Definição com a turma sobre a proposta da disciplina (10/03/2017 - 10/03/2017)

Conversa com a turma.

Discussão sobre as propostas de dissertações dos alunos da turma (17/03/2017 - 17/03/2017)

Conversa com a turma.

Apresentação do panorama geral das tendências em ensino de ciências (31/03/2017 - 07/04/2017)

Leitura de artigos sobre tendências em ensino de física.


Divisão das tendências para cada aluno (31/03/2017 - 31/03/2017)

Relação de tendências/aluno para desenvolvimento de Sequências Didáticas (SD).

 

Tendências

Discentes

1.       Experimentação no ensino de física

EVANDRO DE SOUSA CORREIA

2.       Ensino de física por meio de textos

MAYK WILLIAMS DA SILVA

3.       Ensino de física por temas

WILLAMY DE OLIVEIRA

4.       Ensino de física com enfoque CTS&A

LEONARDO DE SOUSA LEAL

5.       Argumentação e ensino de física

ERANILDO DA CONCEIÇÃO

6.       Interações em aulas de física

ADRIANO DO REGO PIRES

7.       Ensino de física em espaços não formais

GILDSON RIBEIRO DO CARMO

8.       Modelagem e ensino de física

JOSE GIDAUTO DOS SANTOS 

9.       História e ensino de física

 

10.    TIC no ensino de física

ROBERTO COSTA NUNES

11.    Pedagogia de projetos e ensino de física

 

12.    Metodologias ativas no ensino de física

ELAINE RIBEIRO MOREIRA

13.    Atividades investigativas no ensino de física

JOSE FABIO SOUSA SILVA

MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ

Temas e referências bibliográficas sobre TEF (31/03/2017 - 31/03/2017)

1.       Experimentação no ensino de física

·         Araújo, M. S. T.; Abib, M. L. V. dos S. (2003). Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176 - 194. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v25_176.pdf. Acesso em: 09 Ago., 2012.

·         Campos, B. S.; Fernandes, S. A.; Ragni, A. C. P. B.; Souza, N. F. (2012). Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/341402.pdf. Acesso em: 09 Ago. 2012.

 

2.       Ensino de física por meio de textos

·         LINGUAGENS NA FÍSICA E NO SEU ENSINO: COMPREENDENDO O IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA

·         ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS EM AULAS DE FÍSICA

·         ALMEIDA, M. J. P. M. e MOZENA, E. R. Leituras em Linguagem Comum no Ensino do Conhecimento de Física. In: EPEF, 6, p. 254-56, 1998.

·         ALMEIDA, M. J. P. M. e RICON, A. E. Divulgação científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n. 1, p. 7-13, 1993.

·         BENJAMIN, A.A. Análise do uso de um Texto Paradidático sobre Energia e Meio Ambinete. 2000. 184 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência, Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista.

·         GERALDI, J. W. Prática da leitura de textos na escola. Leitura: Teoria & Prática. 03, p. 25- 33, 1984.

·         SALÉM, S.; KAWAMURA, R. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia, 1996, pp. 588-598.

·         SILVA, H. C. Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança. Campinas, 1997. 164p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

·         SILVA, H. C. e ALMEIDA, M. J. P. M. Condições de produção da leitura em aulas de física no ensino médio: um estudo de caso. Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, pp. 131-62, 1998.

·         Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino.

·         DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO.

·         MOREIRA, M.A. Linguagem e aprendizagem significativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNOÇÃO, II, 2003, Belo Horizonte:UFMG. Anais. CD-ROM

 

3.       Ensino de física por temas

·         COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”. 1996. 216f. Tese (Doutorado em Educação – Área de Concentração: Metodologia do Ensino) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

·         CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89 – 100, 2003.

·         O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS NO ATUAL CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.

·         ANDRADE, Cristiane Melisse B.; SOUZA, Olgarina Tavares; BATISTA, Válber Soares. Castanha-do-Pará: um tema regional para o ensino de ciências. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Oriximiná-Pará, 2007.

·         BRITO, Licurgo Peixoto de. Ensino de física através de temas: uma experiência na formação de professores de ciências. VII CINNECIM. Belém Pará, 2004. ______. Notas de aula da Disciplina: Tópicos especiais em Física, Tecnologia e Sociedade. UFPA/PPGECM/NPADC, 2006.

·         ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA.

·         ABORDAGEM DE TEMAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE.

·         TEMAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ABORDAGEM CTS (https://static1.squarespace.com/static/5120537ce4b0cbd2cf2677c6/t/53a087c8e4b080549e5e0cd5/1403029448512/Proenfis-e-book.pdf).

 

4.       Ensino de físico com enfoque CTS&A

·         Educação científica, CTSA e ensino de física: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia

·         BERNARDO, J. R. R.; VIANNA, D. M.; SILVA, V. H. D. A construção de propostas de ensino em Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. In: SANTOS, W. L. P., AULER, D. (org.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 373 – 394.

·         CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89 – 100, 2003.

·         O ENSINO DE FÍSICA E O ENFOQUE CTSA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ.

·         BRITO, Licurgo Peixoto de. Ensino de física através de temas: uma experiência na formação de professores de ciências. VII CINNECIM. Belém Pará, 2004. ______. Notas de aula da Disciplina: Tópicos especiais em Física, Tecnologia e Sociedade. UFPA/PPGECM/NPADC, 2006.

·         GOMES, Izabel Valle Silva Ensino de Ciências através de Temas: a origem do universo em quadrinhos. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Breves-Pará, 2005a.

·         GOMES, Nilzilene Ferreira. Ensino de Física através de Temas Regionais. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Belém-Pará, 2005b. GONÇALVES, Martha Lidiane Mendes. Ensino de Ciências através de Temas: a Física presente na navegação e na construção naval em Abaetetuba. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. Abaetetuba -Pará, 2006.

·         SILVA, Graciete do S.N. da; ABREU, Márcia Alexandrina de. As olarias de Abaetetuba e o ensino de Física. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. AbaetetubaPará, 2006. SOUZA, Adilson Santos; VIEIRA, Audileno do Carmo. Ensino de Ciências através de Temas: a produção da cachaça em Abaetetuba. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. Abaetetuba -Pará, 2006.

 

5.       Argumentação e ensino de física

·         ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CONTEXTUAL: ENSINANDO A SÍNTESE NEWTONIANA

·         INDICADORES DE NEGOCIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

·         PROCEDIMENTOS DISCURSIVOS DIDÁTICOS DE UM FORMADOR EM SITUAÇÕES ARGUMENTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

·         A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA (http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a35.pdf)

·         DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO.

·         ASSIS, A. Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula, 2005. 286f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência, Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

·         MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações em ensino de ciências. n. 3, v. 7, p. 1-38, dez. 2002. Disponível em . Acesso em 01 jan. 2004.

 

6.       Interações em aulas de física

·         INTERAÇÕES SOCIOTÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO-EDUCACIONAL.

·         MONTEIRO, M. A. A. Interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais: um estudo do discurso do professor e as argumentações construídas pelos alunos. 2002. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência – Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2002.

·         MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações em ensino de ciências. n. 3, v. 7, p. 1-38, dez. 2002. Disponível em . Acesso em 01 jan. 2004.

·         AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: A PROMOÇÃO DA DISCUSSÃO PELO PROFESSOR E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS.

·         UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

·         INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA: UMA VISÃO A PARTIR DE UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DISCURSO.

·         INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE ENERGIA: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO.

 

7.       Ensino de física em espaços não formais

·         CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA.

·         MAURÍCIO, Luiz Alberto. Centro de Ciências: origens e desenvolvimento – uma relação sobre seu papel e possibilidade dentro do contexto educacional. 1992. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física/Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

·         SABBATINI, Marcelo. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura14.shtml. Acesso em: 28 jul. 2003.

·         SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação Científica na Perspectiva de Letramento como Prática Social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 12(36): 474-492, 2007.

·         O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS.

·         ALTOLFI, J-P; PETERFALVI, B; VÉRIN, A.; Como as crianças aprendem as ciências. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1998.

·         Ensino de física solar em um espaço não formal de educação.

 

8.       Modelagem e ensino de física

·         http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/modelagem.pdf

·         Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Fsica e os Novos Par^ametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio.

·         Modelagem no ensino/aprendizagem de Física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio.

·         O Significado da Modelagem utilizada no Ensino de Física conforme lido a partir de Referenciais da Educação Matemática.

·         MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS.

·         DAROIT. L.; HAETINGER. C.; DULLIUS. M. M. O ensino de fenômenos físicos através da modelagem matemática. Disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_35.pdf. Acesso em 10/08/2009.

·         FERNANDES, R. G. Modelos mentais em Mecânica Introdutória: uma simulação computacional. 2000. 158f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

·         LOZADA, C. O. Alternativas de modelagem matemática aplicada ao contexto do ensino de física: relevância do trabalho interdisciplinar entre matemática e física.

·         PINHEIRO, T. F. Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da matemática no conhecimento científico. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2001. p. 33-150.

·         O ENSINO DE FENÔMENOS FÍSICOS ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA

·         ARAUJO, I.S.; BRANDÃO, R.V.; VEIT, E.A. A modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física. Física na Escola, São Paulo, v.9, n.1, 2008, p. 10-14.

 

 

9.       História e ensino de física

·         ATITUDES EM RELAÇÃO À HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA AVALIAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

·         A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO UM SABER NECESSÁRIO PARA A TEORIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

·         A HISTÓRIA HIPOTÉTICA NA FÍSICA: DISTORÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE O EXPERIMENTO DE OERSTED

·         A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

·         HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UFRN

·         CASTRO, R. S. Dois exemplos do uso da História da Ciência no curso de Física de segundo grau: análise e reflexões. In: Em Aberto, Brasília, ano 11, n. 55, jul./set. 1992.

·         VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação), São Paulo, Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996.

·         Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino.

·         GUÇÃO, M. F. B. et al. Seleção de fontes históricas para o trabalho em sala de aula: uma análise do “Poema para Galileu” em duas perspectivas diferentes. In: CALDEIRA, A. M. A. (Org.). Ensino de ciências e matemática V: história e filosofia da ciência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 249-268.

 

10.   TIC no ensino de física

·         AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE FÍSICA DA UEFS.

·         ENSINO DE FÍSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A LITERACIA CIENTÍFICA.

·         T.I.C & profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.I.

·         ENSINO DE FÍSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

·         Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e ensino de ciências (http://books.scielo.org/id/htnbt/pdf/caldeira-9788579830419-14.pdf).

·         Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente.

·          

11.   Ensino de física por projetos

 

·         A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR A PRÁTICA DE PROJETOS

·         Textos de apoio ao professor de física (https://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n2_Espindola_Moreira.pdf).

·         HERNÁNDEZ, F. Três projetos de trabalho para a compreensão de cultura visual. In: Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. p. 175-249.

·         ______. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

 

·         ______.; VENTURA, M. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 61-83.

Discussão sobre os elementos fundantes da prática pedagógica e/ou do como ensinar (14/04/2017 - 14/04/2017)

Roda de conversa.

  

Transformando números baixos na calculadora

  
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Vídeo sobre experiência pedagógica divulgado pela revista Nova Escola.

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V5LnKl3rQS8.

Estudo do livro do Zabala (14/04/2017 - 14/04/2017)

Aluno

Capítulo

ADRIANO DO REGO PIRES

Cap. 3, cap. 4

ELAINE RIBEIRO MOREIRA

Cap. 3, cap. 5

ERANILDO DA CONCEIÇÃO SOBRAL

Cap. 3, cap. 8

EVANDRO DE SOUSA CORREIA

Cap. 3, cap. 7

GILDSON RIBEIRO DO CARMO

Cap. 3, cap. 6

JOSE FABIO SOUSA SILVA

Cap. 3, cap. 8

JOSE GIDAUTO DOS SANTOS LIMA JUNIOR

Cap. 3, cap. 1

LEONARDO DE SOUSA LEAL

Cap. 3, cap. 2

MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ

Cap. 3, cap. 2

MARIO DA MOTA MIRANDA JUNIOR

 

MAYK WILLIAMS DA SILVA OLIVEIRA

Cap. 3, cap. 4

ROBERTO COSTA NUNES

Cap. 3, cap. 7

WAGNER SOUSA SANTOS

 

WILLAMY DE OLIVEIRA CAVALCANTE

Cap. 3, cap. 6

Planejamento de sequência didática baseada em uma tendência em ensino de física (28/04/2017 - 05/05/2017)

Elaboração do plano da sequência didática.

   Sequência didática - Modelo   
Modelo de sequência didática baseado na Unidade IV.
  Modelo de plano de ensino   
Modelo de plano de ensino.
  PCN Ciências da Natureza   
Orientações para o ensino de física proposto pelos PCN da área. Deve ser utilizado para nortear a elaboração da SD.
      
Inicia em 30/06/2017 às 10h 0 e finaliza em 31/07/2017 às 23h 59
Desenvolvimento da sequência didática (12/05/2017 - 19/05/2017)

Execução em sala de aula da sequência didática.

Construção de relato de experiência (26/05/2017 - 16/06/2017)

Produção escrita do relato de experiência.

Seminário de socialização das experiências vivenciadas nas salas de aula com a aplicação das sequências didáticas (23/06/2017 - 30/06/2017)

Apresentação de seminário.

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