Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFESSPA

2024
Descrição
  • PATRICIA FONSECA CORREA GONCALVES
  • PROSPECÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL E INOVADOR BASEADO NO PRODUCT SERVICE SYSTEM (PSS) COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A CIDADE DE MARABÁ

  • Orientador : ROGERIO RUAS MACHADO
  • Data: 18/04/2024
  • Mostrar Resumo
  • Este projeto realizou uma prospecção, com transferência de tecnologia, aplicando o modelo Product Service System (PSS) a uma empresa piloto no ramo de venda de produto infantis, focando no consumo sustentável. O PSS é uma inovação de modelo de negócios baseado em projetar e vender sistemas de produtos tangíveis e serviços intangíveis e, a partir desse sistema, busca-se atender às demandas dos clientes, tendo em vista a sustentabilidade. O objetivo deste trabalho é viabilizar essa transferência, por meio da criação de um conjunto de procedimentos e métodos de trabalho que permitam a implantação do modelo inovador aplicado no aluguel de itens infantis. Quanto à metodologia da pesquisa, foi realizada uma prospecção tecnológica com abordagem exploratória e descritiva com análise qualitativa em estudo de caso. Por meio da aplicação de um guia de entrevista, foram mapeadas e analisadas as opiniões de grávidas e pais com crianças pequenas sobre o negócio. Além disso, também foi conduzida entrevista com o proprietário da empresa piloto a fim de constatar as expectativas e a prospecção e implantação do empreendimento em conjunto com as vendas desses artigos. Com os resultados desta pesquisa, foi evidenciada a viabilidade, inovação e sustentabilidade da aplicação do Sistema Produto-Serviço no contexto da empresa piloto, que poderá oferecer aos seus clientes uma nova abordagem para adquirir serviços por meio do aluguel de itens. Ao término do estudo, será entregue um relatório técnico para orientar a implementação desse método no aluguel de artigos infantis.

  • DARLENE NUNES ARAUJO
  •  

    AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA FARINHA DE MANDIOCA DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO MARANHÃO

  • Orientador : ANDREA HENTZ DE MELLO
  • Data: 12/04/2024
  • Mostrar Resumo
  • Buscou-se neste estudo valorizar o saber/fazer e dar notoriedade na produção de farinha de mandioca no município de Santa Rita-MA, através de uma pesquisa de campo participativa realizada com os alguns produtores de farinha da região, gestores públicos e moradores da cidade, onde procurou-se elementos que justifique a fama que a cidade possui, sendo conhecida pela população da mesorregião norte maranhense, como a “Capital da Farinha do Maranhão”. Levantou-se aspectos comuns nas comunidades rurais visitadas, aguçando a discussão sobre a possibilidade do reconhecimento nacional através da certificação de Indicação Geográfica concedida pelo INPI. Tendo como objeto de pesquisa, narrativas dos moradores como foco principal de análise, considerando-se conceitos de memórias e histórias dos habitantes mais antigos do município. O Estado do Maranhão apresenta grande potencial para implantação de Indicação Geográfica, por possuir em algumas regiões, produtos diferenciados como a farinha de mandioca,  cuja cadeia produtiva é uma  das principais fontes de renda para grande parte da agricultura familiar, porém, o desconhecimento da comunidade sobre a possibilidade de valorização do produto através da Indicação Geográfica e os benefícios advindos dessa certificação, se apresenta como um dos entraves que dificultam o interesse e busca para esse reconhecimento. Nesse contexto, se faz necessário ação dos órgãos e agentes públicos no suporte adequado para o desenvolvimento e valorização da cadeia produtiva, por meio da organização das associações e na promoção das condições adequadas para a devida notoriedade do produto.

  • LINCOLIS GOMES DE OLIVEIRA
  • GUIA DE PROCESSOS PARA INTERNALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO DESENVOLVIDO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CORPORATIVO

  • Orientador : FRANCO JEFFERDS DOS SANTOS SILVA
  • Data: 28/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • A promoção da cultura inovadora é uma exigência inerente ao progresso e ao desenvolvimento da sociedade moderna. Nesse contexto, o tema de Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência Tecnológica assume uma posição de destaque, pois é através do uso dessas ferramentas que se obtém garantias legais, concedidas por meio de direitos exclusivos sobre uma invenção.  Sabe-se que a VALE é uma empresa referência na área de patentes e inovação, no entanto, sabemos que PI e Inovação não se aplicam apenas a técnicas e produtos tecnológicos, mas também a processos, serviços e diversas outras atividades. Em virtude disso existe a necessidade de gerar e socializar o conhecimento sobre o que é propriedade intelectual, Inovação e transferência de tecnologia. Realizou-se, por meio da presente pesquisa, a abordagem do tema Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, através da elaboração de um guia de cunho didático. Tal guia terá como finalidade disseminar o conhecimento acerca dos produtos, serviços e processos desenvolvidos pela empresa VALE na cadeia de mineração, objetivando que o conhecimento de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) chegue aos colaboradores da organização, possibilitando a sua efetiva internalização. O mencionado guia terá como missão expressar o valor da PDI para a organização, com o intuito de torná-la um fator essencial de inovação e crescimento. Desta forma, o guia tem como propósito desmistificar e despertar interesse pelas várias inovações possíveis, apresentando de maneira didática o potencial inovativo da empresa aos seus colaboradores. Os conteúdos abordados no guia serão transmitidos de forma didática e estarão relacionados aos processos e produtos da VALE vivenciados pelos colaboradores, visando destacar o potencial inovativo desses aspectos. 

  • JOSILENE DA SILVA TAVARES
  • Câmara de Resolução de Conflitos, por meio da Mediação e da Conciliação, como Política Pública na Unifesspa

  • Orientador : JOSE ELISANDRO DE ANDRADE
  • Data: 20/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • A proposta do presente trabalho surgiu a partir da identificação de constantes ocorrências de conflitos entre os servidores da Unifesspa, técnicos ou docentes e discentes. Inerentes ao convívio em sociedade, desde o surgimento da humanidade os conflitos existiram, e, quando não tratados de forma adequada, costumam ser evitados ou ignorados. Portanto, desenvolveu-se um estudo e uma análise acerca dos tipos de conflitos e as maneiras para melhor administrá-los. Tal estudo abordou a viabilidade de implantação da Câmara de resolução de conflitos, por meio da conciliação e da mediação, como política pública no âmbito da Unifesspa, como uma resposta pragmática à cultura do litígio vivenciada na atualidade e visando a redução dos mesmos. Serviram de embasamento legal a Resolução n.º 125, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015) e a Lei da mediação (Lei n.º 13.140/2015), esta considerada o marco legal da mediação. Essas regulamentações são inovações importantes na desjudicialização de processos referentes a conflitos interpessoais na administração pública. Tais instrumentos incumbiram ao Estado, a promoção da autocomposição e a responsabilidade pela implementação de câmaras de prevenção e resolução de conflitos, utilizando as técnicas da mediação e da conciliação, no seu âmbito. Esses procedimentos se caracterizam como um modelo recente de Tecnologia Social, que se baseia em métodos inovadores com o fim de atender às necessidades sociais por meio de participação colaborativa e promover a inclusão social, se caracterizando assim, como uma forte Política Pública Institucional. Assim, o estudo se baseou nessas normas, com foco na câmara de resolução de conflitos na Unifesspa, utilizando uma pesquisa bibliográfica abrangente, revisão sistemática da literatura e análise de experiências de outras universidades para avaliar a viabilidade de implementação na Unifesspa, de acordo com a legislação correspondente.

