE TRANSMISSION OF KNOWLEDGE IN TEACHING MATHEMATICS: TEACHING THE CLASSICS OR ENJOYING YOURSELF WITH SCHOLANOVISM, E-book International Research and Knowledge, Robson André Barata de Medeiros, Janeisi de Lima Meira, Paulo Vilhena da Silva, Walber Christiano Lima da Costa
2023, Aprendizagem da adição e da subtração por estudantes surdos usuários da Libras, Surdez, Inclusão e Matemática, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
2020, Reflexões sobre o uso do cotidiano dos alunos no ensino de Matemática, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
2020, A INCLUSÃO DA ACESSIBILIDADE TELEVISIVA PARA SURDOS, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicações e tecnologias, Raquel Leite Aquino, Walber Christiano Lima da Costa
2020, Educação matemática de surdos no Sul e Sudeste do Pará: um ensaio teórico, Ensino de matemática: metodologias, tecnologia e relatos, Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa
2020, Ensino de Geometria e alunos surdos inclusos nas escolas regulares: Um estudo teórico, Série Educar - Volume 47 Metodologias, Walber Christiano Lima da Costa, Clarissa Raimundo de Ataíde
2020, REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SRM QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Walber Christiano Lima da Costa, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Carmen Sheila Pereira Gomes, RITIANNE DE FATIMMA SILVA DE OLIVEIRA
2020, A DISCIPLINA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ? UNIFESSPA, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente, Jussara Lima Santos, Walber Christiano Lima da Costa
2020, A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SUAS DIVERSIDADES, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
2020, A Disciplina Libras na formação em Pedagogia na Unifesspa: alguns apontamentos iniciais, Desafios para a Educação e para a Formação de Professores no Brasil, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA, Walber Christiano Lima da Costa
2020, Reflexões e debates sobre o ensino a partir de projetos educacionais, Educação Básica e Atuação Docente: experiências e possibilidades, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
2020, OS SIGNIFICATIVOS APORTES FAMILIARES PARA O PROCESSO EDUCATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Carmen Sheila Pereira Gomes, Sandra Maria de Almeida Silva, Walber Christiano Lima da Costa
2020, O ensino de Matemática para pessoas surdas: uma experiência em um Centro Especializado, Educação no Brasil perspectivas, horizontes e possibilidades (vol. 2), Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
2020, Reflexões sobre a função social da escola visando à gestão democrática, Série Educar- Volume 20 Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões, Neres, Maysa dos Santos, Vale, Milena Braga, Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
2020, A importância da práxis pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem, Série Educar- Volume 18 Formação e Prática Docente, Gomes, Carmen Sheila Pereira, Santos, Francisco Aldene Rodrigues dos, Gonçalves, Jamilly Brenda do Nascimento, Silva, Sandra Maria de Almeida, Walber Christiano Lima da Costa
2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa.
2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
2019, Filosofia da linguagem de Wittgenstein e a educação matemática de alunos surdos: algumas reflexões, Ensino de matemática em foco: pesquisas, relatos e propostas, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
Participações em Bancas de Cursos (5)
2020, Monografia de Graduação As ações desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente virtual do óculos de RV. e sua atuação em sala de aula numa escola X em Marabá-PA, Walber Christiano Lima da Costa, Silvana de Sousa Lourinho, Ana Clédina Rodrigues Gomes
2018, Monografia de Graduação LABORATORIO DE RECURSOS DIDATICOS COMO INTERVENCOES PARA O ENSINO DE MATEMATICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO
2018, Monografia de Graduação ATIVIDADES NO SOFTWARE MAXIMA NO ENSINO DE EQUACOES ALGEBRICAS, ALEXANDRA SOUSA DE CARVALHO SANTOS
2018, Monografia de Graduação Atividades no software Geogebra no ensino de Numeros Complexos, PAULO GERMANO BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
2018, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE MATEMATICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA
Trabalho de Fim de Curso(42)
O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE EDUCAÇÃO EM PACAJÁ-PA, MARINALDA DE JESUS FURTADO ,
05/2023
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, LAIARA LIMA DE CARVALHO ,
06/2023
TEMAS GERADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 5º ANO, MARIA DAS DORES FERREIRA COSTA ,
06/2019
LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INTERVENÇÕES PARA O
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO ,
