walber christiano lima da costa

ICH - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS

Produção Intelectual

Artigos (16)

  • 2024, BEATRIZ BATISTA DE SOUZA, Walber Christiano Lima da Costa , O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES, ISSN: 29658950
  • 2021, Clarissa Raimundo de Ataíde, Walber Christiano Lima da Costa , Formação de Professores: O estado do conhecimento no ensino de fração para estudantes surdos, ISSN: 26755246
  • 2020, Walber Christiano Lima da Costa, Silva, Kelvia Nunes da , Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 26755246
  • 2020, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O Modelo Referencial da Linguagem na aprendizagem matemática de alunos surdos
    The Language Referential Model in the mathematical learning of deaf students
    , ISSN: 19833156
  • 2019, Walber Christiano Lima da Costa, FÁBIO ALEXANDRE BORGES, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns, ISSN: 2357724X
  • 2019, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras, ISSN: 2317904X
  • 2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
  • 2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
  • 2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira. , Contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein para a educação matemática de alunos surdos., ISSN: 2238-5800
  • 2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O CÁLCULO DE CABEÇA E O SURDO: IMAGINANDO EM SINAIS, ISSN: 2526-2149
  • 2016, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa , DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ISSN: 2526-2149
  • 2016, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS, ISSN: 2526-2149
  • 2015, Walber Christiano Lima da Costa, Ivanete Maria Barroso Moreira, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Ensino de matemática X alunos surdos: uma equação sem resultados?, ISSN: 2357724X
  • 2014, Walber Christiano Lima da Costa, Claudine Natália Araújo da Silva, Deusanira Raiol Pinheiro, Jaciane dos Santos Leite, Luciana Helena Cunha Dos Santos, Maria Claudete Texeira Barreto , A Abordagem da Matemática no Ensino Fundamental, ISSN: 23174757
  • 2014, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Desafios da comunicação no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 2357724X
  • 2013, Walber Christiano Lima da Costa, Elielson Ribeiro de Sales, Ronald Cristovão de Souza Mascarenhas , O Ensino e Aprendizagem de Matemática para Surdos no Ensino Regular: o que dizem professores e alunos?, ISSN: 23177233

Capítulos de Livros (18)

  • 2020, REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SRM QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Walber Christiano Lima da Costa, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Carmen Sheila Pereira Gomes, RITIANNE DE FATIMMA SILVA DE OLIVEIRA
  • 2020, Reflexões sobre o uso do cotidiano dos alunos no ensino de Matemática, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A INCLUSÃO DA ACESSIBILIDADE TELEVISIVA PARA SURDOS, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicações e tecnologias, Raquel Leite Aquino, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A DISCIPLINA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ? UNIFESSPA, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente, Jussara Lima Santos, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Educação matemática de surdos no Sul e Sudeste do Pará: um ensaio teórico, Ensino de matemática: metodologias, tecnologia e relatos, Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Ensino de Geometria e alunos surdos inclusos nas escolas regulares: Um estudo teórico, Série Educar - Volume 47 Metodologias, Walber Christiano Lima da Costa, Clarissa Raimundo de Ataíde
  • 2020, A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SUAS DIVERSIDADES, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A Disciplina Libras na formação em Pedagogia na Unifesspa: alguns apontamentos iniciais, Desafios para a Educação e para a Formação de Professores no Brasil, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, OS SIGNIFICATIVOS APORTES FAMILIARES PARA O PROCESSO EDUCATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Carmen Sheila Pereira Gomes, Sandra Maria de Almeida Silva, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Reflexões e debates sobre o ensino a partir de projetos educacionais, Educação Básica e Atuação Docente: experiências e possibilidades, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, O ensino de Matemática para pessoas surdas: uma experiência em um Centro Especializado, Educação no Brasil perspectivas, horizontes e possibilidades (vol. 2), Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Reflexões sobre a função social da escola visando à gestão democrática, Série Educar- Volume 20 Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões, Neres, Maysa dos Santos, Vale, Milena Braga, Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A importância da práxis pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem, Série Educar- Volume 18 Formação e Prática Docente, Gomes, Carmen Sheila Pereira, Santos, Francisco Aldene Rodrigues dos, Gonçalves, Jamilly Brenda do Nascimento, Silva, Sandra Maria de Almeida, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa.
  • 2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Filosofia da linguagem de Wittgenstein e a educação matemática de alunos surdos: algumas reflexões, Ensino de matemática em foco: pesquisas, relatos e propostas, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
  • 2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa

Participações em Bancas de Cursos (5)