  • LORENNA CASTRO WANDERLEY
  • VALORAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA UNIFESSPA

  • Orientador : ELIAS FAGURY NETO
  • Data: 05/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • A valoração desempenha um papel fundamental na gestão dos ativos intangíveis de propriedade intelectual e a ausência ou a falta de maturidade pode impactar diretamente no processo de transferência de tecnologia, no qual o acompanhamento é realizado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica. O presente estudo tem como objetivo apresentar as vantagens e limitações das abordagens de valoração mais empregadas conforme a literatura que são: custo, mercado e renda. A metodologia empregada possui abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratório, com busca de informações na literatura, utilizando-se técnicas de pesquisa documental, bibliográfica e bibliométrica. Como resultado, este estudo propõe-se à elaboração de um relatório técnico conclusivo, direcionado ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que possa ser utilizado no apoio de tomada de decisões estratégicas, na melhoria dos serviços e processos relacionados à valoração.

2023
Descrição
  • SILMARA SOUZA DOS SANTOS
  • PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA BIBLIOMÉTRICA E PROPOSTAS SUSTENTAVEIS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DA UNIFESSPA.

  • Data: 20/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil é um dos maiores geradores de resíduos, sendo que metade destes é composta por íduos orgânicos. A gestão eficiente desse tipo de resíduo representa um desafio significativo que requer atenção imediata. Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma prospecção tecnológica bibliométrica das técnicas existentes de reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos, buscando identificar inovações e preencher lacunas existentes, além de selecionar soluções sustentáveis para o tratamento adequado dos resíduos gerados no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma metodologia fundamentada em pesquisa exploratória e descritiva, composta por duas etapas principais: a primeira consistiu em uma prospecção tecnológica bibliométrica nas bases de dados Scopus e Web of Science, abrangendo as técnicas de reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos existentes. Já a segunda envolveu a observação e quantificação dos resíduos orgânicos gerados no Restaurante Universitário durante o período de 01 a 30 de março de 2023. A prospecção bibliométrica demostrou uma visão das tendências, colaborações e desenvolvimentos emergentes relacionados ao reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos. A análise dos dados coletados resultou na proposição de soluções visando aprimorar a gestão dos resíduos orgânicos, tais como a implementação de compostagem e a utilização do biofertilizante em áreas verdes, a geração de biogás e energia limpa por meio da digestão anaeróbia, a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), além de parcerias estratégicas com empresas especializadas em tratamento de resíduos e a adoção de tecnologias da Indústria 4.0.Tais ações têm o propósito de aprimorar a sustentabilidade do Restaurante Universitário, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030,permitindo que a Universidade contribua significativamente para a gestão eficaz dos resíduos orgânicos, promovendo uma cultura de sustentabilidade não apenas dentro do campus, mas também na comunidade e na região circundante.

  • ARTUR SILVA DE SANTANA
  • OS PARQUES TECNOLÓGICOS PROMOVENDO A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: o caso o Estado do Pará

  • Orientador : ANDREA HENTZ DE MELLO
  • Data: 03/11/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os parques tecnológicos são importantes empreendimentos que promovem e impulsionam o desenvolvimento de atividades inovativas local e/ou regional. Além de estimular o desenvolvimento tecnológico, proporciona a interação entre universidades, empresas privadas e o ente público, através de parcerias e, dessa maneira, desepenhando um papel como instrumento de políticas públicas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os possíveis efeitos, a partir da implantação/operação de um parque tecnológico brasileiro, especificamente o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá – PCT Guamá. A metodologia consistiu em uma análise bibliográfica dos dados do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, análise do relatório final Parques Tecnológicos do Brasil Ano Base 2021, análise do relatório da Controladoria Geral da União (CGU) Ano Base 2019, análise do Relatório de Avaliação elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) referente a Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) Ano Base 2021,  além do levantamento quanto aos status dos PCT Tocantins, PCT Tapajós, Tecnolago Tucuruí e analise breve da legislação federal e estadual referente à política de inovação tecnológica e o Programa Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos - PNI. Como resultados, foi observado que há um número significativo de parques em funcionamento a nivel Brasil, em contrapartida, apenas dois estão em operação no Estado do Pará. Os dados documentais do MCTI mostram que os parques que mais registram patentes receberam recursos do Programa Nacional de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Diante desse cenário, fica evidente que os parques tecnológicos são centros promotores de desenvolvimento e inovação tecnológica, mas que especificamente no Estado do Pará, o Governo Federal precisa direcionar políticas e ações que visem a expansão, implantação e estruturação de novos PCTs como forma de fortalecer as politicas públicas sobretudo o desenvolvimento regional e de inovação tecnológica.

  • WASLEY PEIXOTO MARQUES
  • SOFTWARE DE SUPORTE NA ANÁLISE DE RISCOS JURÍDICOS EM CONTRATOS EMPRESARIAIS


  • Data: 27/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • As relações empresariais, principalmente por envolver aspectos econômicos, por segurança são concretizadas por instrumentos jurídicos responsáveis por formalizar o interesse das partes, caracterizada como relações bilaterais, uma vez que perpassam por negociações e arranjos específicos para cada situação. Sob esse contexto, especificamente no que concerne aos contratos entre pessoas jurídicas, que o objetivo do presente projeto é demonstrar a viabilidade de utilização de um Software para oferecer suporte aos analistas contratuais e advogados no que tange aos riscos jurídicos que determinados acordos podem gerar.  A proposta é oferecer uma ferramenta que torna mais objetiva a avaliação das cláusulas, amortizando os riscos jurídicos da negociação que estiver em curso, utilizando-se, para tanto, de uma matriz com critérios pré-estabelecidos, capaz de oferecer suporte ao técnico responsável pelo diagnóstico. Dessa maneira, tem-se um relevante e inovador instrumento de análise, passível de gerar um banco de dados cujas informações a serem extraídas permitam aperfeiçoar a redação dos instrumentos contratuais, além de mitigar a possibilidade de litígios, principalmente os judiciais. Isso significa trazer mais segurança jurídica ao ambiente empresarial, por consequência, minimiza a possibilidade de custos extraordinários diante de impasses decorrentes da relação que foi estabelecida, além de criar indicadores que podem conduzir ao aprimoramento de pontos fortes e identificação de oportunidades de melhorias nas searas mais frágeis. Assim sendo, trata-se de um software passível de gerar inteligência competitiva à atuação empresarial, principalmente para grandes instituições, com diversas relações contratuais, auxiliando na gestão desses fornecedores e inovando na capacidade de classificar os riscos das suas relações. Por último, destaca-se o fato de ser uma ferramenta inovadora para departamentos jurídicos ou de contratos, passível de ser replicado em diferentes ambientes corporativos, independente do segmento de mercado.

