UNIFESSPA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Marabá, 12 de Fevereiro de 2025

walber christiano lima da costa

ICH - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS

Produção Intelectual

Artigos (22)

  • 2024, Antonio Carlos Morais Pereira, Walber Christiano Lima da Costa, Thiago Beirigo Lopes , Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor, ISSN: 25960172
  • 2024, Walber Christiano Lima da Costa, Idemar Vizolli , ESTADO DA ARTE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, ISSN: 23186674
  • 2024, BEATRIZ BATISTA DE SOUZA, Walber Christiano Lima da Costa , O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES, ISSN: 29658950
  • 2024, Maysa dos Santos Neres, Walber Christiano Lima da Costa , UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS, ISSN: 23186674
  • 2024, Juraci Pereira dos Santos, Idemar Vizolli, Walber Christiano Lima da Costa , EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: O DESVELAR DAS PESQUISAS, ISSN: 2447701X
  • 2023, Édila da Silva de Moraes, Walber Christiano Lima da Costa , ETNOMATEMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA, ISSN: 29659698
  • 2023, RITIANNE DE FATIMMA SILVA DE OLIVEIRA, Walber Christiano Lima da Costa , Bingo de Fração em Libras: desvelando um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos, ISSN: 25262149
  • 2021, Clarissa Raimundo de Ataíde, Walber Christiano Lima da Costa , Formação de Professores: O estado do conhecimento no ensino de fração para estudantes surdos, ISSN: 26755246
  • 2020, Walber Christiano Lima da Costa, Silva, Kelvia Nunes da , Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 26755246
  • 2020, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O Modelo Referencial da Linguagem na aprendizagem matemática de alunos surdos
    The Language Referential Model in the mathematical learning of deaf students
    , ISSN: 19833156
  • 2019, Walber Christiano Lima da Costa, FÁBIO ALEXANDRE BORGES, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns, ISSN: 2357724X
  • 2019, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras, ISSN: 2317904X
  • 2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
  • 2019, Ivanete Maria Barroso Moreira, Walber Christiano Lima da Costa , Jogos de linguagem na Educação Matemática Inclusiva: um olhar a partir das linguagens dos surdos, ISSN: 19803141
  • 2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira. , Contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein para a educação matemática de alunos surdos., ISSN: 2238-5800
  • 2017, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , O CÁLCULO DE CABEÇA E O SURDO: IMAGINANDO EM SINAIS, ISSN: 2526-2149
  • 2016, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa , DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ISSN: 2526-2149
  • 2016, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS, ISSN: 2526-2149
  • 2015, Walber Christiano Lima da Costa, Ivanete Maria Barroso Moreira, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Ensino de matemática X alunos surdos: uma equação sem resultados?, ISSN: 2357724X
  • 2014, Walber Christiano Lima da Costa, Claudine Natália Araújo da Silva, Deusanira Raiol Pinheiro, Jaciane dos Santos Leite, Luciana Helena Cunha Dos Santos, Maria Claudete Texeira Barreto , A Abordagem da Matemática no Ensino Fundamental, ISSN: 23174757
  • 2014, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira , Desafios da comunicação no ensino de matemática para alunos surdos, ISSN: 2357724X
  • 2013, Walber Christiano Lima da Costa, Elielson Ribeiro de Sales, Ronald Cristovão de Souza Mascarenhas , O Ensino e Aprendizagem de Matemática para Surdos no Ensino Regular: o que dizem professores e alunos?, ISSN: 23177233

Capítulos de Livros (20)