  • 2020, Monografia de Graduação As ações desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente virtual do óculos de RV. e sua atuação em sala de aula numa escola X em Marabá-PA, Walber Christiano Lima da Costa, Silvana de Sousa Lourinho, Ana Clédina Rodrigues Gomes
  • 2018, Monografia de Graduação LABORATORIO DE RECURSOS DIDATICOS COMO INTERVENCOES PARA O ENSINO DE MATEMATICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO
  • 2018, Monografia de Graduação ATIVIDADES NO SOFTWARE MAXIMA NO ENSINO DE EQUACOES ALGEBRICAS, ALEXANDRA SOUSA DE CARVALHO SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação Atividades no software Geogebra no ensino de Numeros Complexos, PAULO GERMANO BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
  • 2018, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE MATEMATICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA

Trabalho de Fim de Curso(41)

  • O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE EDUCAÇÃO EM PACAJÁ-PA, MARINALDA DE JESUS FURTADO , 05/2023
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, LAIARA LIMA DE CARVALHO , 06/2023
  • TEMAS GERADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 5º ANO, MARIA DAS DORES FERREIRA COSTA , 06/2019
  • LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO , 08/2018
  • ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA , 08/2018
  • PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MARABÁ-PA, THANAKA ALVES PEREIRA , 06/2023
  • ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ/PA: O QUE PENSAM OS FAMILIARES?, ELANNE KARLA DA SILVA MOTA , 05/2019
  • A inclusão de alunos com TDAH na educação básica: um estudo na rede municipal de Marabá-PA., VANDRILENE MATTOS DA ROSA GONÇALVES , 11/2019
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA, RAQUEL PADYLHA BASTOS , 12/2019
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CENÁRIO INCLUSIVO: UM ESTUDO ENVOLVENDO O ENSINO DE FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE , 03/2021
  • A DISCIPLINA LIBRAS E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA UNIFESSPA, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA , 12/2021
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS: O PAPEL DA FAMÍLIA E ESCOLA NESTA PRÁTICA, JULIANA HELLEN DE SOUSA GONÇALVES , 12/2021
  • A formação de leitores surdos e o contexto amazônico: o estado da arte da pesquisa na/da literatura surda, SIMONE OLIVEIRA VIEIRA PERES , 07/2022
  • “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA”, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO , 07/2022
  • BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, RITIANNE DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA , 07/2022
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA JOAQUIM BARBOSA, MARQUIVIA PINTO DE SOUZA , 12/2022
  • O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE BREU BRANCO-PA, RENY FARLEN SOUSA SILVA , 12/2022
  • A INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, WALDILENA DA CUNHA ALVES MORGADO , 12/2022
  • ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ANTÔNIO RIBEIRO, MUNICÍPIO DE BREU BRANCO-PA, IANE SILVA DE SOUSA , 12/2022
  • LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO ENVOLVENDO A BAIXA VISÃO, JOSIANE DE JESUS PINHEIRO CRISTO , 12/2022
  • O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO, ISLANE MENEZES CORREA , 12/2022
  • OS DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EJA NO MUNICÍPIO DE PACAJÁ - PA., EDINALVA ROCHA DE FREITAS SILVA , 03/2023
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: concepções teóricas e desafios docentes em Breu Branco-PA., MIRIAN PEREIRA DOS SANTOS , 03/2023
  • O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM., MARIA MADALENA DA CONCEIÇÃO , 03/2023
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EVANILDE DE FARIAS VIEIRA , 03/2023
  • A PRÁTICA DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE , 12/2022
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A ETNOMATEMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS,, ÉDILA DA SILVA DE MORAES , 12/2022
  • A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MICHELLE ALENCAR FERREIRA GONÇALVES , 12/2022
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO DA LITERATURA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA ÁREA INCLUSIVA, PRISCILA MOTA REIS , 12/2022
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE ARTE DIGITAL, CLAUDIA DE SOUZA DO NASCIMENTO , 12/2022
  • ENSINO RELIGIOSO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, DENIVALDO VALENTIN DA SILVA , 07/2023
  • EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: a atuação do profissional pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social, GILSON DA CONCEIÇÃO PEREIRA , 05/2023
  • DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE PACAJÁ-PA, LAUDECI PEREIRA SOARES , 05/2023
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19, VALDIR SILVA VASCONCELOS , 08/2023
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, IDELBRANDINA MACIEL DA SILVA NETA , 08/2023
  • LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, THALITA VIRGINIA SANTIS RODRIGUES , 08/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, KELVIA NUNES DA SILVA , 09/2023
  • AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA NOVA VIDA II, JOSIANE DA LUZ SILVA , 09/2023
  • Formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos em uma escola de Marabá-PA., NÍVYA MARIAH PEDROSA DE OLIVEIRA , 12/2023
  • O AUTISMO E A INCLUSÃO: ELEMENTOS SOCIOEDUCATIVOS SOBRE ESTUDANTES ADOLESCENTES AUTISTAS, SAMUEL RAPOSO SANTOS , 12/2023
  • LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ-PA., GEANE COSTA DE PAULA CRUZ , 01/2024

Orientações de Pós-Graduação (2)

  • Mestrado, DOUGLAS PEREIRA DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NELSON DE JESUS BARROS SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_4d8008c7