  • ENOQUE SILVA E SILVA
  • Direito Autoral Descomplicado: um estudo e uma proposta

  • Data: 03/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa analisar como se dão alguns aspectos legais e procedimentais para o registro e pedido de autorização de uso de obras musicais em razão de direitos autorais. Nas sociedades modernas à medida em que as tecnologias foram se aprimorando os direitos de autor ou direitos autorais também foram evoluindo a fim de garantir aos criadores proteção de suas obras. Desde meados do século XIX a partir da criação de tecnologias em que é possível produzir e difundir música, houve a consolidação da indústria fonográfica que tem se expandido até os dias atuais. No Brasil desde a constituição de 1891 já existiam alguns fundamentos que garantiam a autores alguns direitos, porém em razão do desenvolvimento de tecnologias eletrônicas e digitais durante o século XX a lei de direitos autorais fora implantada de maneira que consolidou em somente um estatuto vários regulamentos dispersos que até então existiam, a primeira lei brasileira de direitos autorais data de 1973 e a segunda de 1998 que é a lei que vigora até os dias atuais. A partir da década de 1970 com os avanços tecnológicos da eletrônica, da informática a produção musical se modificou bastante, algo que era restrito apenas ao ambiente de empresas especializadas passou a ser bem mais acessível, nesse cenário o acesso tanto a música, quanto as tecnologias digitais se expandiu largamente. Porém, por outro lado os debates, a difusão de conhecimento sobre direitos autorais ainda é bastante restrita a ambientes especializados. Nesse sentido o presente trabalho busca colaborar com esse debate à medida em que discute questões relacionadas à produção musical, tecnologias e direitos autorais, além de produzir uma cartilha em que organiza informações e a fim de que artistas, produtores e o público em geral possam encontrar de certa forma algum tipo de informação útil a fim de registrarem, protegerem ou obterem a autorização de obras musicais de terceiros dentro dos ditames legais da legislação nacional de direitos autorais.

  • FRANCISCO JUNIOR NASCIMENTO DA SILVA
  • PROSPECÇÃO TECNOLÓGIA DE GAMIFICAÇÃO: Inovação de aprendizagem em segurança do trabalho

  • Data: 09/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • Diante da expressiva presença de um público de trabalhadores cada vez mais conectados com a
    internet e tecnologias de entretenimento, a aplicação da prospecção tecnológica na busca de mapear
    tendências de gamificação do seguimento da segurança no trabalho vem se tornando uma excelente
    estratégia de mercado para potencializar a capacidade de avaliação de riscos. O presente trabalho
    objetivou prospectar tecnologias disponíveis no mercado e realizar análise bibliométrica sobre o
    tema. Um dos passos à ser realizado para alcançar o objetivo geral da pesquisa foi efetuar
    mapeamento patentário na plataforma de busca do INPI e Patentscope, por fim, realizar análise
    bibliométrica com foco na produtividade dos autores. Os resultados contidos nesta pesquisa
    demonstraram que o Patentescope possui o maior número de depósitos de patentes referentes à
    tecnologia voltada a segurança do trabalho, com 34 documentos processados, seguida pelo INPI com
    6 documentos respectivamente. O Estados Unidos, tem 22 patentes de gamificação que representa
    48% dos depósitos no mundo. As patentes encontradas nas bases de dados, apresentam fortes
    tendências para criação de jogos digitais com 93% dos tipos de jogos, preferencialmente utilizando
    tecnologia de realidade virtual (40%) e realidade aumentada (33%) para desenvolver e melhorar a
    percepção de risco dos trabalhadores. Na análise bibliométrica os autores com um só artigo
    contribuem com 56,6% dos trabalhos produzidos e autores entre dois à cinco artigos tem 43,4% de
    produtividade, ratificando a lei Lotka. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível
    confirmar uma demanda crescente pelo desenvolvimento da gamificação como inovação de
    aprendizagem em segurança do trabalho, e há também viabilidade e muito espaço sobretudo no
    Brasil para proteção dessas tecnologias

  • THIAGO TADEU DE AMORIM CARVALHO
  • PROPOSTA DE INOVAÇÃO LEGISLATIVA  DE DESBUROCRATIZAÇÃO PARA ANOTAÇÃO DE REGISTROS PÚBLICOS DE FILHOS BRASILEIROS DE REGUGIADOS.

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Por diversas razões advindas de problemas sociais, climáticos ou até mesmo geográricos, a humanindade se deparou de forma drástica desde o fim da Segunda Guerra Mundial com o fenômeno das migrações entre os países. Diante disso, as nações devem adaptar-se a esta nova realidade social, facilitando a inserção destas pessoas no seu território. O Brasil recebeu nos últimos anos, por razões políticas e econômicas nos países vizinhos, várias pessoas que aqui buscaram se estabelecer. Pessoas, em sua maioria bem pobres e em geral, mais vulneráveis. A legislação pátria teve que evoluir, revogando o Estatuto do Estrangeiro através da lei 12.337 de 2017, popularmente chamada de Lei de Migração. De cunho mais voltado para a promoção constitucional da dignidade da pessoa humana, esta lei tenta em diversos níveis a promoção da justiça social das pessoas aqui refugiadas; mas como verificado neste estudo, esta legislação precisa ir se adaptando quando novos entraves forem sendo criados. Este trabalho propõe então uma inovação legislativa no que diz respeito à desburocratização no momento do registro dos filhos de refugiados nascidos no Brasil, evitando que processos judiciais morosos travem a promoção de direitos sociais a estas pessoas.

  • WAGNER ALVES RIBEIRO
  • PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE SURFACTANTES USADOS EM PROCESSOS DE CONCENTRAÇÃO MINERAL

  • Data: 07/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • O processamento mineral é considerado o coração do setor mineral, entretanto, processos de beneficiamento mineral são dispendiosos e quando não bem dimensionados interferem na produção e consequentemente no planejamento econômico da corporação. A técnica mais utilizada no beneficiamento mineral é a flotação, que utiliza reagentes químicos ou biológicos para adsorção do mineral de valor econômico. Os principais reagentes utilizados nesse processo são os surfactantes, moléculas anfipáticas muito eficientes na produção mineral. O objetivo desta pesquisa foi estudar a prospecção tecnológica de surfactantes usados em processos de concentração mineral. Para tanto, foram aplicadas análise patentárias, além de documentos de corporações do setor de surfactantes, uso de operadores booleanos e de truncagem para pesquisa e análise de patentes referentes ao estudo. O levantamento panorâmico do perfil dos depositantes de patentes no Brasil e no mundo de tecnologias relacionadas ao uso de surfactantes sintéticos e biológicos no setor mineral no período de 1982 a 30 de dezembro de 2022, permitiu traçar um cenário favorável sob a visão de sistemas de patentes. O estudo realizado utilizando informações patentárias abre possibilidades prospectivas para tomadores de decisões no mercado mundial da mineração, conduzir novas discursões políticas e econômicas em tecnologias promissoras no mercado de concentrados minerais.