08/2018
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA ,
08/2018
PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MARABÁ-PA, THANAKA ALVES PEREIRA ,
06/2023
ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ/PA: O QUE PENSAM OS FAMILIARES?, ELANNE KARLA DA SILVA MOTA ,
05/2019
A inclusão de alunos com TDAH na educação básica: um estudo na rede municipal de Marabá-PA., VANDRILENE MATTOS DA ROSA GONÇALVES ,
11/2019
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA, RAQUEL PADYLHA BASTOS ,
12/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CENÁRIO INCLUSIVO: UM ESTUDO ENVOLVENDO O ENSINO DE FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE ,
03/2021
A DISCIPLINA LIBRAS E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA UNIFESSPA, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA ,
12/2021
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS: O PAPEL DA FAMÍLIA E ESCOLA NESTA PRÁTICA, JULIANA HELLEN DE SOUSA GONÇALVES ,
12/2021
A formação de leitores surdos e o contexto amazônico: o estado da arte da pesquisa na/da literatura surda, SIMONE OLIVEIRA VIEIRA PERES ,
07/2022
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO ,
07/2022
BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, RITIANNE DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA ,
07/2022
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA JOAQUIM BARBOSA, MARQUIVIA PINTO DE SOUZA ,
12/2022
O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE BREU BRANCO-PA, RENY FARLEN SOUSA SILVA ,
12/2022
A INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, WALDILENA DA CUNHA ALVES MORGADO ,
12/2022
ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ANTÔNIO RIBEIRO, MUNICÍPIO DE BREU BRANCO-PA, IANE SILVA DE SOUSA ,
12/2022
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO ENVOLVENDO A BAIXA VISÃO, JOSIANE DE JESUS PINHEIRO CRISTO ,
12/2022
O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO, ISLANE MENEZES CORREA ,
12/2022
OS DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EJA NO MUNICÍPIO DE PACAJÁ - PA., EDINALVA ROCHA DE FREITAS SILVA ,
03/2023
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: concepções teóricas e desafios docentes em Breu Branco-PA., MIRIAN PEREIRA DOS SANTOS ,
03/2023
O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM., MARIA MADALENA DA CONCEIÇÃO ,
03/2023
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EVANILDE DE FARIAS VIEIRA ,
03/2023
A PRÁTICA DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE ,
12/2022
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A ETNOMATEMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS,, ÉDILA DA SILVA DE MORAES ,
12/2022
A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MICHELLE ALENCAR FERREIRA GONÇALVES ,
12/2022
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO DA LITERATURA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA ÁREA INCLUSIVA, PRISCILA MOTA REIS ,
12/2022
O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE ARTE DIGITAL, CLAUDIA DE SOUZA DO NASCIMENTO ,
12/2022
ENSINO RELIGIOSO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, DENIVALDO VALENTIN DA SILVA ,
07/2023
EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: a atuação do profissional pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social, GILSON DA CONCEIÇÃO PEREIRA ,
05/2023
DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE PACAJÁ-PA, LAUDECI PEREIRA SOARES ,
05/2023
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19, VALDIR SILVA VASCONCELOS ,
08/2023
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, IDELBRANDINA MACIEL DA SILVA NETA ,
08/2023
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, THALITA VIRGINIA SANTIS RODRIGUES ,
08/2023
CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, KELVIA NUNES DA SILVA ,
09/2023
AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA NOVA VIDA II, JOSIANE DA LUZ SILVA ,
09/2023
Formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos em uma escola de Marabá-PA., NÍVYA MARIAH PEDROSA DE OLIVEIRA ,
12/2023
O AUTISMO E A INCLUSÃO: ELEMENTOS SOCIOEDUCATIVOS SOBRE ESTUDANTES ADOLESCENTES AUTISTAS, SAMUEL RAPOSO SANTOS ,
12/2023
LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ-PA., GEANE COSTA DE PAULA CRUZ ,
01/2024
AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NA ZONA RURAL., ELDEIR PEREIRA BARBOSA ,
09/2024
Orientações de Pós-Graduação (5)
Mestrado, DOUGLAS PEREIRA DA SILVA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, NELSON DE JESUS BARROS SILVA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, FRANCISCO DE ASSIS CARNEIRO DE SOUZA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, DOUGLAS PEREIRA DA SILVA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, NELSON DE JESUS BARROS SILVA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento