Temas e referências bibliográficas sobre TEF (31/03/2017 - 31/03/2017)
1. Experimentação no ensino de física
· Araújo, M. S. T.; Abib, M. L. V. dos S. (2003). Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176 - 194. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v25_176.pdf. Acesso em: 09 Ago., 2012.
· Campos, B. S.; Fernandes, S. A.; Ragni, A. C. P. B.; Souza, N. F. (2012). Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/341402.pdf. Acesso em: 09 Ago. 2012.
2. Ensino de física por meio de textos
· LINGUAGENS NA FÍSICA E NO SEU ENSINO: COMPREENDENDO O IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA
· ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS EM AULAS DE FÍSICA
· ALMEIDA, M. J. P. M. e MOZENA, E. R. Leituras em Linguagem Comum no Ensino do Conhecimento de Física. In: EPEF, 6, p. 254-56, 1998.
· ALMEIDA, M. J. P. M. e RICON, A. E. Divulgação científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n. 1, p. 7-13, 1993.
· BENJAMIN, A.A. Análise do uso de um Texto Paradidático sobre Energia e Meio Ambinete. 2000. 184 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência, Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista.
· GERALDI, J. W. Prática da leitura de textos na escola. Leitura: Teoria & Prática. 03, p. 25- 33, 1984.
· SALÉM, S.; KAWAMURA, R. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia, 1996, pp. 588-598.
· SILVA, H. C. Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança. Campinas, 1997. 164p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
· SILVA, H. C. e ALMEIDA, M. J. P. M. Condições de produção da leitura em aulas de física no ensino médio: um estudo de caso. Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência, Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, pp. 131-62, 1998.
· Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino.
· DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO.
· MOREIRA, M.A. Linguagem e aprendizagem significativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNOÇÃO, II, 2003, Belo Horizonte:UFMG. Anais. CD-ROM
3. Ensino de física por temas
· COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”. 1996. 216f. Tese (Doutorado em Educação – Área de Concentração: Metodologia do Ensino) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
· CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89 – 100, 2003.
· O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS NO ATUAL CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.
· ANDRADE, Cristiane Melisse B.; SOUZA, Olgarina Tavares; BATISTA, Válber Soares. Castanha-do-Pará: um tema regional para o ensino de ciências. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Oriximiná-Pará, 2007.
· BRITO, Licurgo Peixoto de. Ensino de física através de temas: uma experiência na formação de professores de ciências. VII CINNECIM. Belém Pará, 2004. ______. Notas de aula da Disciplina: Tópicos especiais em Física, Tecnologia e Sociedade. UFPA/PPGECM/NPADC, 2006.
· ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA.
· ABORDAGEM DE TEMAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE.
· TEMAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ABORDAGEM CTS (https://static1.squarespace.com/static/5120537ce4b0cbd2cf2677c6/t/53a087c8e4b080549e5e0cd5/1403029448512/Proenfis-e-book.pdf).
4. Ensino de físico com enfoque CTS&A
· Educação científica, CTSA e ensino de física: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
· BERNARDO, J. R. R.; VIANNA, D. M.; SILVA, V. H. D. A construção de propostas de ensino em Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. In: SANTOS, W. L. P., AULER, D. (org.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 373 – 394.
· CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89 – 100, 2003.
· O ENSINO DE FÍSICA E O ENFOQUE CTSA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ.
· BRITO, Licurgo Peixoto de. Ensino de física através de temas: uma experiência na formação de professores de ciências. VII CINNECIM. Belém Pará, 2004. ______. Notas de aula da Disciplina: Tópicos especiais em Física, Tecnologia e Sociedade. UFPA/PPGECM/NPADC, 2006.
· GOMES, Izabel Valle Silva Ensino de Ciências através de Temas: a origem do universo em quadrinhos. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Breves-Pará, 2005a.
· GOMES, Nilzilene Ferreira. Ensino de Física através de Temas Regionais. Universidade Federal do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Belém-Pará, 2005b. GONÇALVES, Martha Lidiane Mendes. Ensino de Ciências através de Temas: a Física presente na navegação e na construção naval em Abaetetuba. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. Abaetetuba -Pará, 2006.
· SILVA, Graciete do S.N. da; ABREU, Márcia Alexandrina de. As olarias de Abaetetuba e o ensino de Física. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. AbaetetubaPará, 2006. SOUZA, Adilson Santos; VIEIRA, Audileno do Carmo. Ensino de Ciências através de Temas: a produção da cachaça em Abaetetuba. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Pará. Abaetetuba -Pará, 2006.
5. Argumentação e ensino de física
· ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CONTEXTUAL: ENSINANDO A SÍNTESE NEWTONIANA
· INDICADORES DE NEGOCIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
· PROCEDIMENTOS DISCURSIVOS DIDÁTICOS DE UM FORMADOR EM SITUAÇÕES ARGUMENTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
· A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA (http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a35.pdf)
· DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO.
· ASSIS, A. Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula, 2005. 286f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência, Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.
· MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações em ensino de ciências. n. 3, v. 7, p. 1-38, dez. 2002. Disponível em . Acesso em 01 jan. 2004.
6. Interações em aulas de física
· INTERAÇÕES SOCIOTÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO-EDUCACIONAL.
· MONTEIRO, M. A. A. Interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais: um estudo do discurso do professor e as argumentações construídas pelos alunos. 2002. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência – Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2002.
· MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações em ensino de ciências. n. 3, v. 7, p. 1-38, dez. 2002. Disponível em . Acesso em 01 jan. 2004.
· AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: A PROMOÇÃO DA DISCUSSÃO PELO PROFESSOR E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS.
· UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
· INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA: UMA VISÃO A PARTIR DE UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DISCURSO.
· INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE ENERGIA: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO.
7. Ensino de física em espaços não formais
· CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA.
· MAURÍCIO, Luiz Alberto. Centro de Ciências: origens e desenvolvimento – uma relação sobre seu papel e possibilidade dentro do contexto educacional. 1992. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física/Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
· SABBATINI, Marcelo. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura14.shtml. Acesso em: 28 jul. 2003.
· SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação Científica na Perspectiva de Letramento como Prática Social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 12(36): 474-492, 2007.
· O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS.
· ALTOLFI, J-P; PETERFALVI, B; VÉRIN, A.; Como as crianças aprendem as ciências. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1998.
· Ensino de física solar em um espaço não formal de educação.
8. Modelagem e ensino de física
· http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/modelagem.pdf
· Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Fsica e os Novos Par^ametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio.
· Modelagem no ensino/aprendizagem de Física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio.
· O Significado da Modelagem utilizada no Ensino de Física conforme lido a partir de Referenciais da Educação Matemática.
· MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS.
· DAROIT. L.; HAETINGER. C.; DULLIUS. M. M. O ensino de fenômenos físicos através da modelagem matemática. Disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_35.pdf. Acesso em 10/08/2009.
· FERNANDES, R. G. Modelos mentais em Mecânica Introdutória: uma simulação computacional. 2000. 158f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
· LOZADA, C. O. Alternativas de modelagem matemática aplicada ao contexto do ensino de física: relevância do trabalho interdisciplinar entre matemática e física.
· PINHEIRO, T. F. Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da matemática no conhecimento científico. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2001. p. 33-150.
· O ENSINO DE FENÔMENOS FÍSICOS ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
· ARAUJO, I.S.; BRANDÃO, R.V.; VEIT, E.A. A modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física. Física na Escola, São Paulo, v.9, n.1, 2008, p. 10-14.
9. História e ensino de física
· ATITUDES EM RELAÇÃO À HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA AVALIAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
· A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO UM SABER NECESSÁRIO PARA A TEORIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
· A HISTÓRIA HIPOTÉTICA NA FÍSICA: DISTORÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE O EXPERIMENTO DE OERSTED
· A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
· HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UFRN
· CASTRO, R. S. Dois exemplos do uso da História da Ciência no curso de Física de segundo grau: análise e reflexões. In: Em Aberto, Brasília, ano 11, n. 55, jul./set. 1992.
· VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação), São Paulo, Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996.
· Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino.
· GUÇÃO, M. F. B. et al. Seleção de fontes históricas para o trabalho em sala de aula: uma análise do “Poema para Galileu” em duas perspectivas diferentes. In: CALDEIRA, A. M. A. (Org.). Ensino de ciências e matemática V: história e filosofia da ciência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 249-268.
10. TIC no ensino de física
· AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE FÍSICA DA UEFS.
· ENSINO DE FÍSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A LITERACIA CIENTÍFICA.
· T.I.C & profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.I.
· ENSINO DE FÍSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
· Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e ensino de ciências (http://books.scielo.org/id/htnbt/pdf/caldeira-9788579830419-14.pdf).
· Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente.
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11. Ensino de física por projetos
· A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR A PRÁTICA DE PROJETOS
· Textos de apoio ao professor de física (https://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n2_Espindola_Moreira.pdf).
· HERNÁNDEZ, F. Três projetos de trabalho para a compreensão de cultura visual. In: Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. p. 175-249.
· ______. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
· ______.; VENTURA, M. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 61-83.