2022
Descrição
  • POLLIANNI LEAO DA SILVA
  • PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Tendências na Reformulação de Produtos Cárneos com Foco na Saúde.

  • Data: 21/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • De todas as fontes alimentares existentes e à disposição do homem, a carne é sem dúvida aquela que o tem acompanhado desde o início da sua longa caminhada evolutiva e atualmente é alvo de inúmeros estudos físicos e bioquímicos, em busca de inovações e soluções tecnológicas aceitáveis, que mantenham sua composição, padrão nutricional e qualidades intrínsecas. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma prospecção tecnológica em bases de dados de patentes e trabalhos científicos, a fim de verificar os avanços tecnológicos e tendências mercadológicas em nível nacional e internacional na indústria de produtos de carne bovina. Para isso, foi realizada pesquisa documental exploratória com abordagem quantitativa e analisados os documentos de patentes depositados nas bases de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil e Escritório Europeu de Patentes. Para a prospecção científica, foi realizada uma busca bibliográfica em publicações de artigos científicos na plataforma de pesquisa PubMed. Os resultados da prospecção foram compilados em rede de dados e gráficos. O Escritório Europeu de Patentes registrou o maior número de depósitos de patentes, para as palavras-chave pesquisas. O crescimento exponencial no depósito de patentes foi observado com um pico em 2021 com a China registrando o maior número de patentes. O principal depositante foi a Nestlé S.A., e inventora foi a Rachel Fraser. Dentre os depósitos de patentes pesquisados, observou-se que a subseção mais depositada é a A23L que se referia à alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não alcoólicas, não abrangidos pelas subclasses A21D ou A23B-A23J. Concluiu-se que este estudo possibilitou apresentar um panorama do potencial tecnológico e científico dos produtos de carne bovina, que podem ser exploradas pela indústria revelando significativamente seu potencial para atender às necessidades dos consumidores que buscam por produtos cada vez mais naturais e saudáveis. Há uma tendência no crescimento de depósitos de documentos de patentes e publicações científicas relacionadas aos produtos cárneos, indicando que muitas inovações foram e estão sendo feitas.

  • GILVANDRO NORONHA MACHADO
  • MASTER EXPERIENCE (SisteMEx)
    Software para inovação na gestão das informações da carreira profissional docente e para transferência de tecnologia nas Instituições Federais de Ensino Superior

  • Data: 30/11/2022
  • Mostrar Resumo
  • Após dois meses do primeiro caso brasileiro na Pandemia do Covid-19, instituiu-se uma nova Estratégia do Governo Digital como forma de acelerar as ações e o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação na Administração Pública por meio do Decreto n.º 10.332/2020. Diante da peculiaridade e a busca por resoluções de problemas quanto à incomunicabilidade e inexistência de informações sistematizadas das Instituições Federais de Ensino Superior, como o caso da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que, na conjuntura dos preparativos para a avaliação institucional de recredenciamento, se deparou com limitações que culminaram na apresentação de relatórios manuais sobre o perfil do corpo docente no que se refere ao acompanhamento da experiência profissional. Assim, constatou-se na incompletude das informações disponíveis e na necessidade de sistematizá-las para composição do Plano de Desenvolvimento Institucional, em atendimento ao Decreto n.º 9.235/2017, a possibilidade para o desenvolvimento de um software que reuna as informações da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Previdência, a ser relacionada com as dados dos servidores contidos no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos de uso da Universidade, ambos de posse de Administração Pública Federal. Com o magnânino conceito 4 atribuído à Universidade, enfatiza tal lacuna com um dos pontos a ser focado para a manutenção e melhoria do desenvolvimento institucional, a criar o ambiente inovativo favorável à análise, proposição e construção do software Master Experience (SisteMEx), produto principal do trabalho de conclusão de curso deste mestrado. Para alcance do objetivo, a pesquisa transcorre pelo desenvolvimento do estudo bibliográfico e da prospecção das tecnologias existentes; do mapeamento das informações da carreira profissional docente; da proposição um novo conjunto de dados; da implementação do sistema; da descrição das informações sistematizadas: e da apresentação do software, como ferramenta inovadora de propriedade intelectual no apoio à gestão, a ser disponibilizada para transferência de tecnologia. O software será desenvolvido com uso da linguagem de programação Python, com a utilização de frameworks Flask e Bootstrap.

  • ALESSANDRA DO NASCIMENTO SANTANA INACIO
  • INCUBADORA DE EMPRESAS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ

  • Data: 16/11/2022
  • Mostrar Resumo
  • Busca-se avaliar como uma incubadora de empresas pode ser um instrumento de
    transferência de tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico da região Sudeste
    do Pará, isso porque trata-se de uma instituição fundamental para a promoção do conhecimento
    e desenvolvimento de empresas nos mais variados ramos. A escolha deste tema justifica-se na
    necessidade de analisar o cenário paraense na questão do desenvolvimento econômico regional
    a partir da evolução e incentivo às empresas locais. A metodologia escolhida é a pesquisa
    prescritiva através da análise bibliográfica e mapeamento do cenário atual das incubadoras de
    empresas do Pará e atividades econômicas da região sudeste do Pará, com aplicação de dois
    questionários: (i) incubadoras do estado do Pará, com 14 perguntas objetivas direcionadas às
    incubadoras e (ii) atividades econômicas do sudeste do Pará, com 12 perguntas objetivas
    direcionadas a pequenos negócios da região sudeste paraense. Os resultados evidenciaram que
    o sudeste do Pará possui atividades econômicas de agropecuária e serviços com potencial de
    inovação e que não há uma incubadora de empresas instalada na região que dê suporte a esses
    empreendimentos. Considerando as características das atividades econômicas e a configuração
    da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, sugeriu-se uma rede de incubadora mista
    para atendimento desta região. Assim, constata-se que as Incubadoras de empresas são
    instrumentos essenciais para a promoção do desenvolvimento econômico porque auxiliam
    empresas durante a construção de um trabalho sólido e inovador, prevenindo novas empresas
    de enfrentarem de forma despreparada os percalços de um novo empreendimento, tornando-se
    um excelente objeto de análise e estudos acadêmicos.

  • SHIRLEY SANTOS NERIS VOLPI
  • ESTUDO PROSPECTIVO DOS PARÂMETROS QUE CONTRIBUEM PARA A INOVAÇÃO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

  • Data: 24/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • O aumento expressivo na geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a crescente preocupação com a gestão, culminaram com a promulgação da Lei 12.305/10, que trouxe consigo as dificuldades que os municípios brasileiros têm de cumprir tal determinação legal.  Diante do agravante produzido pela gestão inadequada de resíduos sólidos, expandiram-se as buscas por soluções inovadoras tanto no aspecto social como econômico e ambiental, que sejam capazes de conter o descarte inapropriado de resíduos sólidos. O objetivo principal deste trabalho foi identificar as soluções inovadoras que estão sendo utilizadas no Brasil para subsidiar a gestão de resíduos sólidos urbanos, em especial na região amazônica, bem como as estratégias que vêm sendo adotadas para reduzir o descarte inapropriado destes resíduos. Para a realização deste estudo, será feito um levantamento bibliográfico, a fim de identificar métodos e tecnologias para gestão de RSU.  Dentre estes, serão escolhidos parâmetros considerados inovadores e após esta definição, será feito um estudo prospectivo sobre cada um deles para definir qual dos métodos abordados trará maiores benefícios com soluções inovadoras e que possam ser implantadas na região de integração do Carajás (RIC), contribuindo assim com os gestores públicos para o manejo adequado de RSU. Com a finalização da pesquisa, será submetido um artigo científico em revista com Qualis B1 e criado o Observatório de Resíduos da Região de Integração do Carajás (OBRIC), que além de ser uma base de dados de propriedade intelectual com informações sobre a gestão de resíduos sólidos dos municípios da RIC, também servirá como importante ferramenta de apoio aos gestores públicos e à população para o controle social da implementação de parâmetros inovadores para gestão de RSU e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

  • KARINA SILVA JUVENAL
  • A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO NAS LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE REGISTRO DE SOFTWARE

  • Data: 23/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo percorreu uma breve análise das leis que integram a Propriedade Intelectual, com ênfase na lei de software, apresentando assim a necessidade de alteração em sua natureza jurídica, em relação à segurança e proteção intelectual dos desenvolvedores de software conforme a legislação, que atualmente o enquadra como Direito Autoral, devendo, entretanto, após análise bibliográfica ser considerado de natureza híbrida, ou seja, protegendo a propriedade intelectual e a industrial.  Desta feita este trabalho resultou na submissão junto ao Congresso Nacional de um Projeto de Lei que altera artigos vigentes na Lei de Software apresentando suas justificativas fazendo assim que a Lei esteja alinhada com as necessidades dos desenvolvedores de software e as inovações tecnológicas emergentes no país

  • JESSICA DA SILVA RIBEIRO
  • Prospecção Tecnológica como Ferramenta para Implementação de um Plano Inovador para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos na Região de Carajás

  • Data: 30/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os problemas ambientais relacionados à destinação inadequada de resíduos tem possibilitado uma busca crescente por soluções e ferramentas inovadoras que possam diminuir a poluição ambiental e os prejuízos econômicos. O principal objetivo desta cartilha é levar aos gestores municipais informações sobre a relevância do gerenciamento correto dos resíduos e a possibilidade de utilização da prospecção tecnológica como uma ferramenta para a implementação de planos de gestão inovadores de resíduos sólidos urbanos. Esperamos que você tenha uma boa leitura e que este material didático possibilite um bom entendimento sobre a importânciadas ferramentas de inovação tecnológica como base da sua atuação profissional.

  • NUBIA CILENE DE SOUZA BARRETO
  •  

    TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO: DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO, NA FORMA DE MANUAL OPERACIONAL

  • Data: 27/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Incêndios, em geral, acontecem devido a falhas na prevenção inicial, inclusive por ausência de políticas públicas na gestão da prevenção de incêndios. A presença de orientações claras a respeito da prevenção e mitigação de eventos incendiários, é se suma importância para se evitar perdas humanas e materiais. O objetivo deste trabalho foi realizar a prospecção tecnológica de manuais de prevenção e combate ao incêndio em mídia digital; levantamento da legislação vigente em relação ao tema em epígrafe e elaboração de um manual técnico com procedimentos operacionais, em caso de incêndio, para garantir a segurança dos seus ocupantes em caso de sinistro. Foram utilizados para prospecção as palavras chaves semelhantes ao tema. A busca dos registros foi realizada na base de dados do INPI que compreendeu o período entre os anos de 1990 e 2021. No total foram analisadas 41 patentes, sendo que no período pesquisado, não houve pedidos de registro de patentes nacionais. Na prospecção, não foi encontrado um manual técnico com procedimentos operacionais em caso de incêndio, confirmando a importância de se criar um manual operacional de procedimentos em caso de incêndio.

  • HELENA MARIA LOPES DOS SANTOS
  • FACILITIES: O DESENVOLVIMENTO DESSA MODELAGEM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM BASE NA MATRIZ SWOT

  • Data: 26/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • O Facility Management, ou Gerenciamento de Facility, surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e vem alcançando resultados positivos na área de gestão. A Modelagem de Facility busca um desempenho elevado por meio da integração das diversas áreas e pode solucionar problemas relacionados à gestão de múltiplos contratos de prestação de serviços relacionados à manutenção predial e atividades correlatas dos órgãos públicos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma cartilha para auxiliar os gestores públicos no planejamento de contratações nesses moldes, visando o aumento da eficiência na prestação de serviços terceirizados, bem como economia do dinheiro público e melhor emprego dos servidores nas atividades ligadas à missão institucional. O procedimento metodológico da pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico onde foi possível verificar publicações de trabalhos científicos, pesquisas nas legislações vigentes, além de entrevistas com gestores da área para se realizar um diagnóstico da situação e coletar dados direto da realidade. Como resultado, foi desenvolvida a cartilha com informações sobre a Gestão de Facility e o mapeamento do cenário, por meio da Matriz SWOT, para a implementação dessa modelagem no Setor Público.

2021
Descrição
  • HELDA OLIVEIRA DA SILVA
  •  

    A PERCEPÇÃO DOS MARANHENSES SOBRE A QUALIDADE DO ABACAXI DE TURIAÇU COMO UM INDICADOR DA VIABILIDADE SOCIOECONÔMICA PRODUTIVA DO MUNICÍPIO.

  • Orientador : ANDREA HENTZ DE MELLO
  • Data: 30/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • O abacaxi (Ananas comosus L. Merril.) é uma fruta que pertence à família das bromélias, nativa da América do Sul e é um fruto símbolo das regiões tropicais e no Brasil, é produzido em praticamente todo o país, mas no Maranhão, no município de Turiaçu, o abacaxi cultivado possui características peculiares, que agregam valor ao produto, sendo essas características diferenciações que podem proporcionar maior viabilidade socioeconômica e produtiva para os agricultores familiares do município. A origem do abacaxi de Turiaçu ainda é controversa. Estudos apontam para uma seleção local, inicialmente domesticada pelos índios e em seguida propagada em larga escala por pequenos agricultores. Há hipótese também de que seja uma seleção ou variação do 'Pérola' ou que seria uma seleção local domesticada pelos pequenos produtores da Comunidade de Serra dos Paz, no município Turiaçu - MA, a partir de mudas oriundas de áreas indígenas. Assim, o abacaxi de Turiaçu é considerado um patrimônio cultural do Maranhão. É cultivado no município, localizado na região noroeste do estado, de maneira rudimentar, sem recursos tecnológicos, sem técnicas definidas e sem assistência técnica, por agricultores locais orgulhosos, que declaram ser o abacaxi mais doce do Brasil. Assim, este trabalho de conclusão de curso, tem o objetivo de  avaliar a percepção dos maranhenses quanto a qualidade do abacaxi de Turiaçu,  gerando a partir dos dados um manual técnico com orientações sobre plantio, manejo e colheita do abacaxi e demais informações técnicas que poderão ser de grande importância para o fortalecimento da cadeia produtiva do abacaxi de Turiaçu no município maranhense.

  • JOSE ROBERTO MONTEIRO CAMPOS
  • PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE UMA REDE INDUTORA DE INOVAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

  • Data: 20/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • A sugestão de uma política de cooperação na atividade de inovação possibilita o rompimento de barreias que limitam o seu avanço, sobretudo no que diz respeito ao fomento à atividade de inovação no interior das Instituições de Ensino Superior – IES. Cria-se, portanto, um ecossistema de inovação, caracterizado pela interação sinérgica de variados agentes (sejam eles governo, universidade, instituição de pesquisa, mercado, criadores, entre outros) que tem por finalidade o planejamento, execução, direção e controle da atividade de inovação, mediante a presença de um ambiente organizacional, econômico, político e tecnológico interligados, e tem-se por resultado o desenvolvimento econômico e social do seu campo de atuação. Desta feita, o presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo geral a discussão acerca da necessidade de formação de uma rede indutora de inovação entre as IES no município de Marabá, Pará, por meio da implantação de um ecossistema de inovação, possuindo com agentes integrantes, mais especificamente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Instituto Federal do Pará (IFPA); e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Por fim, ressalta que a tecnologia social a ser desenvolvida será um processo de criação de uma rede indutora de inovação entre as IES do município de Marabá, Pará.

  • SIMONE APARECIDA DE ALMEIDA OTONI
  • PRÁTICAS PARA PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA EM PROPOSTA DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO NA SOCIEDADE MARABAENSE

  • Data: 23/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • A função da pena, no contexto atual da realidade brasileira, encontra-se dissociada entre o modo como se apresenta nas diversas teorias penais que tentam legitimar sua finalidade e a própria existência do Direito Penal, com o que se verifica na prática. Assim, como meio de inibição do crime, retribuição, punição e resposta à sociedade, a pena privativa de liberdade aplicada por um sistema prisional falho não atinge a finalidade precípua de ressocialização, mas, antes de tudo, se firma como instrumento de segregação e aumento das desigualdades sociais. O Direito penal, como ultima ratio, assim como a pena privativa de liberdade, banalizaram-se a ponto de perpetuar uma rigidez inefetiva e prejudicial, tanto para o condenado quanto para a coletividade. Este trabalho propõe a criação de um portal para interligar a Vara de Execução Penal de Marabá, empresas, instituições públicas e privadas e o Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA), onde os participantes do projeto poderão se cadastrar e oferecer vagas de emprego, qualificação profissional e de capacitação. A Vara de Execução Penal irá administrar o sistema, realizando os cadastros dos presos e egressos, alimentando-o com as informações necessárias, tais como o tipo de regime, as habilidades, os cargos que podem exercer, os presos que estão trabalhando e a quantidade de dias trabalhados. Os participantes cadastrados poderão acessar o portal para verificar a disponibilidade de cursos de capacitação e vagas de emprego. O portal será um Sistema Cliente-Servidor disponível na Internet, utilizando banco de dados relacional. Serão utilizados alguns softwares de apoio ao desenvolvimento do protótipo, desde a fase de análise até a fase de concepção. Desse modo, pelo método hipotético-dedutivo e da pesquisa bibliográfica qualitativa, serão analisadas as características gerais da função da pena, a aplicação e execução da pena privativa de liberdade e as principais falhas do sistema prisional brasileiro, destacando a oportunidade de inovação na capacitação tanto profissional quanto educacional, através de um portal multiplataforma como meio eficaz para a ressocialização.

  • DALILA AMORIM DOS SANTOS
  • TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA E LIÇÕES APRENDIDAS EM CANTEIROS DE OBRAS: PROPOSTA DE MANUAL DE OPERAÇÃO TÉCNICA DO GERENCIAMENTO DE CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO USINADO

  • Data: 12/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • O concreto é um composto mundialmente utilizado para as realizações das obras da construção civil. O concreto dosado em central (CDC) consiste em todo concreto carregado em central misturadora em caminhões-betoneira e entregue, no estado plástico para o consumidor. Todos os componentes são feitos de forma controlada para que, assim, se possa atingir a máxima qualidade e especificações técnicas desejadas (controle tecnológico do concreto). Este trabalho tem como metodologia seguir três linhas como diretrizes: a primeira, com a realização da prospecção tecnológica no banco de dados INPI que focará nos registros de patentes referente à manuais de controle tecnológico do concreto usinado e de assuntos que de alguma maneira contribuem com o tema. Em segundo, a realização de uma pesquisa de campo avaliativa do conhecimento dos operadores sobre o tema concreto e seus controles tecnológicos. Por último, respaldado no diagnóstico das pesquisas anteriores o presente trabalho tem como finalidade principal propor a criação de um manual de operação técnica do gerenciamento de controle tecnológico do concreto usinado com o intuito de atender a uma demanda do mercado. Os resultados preliminares obtidos demonstram que existe uma necessidade do aumento de pesquisas e patentes sobre o tema, mostrando boas perspectivas de inovação na área e na pesquisa de campo observou se que o conhecimento dos operadores sobre o tema ainda não é o almejado para que a eficiência e eficácia do produto seja assegurada.

  • CRISTIANE DE MENEZES VIEIRA BLINE
  • A TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO TRADICIONAL/TÁCITO PARA O CONHECIMENTO EXPLÍCITO, COMO FORMA DE PROTEÇÃO À CULTURA DA COMUNIDADE DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA

  • Data: 09/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo busca apresentar o processo de transferência de conhecimento tradiconal/tacito  entre o Povo Gavião que habita a Terra Indigena Mãe Maria no município de Bom Jesus do Tocantins no Sudeste do Estado do Pará. Para isto mobilizou-se conceituações da administração com intuito de ajudar a pensar as práticas indígenas, como práticas inerentes de uma organização social que busca atingir determinados objetivos. Dentre esses conceitos da administração elenca-se conhecimento tácito, conhecimento explícito e gerenciamento de conhecimento. Além disso, outra abordagem consiste em debater aspectos da legislação brasileira no que concerne a Propriedade Intelectual em relação aos direitos do povos indígenas de usufruirem da proteção e, possíveis resultados inerentes a propriedade intelectual com base nos conhecimentos tradicionais. O desenvolvimento deste trabalho se deu por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, na qual identificou-se diversas estratégias, que o Povo Gavião tem desenvolvido ao longo do tempo a fim de sistematizar, transmitir e reproduzir aos mais jovens uma série de conhecimentos inerentes a sua história, língua, organização social e política, dentre outros. Também foi feito levantamento de algumas produções acadêmicas que ao longo dos anos foram desenvolvidas na Terra Indigena Mãe Maria.

  • EMILLYN BÁRBARA DE ASSUNÇÃO PANTOJA
  • ASPECTOS JURÍDICOS DO DIREITO AUTORAL: QUAL O ENTENDIMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ REFERENTE AOS DELITOS E INDENIZAÇÕES RELACIONADAS AOS DIREITOS AUTORAIS?

  • Data: 14/06/2021
  • Mostrar Resumo
  • A Propriedade Intelectual (PI) vem se tornando uma área de conhecimento que desperta estudos nos mais variados contextos, como nos aspectos históricos, acadêmico e jurídico, no qual apresentam uma divisão estrutural da temática em duas áreas: a propriedade industrial e os direitos autorais. Neste sentido, a presente proposta visa identificar aspectos jurídicos envolvendo o direito autoral, e mais especificamente analisar como o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) lida com as questões jurídicas envolvendo o delito e fixação de indenizações relacionadas aos direitos autorais, nas decisões ocorridas no período de 2012 a 2020. A metodologia adotada será uma análise jurisprudencial por meio de pesquisa bibliográfica e documental do assunto pertinente ao tema, e busca de anterioridade por meio de estudo prospectivo visando demonstrar o contexto de decisões mais emblemáticas. Em estudos preliminares foi identificado um determinado nível de carência de informações sobre direitos autorais em todos os tribunais, sejam estaduais, superiores e até na suprema corte (Supremo Tribunal Federal - STF). Como resultado pretende-se apresentar uma análise jurisprudencial de decisões de órgãos colegiados do TJPA por meio de quadro analítico comparativo e gráficos, a fim de tornar mais didática e sintética a visualização dos resultados e análises obtidas. Conclui-se, considerando as pesquisas preliminares, que boa parte das ações julgadas pelos colegiados de desembargadores do TJPA e que resultaram nos acórdãos publicados originários de ações e inquéritos policiais; tem como objetivo o combate a crimes de violação de direitos autorais, em especial aqueles relacionados à pirataria de mídias digitais. Percebe-se que no período analisado a jurisprudência sobre crimes de violação de direitos autorais foi significativamente aprimorada por meio de decisões dos Tribunais Superiores.

  • VILMACY JANUARIO DE OLIVEIRA
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO AOS ÓRGÃOS DE FOMENTO PARA PRODUTOS INOVADORES CARACTERÍSTICOS DA PD&I

  • Data: 31/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • A inovação desponta atualmente como uma perspectiva para a atuação das empresas, influenciando tanto no surgimento de organizações quanto no desenvolvimento daquelas já existentes, requerendo assim recursos financeiros para a realização de investimentos. O presente estudo buscou aprofundar as questões relacionadas à captação de recursos por parte do empresariado no contexto dos produtos inovadores característicos da PD&I, contemplando os requisitos para solicitação de financiamento, para tanto, a pesquisa aprofunda as contribuições de outros autores dentro da proposta de trabalho. Embora existam inúmeras possibilidades de financiamento para o empreendedor inovador, é necessário se ater às circunstâncias de cada alternativa dentro de um cenário onde o acesso ao crédito ainda é bastante complexo e submetido à uma série de normas e regras. Concluiu-se que a captação de recursos juntamente aos órgãos de fomento é fundamental para impulsionar não tão somente o desenvolvimento de organizações, mas também o desenvolvimento socioeconômico dos países.

  • WALDIUALLISON RAMOS ALVES
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIAL DA CULTURA DA GOIABA DE DOM ELISEU-PA.

  • Data: 30/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • As Indicações Geográficas são atribuídas diversas vantagens, tais como:  proveito como um instrumento de preservação do patrimônio histórico e cultural; como um mecanismo de proteção do produto e do consumidor e como um instrumento de desenvolvimento social e econômico. Do ponto de vista econômico, pode representar uma importante estratégia de agregação de valores a um produto ou serviço que tem suas qualidades vinculadas ao território que estão inseridas e nesse sentido, impulsionam o desenvolvimento de uma determinada região. O presente trabalho se propôs a verificar a viabilidade de estabelecer uma Indicação Geográfica para a cultura da goiaba no município de Dom Eliseu - PA como uma estratégia de desenvolvimento regional. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo exploratório de natureza quali-quantitativa. Para tal, foi realizado um resgate de material bibliográfico disponível em trabalhos acadêmicos, monografias, dissertações, teses, artigos científicos, pesquisas de campo, entrevistas com o Engenheiro Agrônomo e o Gerente da Emater/PA local, além da aplicação de um questionário semiestruturado com os atores locais (produtores de goiaba). Os resultados obtidos demonstram importantes características favoráveis na cadeia produtiva da goiaba daquele município para um futuro registro de IG, uma vez que a produção da cultura apresentou uma certa notoriedade, tipicidade e reconhecimento, além de apontar conexão com a história, tradição e cultura do lugar. Em relação a viabilidade da IG para o município, o estudo revelou algumas barreias a serem enfrentadas, a exemplo da falta de organização dos produtores em prol da categoria, pois nas atuais condições a estruturação da cadeia produtiva da goiaba em Dom Eliseu/PA não oferece viabilidade adequada para se estabelecer uma IG. No entanto, há possibilidade dessa viabilidade, caso os produtores apresentem interesse em pleitear o registro da IG, mas faz-se necessário a implementação de um conjunto de ações assertivas que envolvam os próprios produtores, a cooperativa local e os setores governamentais.

  • ADRIANA MONTEIRO DA CUNHA
  • PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SUPORTE À LEITURA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Data: 26/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • A acessibilidade está associada à ideia de universalidade, de iniciativas que estejam passíveis de serem utilizadas por toda a sociedade, independente de atributos físicos, sensoriais ou intelectuais. Superar a discriminação e vencer as barreiras que impedem as pessoas com deficiência visual de empoderar-se de seus direitos constituídos passam, necessariamente, pela disponibilidade de ferramentas ou tecnologias que lhes permitam independência e autonomia em suas ações, de maneira segura e independente. Este estudo tem por objetivo identificar oportunidades e tendências para melhorar a relação da pessoa com deficiência junto ao mercado consumidor a partir do desenvolvimento de solução tecnológica que contribua para ampliar o acesso deste público com produtos de maneira ágil e cômoda, por meio de levantamento prospectivo de patentes e programas de computador e, ainda, de artigos publicados nos últimos anos e que estejam relacionados ao tema.