  • 2024, ON THE TRANSMISSION OF KNOWLEDGE IN TEACHING MATHEMATICS: TEACHING THE CLASSICS OR ENJOYING YOURSELF WITH SCHOLANOVISM, E-book International Research and Knowledge, Robson André Barata de Medeiros, Janeisi de Lima Meira, Paulo Vilhena da Silva, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2023, Aprendizagem da adição e da subtração por estudantes surdos usuários da Libras, Surdez, Inclusão e Matemática, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
  • 2020, Reflexões sobre o uso do cotidiano dos alunos no ensino de Matemática, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A INCLUSÃO DA ACESSIBILIDADE TELEVISIVA PARA SURDOS, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicações e tecnologias, Raquel Leite Aquino, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Educação matemática de surdos no Sul e Sudeste do Pará: um ensaio teórico, Ensino de matemática: metodologias, tecnologia e relatos, Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Ensino de Geometria e alunos surdos inclusos nas escolas regulares: Um estudo teórico, Série Educar - Volume 47 Metodologias, Walber Christiano Lima da Costa, Clarissa Raimundo de Ataíde
  • 2020, REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SRM QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, Avaliação: Processos e Políticas - Volume 02, Walber Christiano Lima da Costa, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Carmen Sheila Pereira Gomes, RITIANNE DE FATIMMA SILVA DE OLIVEIRA
  • 2020, A DISCIPLINA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ? UNIFESSPA, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente, Jussara Lima Santos, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SUAS DIVERSIDADES, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A Disciplina Libras na formação em Pedagogia na Unifesspa: alguns apontamentos iniciais, Desafios para a Educação e para a Formação de Professores no Brasil, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Reflexões e debates sobre o ensino a partir de projetos educacionais, Educação Básica e Atuação Docente: experiências e possibilidades, Deusanira Raiol Pinheiro, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, OS SIGNIFICATIVOS APORTES FAMILIARES PARA O PROCESSO EDUCATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, Políticas e Práticas em Educação (Série Estudos Reunidos), Carmen Sheila Pereira Gomes, Sandra Maria de Almeida Silva, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, O ensino de Matemática para pessoas surdas: uma experiência em um Centro Especializado, Educação no Brasil perspectivas, horizontes e possibilidades (vol. 2), Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, Reflexões sobre a função social da escola visando à gestão democrática, Série Educar- Volume 20 Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões, Neres, Maysa dos Santos, Vale, Milena Braga, Silva, Kelvia Nunes da, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2020, A importância da práxis pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem, Série Educar- Volume 18 Formação e Prática Docente, Gomes, Carmen Sheila Pereira, Santos, Francisco Aldene Rodrigues dos, Gonçalves, Jamilly Brenda do Nascimento, Silva, Sandra Maria de Almeida, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa.
  • 2019, Cultura Surda e Pedagogia Visual no Ensino-Aprendizagem, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Literatura Visual: Instrumento Metodológico para a Educação da Criança Surda, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Ohana Daniel Matias da Silva, Rennan Alberto dos Santos Barroso, Walber Christiano Lima da Costa
  • 2019, Filosofia da linguagem de Wittgenstein e a educação matemática de alunos surdos: algumas reflexões, Ensino de matemática em foco: pesquisas, relatos e propostas, Walber Christiano Lima da Costa, Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Participações em Bancas de Cursos (5)

  • 2020, Monografia de Graduação As ações desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente virtual do óculos de RV. e sua atuação em sala de aula numa escola X em Marabá-PA, Walber Christiano Lima da Costa, Silvana de Sousa Lourinho, Ana Clédina Rodrigues Gomes
  • 2018, Monografia de Graduação LABORATORIO DE RECURSOS DIDATICOS COMO INTERVENCOES PARA O ENSINO DE MATEMATICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO
  • 2018, Monografia de Graduação ATIVIDADES NO SOFTWARE MAXIMA NO ENSINO DE EQUACOES ALGEBRICAS, ALEXANDRA SOUSA DE CARVALHO SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação Atividades no software Geogebra no ensino de Numeros Complexos, PAULO GERMANO BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
  • 2018, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE MATEMATICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA

Trabalho de Fim de Curso(42)

  • O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE EDUCAÇÃO EM PACAJÁ-PA, MARINALDA DE JESUS FURTADO , 05/2023
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, LAIARA LIMA DE CARVALHO , 06/2023
  • TEMAS GERADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 5º ANO, MARIA DAS DORES FERREIRA COSTA , 06/2019
  • LABORATÓRIO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO , 08/2018
  • ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS, PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA , 08/2018
  • PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MARABÁ-PA, THANAKA ALVES PEREIRA , 06/2023
  • ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ/PA: O QUE PENSAM OS FAMILIARES?, ELANNE KARLA DA SILVA MOTA , 05/2019
  • A inclusão de alunos com TDAH na educação básica: um estudo na rede municipal de Marabá-PA., VANDRILENE MATTOS DA ROSA GONÇALVES , 11/2019
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA, RAQUEL PADYLHA BASTOS , 12/2019
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CENÁRIO INCLUSIVO: UM ESTUDO ENVOLVENDO O ENSINO DE FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE , 03/2021
  • A DISCIPLINA LIBRAS E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA UNIFESSPA, JULYANE DA SILVA OLIVEIRA , 12/2021
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS: O PAPEL DA FAMÍLIA E ESCOLA NESTA PRÁTICA, JULIANA HELLEN DE SOUSA GONÇALVES , 12/2021
  • A formação de leitores surdos e o contexto amazônico: o estado da arte da pesquisa na/da literatura surda, SIMONE OLIVEIRA VIEIRA PERES , 07/2022
  • “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM SANTANA DO ARAGUAIA-PA”, CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO , 07/2022
  • BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, RITIANNE DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA , 07/2022
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA JOAQUIM BARBOSA, MARQUIVIA PINTO DE SOUZA , 12/2022
  • O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE BREU BRANCO-PA, RENY FARLEN SOUSA SILVA , 12/2022
  • A INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, WALDILENA DA CUNHA ALVES MORGADO , 12/2022
  • ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ANTÔNIO RIBEIRO, MUNICÍPIO DE BREU BRANCO-PA, IANE SILVA DE SOUSA , 12/2022
  • LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO ENVOLVENDO A BAIXA VISÃO, JOSIANE DE JESUS PINHEIRO CRISTO , 12/2022
  • O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO, ISLANE MENEZES CORREA , 12/2022
  • OS DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EJA NO MUNICÍPIO DE PACAJÁ - PA., EDINALVA ROCHA DE FREITAS SILVA , 03/2023
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: concepções teóricas e desafios docentes em Breu Branco-PA., MIRIAN PEREIRA DOS SANTOS , 03/2023
  • O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM., MARIA MADALENA DA CONCEIÇÃO , 03/2023
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EVANILDE DE FARIAS VIEIRA , 03/2023
  • A PRÁTICA DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, CLARISSA RAIMUNDO DE ATAIDE , 12/2022
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A ETNOMATEMÁTICA E O LIVRO DIDÁTICO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS,, ÉDILA DA SILVA DE MORAES , 12/2022
  • A PEDAGOGIA VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MICHELLE ALENCAR FERREIRA GONÇALVES , 12/2022
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO DA LITERATURA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA ÁREA INCLUSIVA, PRISCILA MOTA REIS , 12/2022
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE ARTE DIGITAL, CLAUDIA DE SOUZA DO NASCIMENTO , 12/2022
  • ENSINO RELIGIOSO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, DENIVALDO VALENTIN DA SILVA , 07/2023
  • EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: a atuação do profissional pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social, GILSON DA CONCEIÇÃO PEREIRA , 05/2023
  • DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE PACAJÁ-PA, LAUDECI PEREIRA SOARES , 05/2023
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19, VALDIR SILVA VASCONCELOS , 08/2023
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, IDELBRANDINA MACIEL DA SILVA NETA , 08/2023
  • LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?, THALITA VIRGINIA SANTIS RODRIGUES , 08/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS, KELVIA NUNES DA SILVA , 09/2023
  • AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA NOVA VIDA II, JOSIANE DA LUZ SILVA , 09/2023
  • Formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos em uma escola de Marabá-PA., NÍVYA MARIAH PEDROSA DE OLIVEIRA , 12/2023
  • O AUTISMO E A INCLUSÃO: ELEMENTOS SOCIOEDUCATIVOS SOBRE ESTUDANTES ADOLESCENTES AUTISTAS, SAMUEL RAPOSO SANTOS , 12/2023
  • LEITURA, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ-PA., GEANE COSTA DE PAULA CRUZ , 01/2024
  • AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NA ZONA RURAL., ELDEIR PEREIRA BARBOSA , 09/2024

Orientações de Pós-Graduação (5)

  • Mestrado, DOUGLAS PEREIRA DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NELSON DE JESUS BARROS SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCISCO DE ASSIS CARNEIRO DE SOUZA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DOUGLAS PEREIRA DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NELSON DE JESUS BARROS SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2025 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_fdfe1829