2020
Descrição
  • LUANA CANDIDA SANTOS DIAS
  • ADOÇÃO DO RFID NO GERENCIAMENTO DE ATIVOS FERROVIÁRIOS

  • Orientador : CLAUDIO HENRIQUE CERQUEIRA COSTA BASQUEROTTO
  • Data: 22/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Em um cenário de mercado competitivo é fundamental que as empresas não só adotem práticas de gestão consolidadas como diferencial competitivo, mas, também, implementem tecnologias voltadas para o modelo de fábricas inteligentes da Indústria 4.0. Este artigo apresenta uma abordagem norteada para adoção da tecnologia RFID como recurso para automatizar o processo de gerenciamento de ativos ferroviários da Gerência de Manutenção de Via Permanente Regional III, na empresa Vale. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória e estudo de caso com coleta de dados através de fontes literárias, documentos, entrevistas semiestruturadas e visita in loco. Entre os principais resultados, apontamos o impacto na produtividade e na confiabilidade dos dados que o processo manual de gestão de ativos impõe, além da importância da Tecnologia da Informação como aceleradora do desenvolvimento inovador. Por outro lado, ainda que se considere o custo com a implantação do sistema RFID, é fundamental pensar na gestão estratégica do negócio orientada para soluções tecnológicas que tornem a organização competitiva frente as demandas de mercado.

  • LUANA CANDIDA SANTOS DIAS
  • ADOÇÃO DO RFID NO GERENCIAMENTO DE ATIVOS FERROVIÁRIOS

  • Orientador : CLAUDIO HENRIQUE CERQUEIRA COSTA BASQUEROTTO
  • Data: 22/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Em um cenário de mercado competitivo é fundamental que as empresas não só adotem práticas de gestão consolidadas como diferencial competitivo, mas, também, implementem tecnologias voltadas para o modelo de fábricas inteligentes da Indústria 4.0. Este artigo apresenta uma abordagem norteada para adoção da tecnologia RFID como recurso para automatizar o processo de gerenciamento de ativos ferroviários da Gerência de Manutenção de Via Permanente Regional III, na empresa Vale. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória e estudo de caso com coleta de dados através de fontes literárias, documentos, entrevistas semiestruturadas e visita in loco. Entre os principais resultados, apontamos o impacto na produtividade e na confiabilidade dos dados que o processo manual de gestão de ativos impõe, além da importância da Tecnologia da Informação como aceleradora do desenvolvimento inovador. Por outro lado, ainda que se considere o custo com a implantação do sistema RFID, é fundamental pensar na gestão estratégica do negócio orientada para soluções tecnológicas que tornem a organização competitiva frente as demandas de mercado.

  • ANDREA BASSALO VILHENA GOMES
  • APLICATIVO MULTIPLATAFORMA DE PROTOCOLO E APOIO TECNOLÓGICO E SOCIAL ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

  • Data: 18/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno complexo que exige um olhar multidisciplinar para o seu enfrentamento. Pensando nesta problemática, procuramos desenvolver uma aplicação multiplataforma de protocolo e apoio tecnológico e social às vítimas de violência doméstica e familiar. Infortúnio esse decorrente de uma cultura da desigualdade de gênero, que historicamente foi definindo o papel das mulheres na sociedade. Através dos movimentos feministas e de intensa mobilização da sociedade civil, a violência doméstica passou a ter maior visibilidade, representando violação a dignidade da pessoa humana, com repercussões amplas para toda a sociedade. A importância de uma rede de apoio se traduz na necessidade de minimizar o sofrimento das vítimas em situação de violência doméstica que necessitam de soluções para o problema. A presente pesquisa procura contribuir para o enfrentamento da violência doméstica e familiar no Município de Marabá/PA, com a utilização da tecnologia, onde por meio do mapeamento das principais demandas, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, da rede de apoio, e da realização de prospecção tecnológica sobre programas de computador, é proposta uma ferramenta de plataforma tecnológica de apoio social, jurídico e de proteção, como um recurso prático, seguro e acessível, para que as mulheres vítimas de violência doméstica, possam ter meios de agir de forma eficaz em casos de violência desta natureza.

  • ANDREA BASSALO VILHENA GOMES
  • Proposta de uma aplicação multiplataforma de protocolo e apoio tecnológico e social às vítimas de violência doméstica e familiar

  • Data: 18/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno complexo que exige um olhar multidisciplinar para o seu enfrentamento. Pensando nesta problemática, procuramos desenvolver uma aplicação multiplataforma de protocolo e apoio tecnológico e social às vítimas de violência doméstica e familiar. Infortúnio esse decorrente de uma cultura da desigualdade de gênero, que historicamente foi definindo o papel das mulheres na sociedade. Através dos movimentos feministas e de intensa mobilização da sociedade civil, a violência doméstica passou a ter maior visibilidade, representando violação a dignidade da pessoa humana, com repercussões amplas para toda a sociedade. A importância de uma rede de apoio se traduz na necessidade de minimizar o sofrimento das vítimas em situação de violência doméstica que necessitam de soluções para o problema. A presente pesquisa procura contribuir para o enfrentamento da violência doméstica e familiar no Município de Marabá/PA, com a utilização da tecnologia, onde por meio do mapeamento das principais demandas, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, da rede de apoio, e da realização de prospecção tecnológica sobre programas de computador, é proposta uma ferramenta de plataforma tecnológica de apoio social, jurídico e de proteção, como um recurso prático, seguro e acessível, para que as mulheres vítimas de violência doméstica, possam ter meios de agir de forma eficaz em casos de violência desta natureza.

  • ANDRE LUIZ DOS SANTOS
  • PAINEL DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO: PROJETO TECNOLÓGICO DE APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO SINÉRGICA DA INOVAÇÃO PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

  • Data: 21/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • A inovação consiste na ferramenta capaz de quebrar paradigmas e modificar o contexto de mercado como um todo, estabelecer lideranças e reposicionar quem não se adapta. As universidades integram a rede global de produção de inovação como detentoras de enorme capital intelectual, sendo aptas para desenvolver soluções que as empresas necessitam a fim de se posicionarem no mercado. Porém, se faz necessário quebrar barreiras e alinhar interesses considerando que, atualmente, há pouca conexão entre instituições de ensino e empresas. A proposta deste trabalho consiste em estabelecer um ambiente denominado “painel de oportunidades de inovação,” onde necessidades por inovação e soluções propostas são alinhadas e construídas em conjunto, de modo que possibilite compartilhar os benefícios da inovação. A condução de todo o processo é feita através da ferramenta dominada “modelo de gestão sinérgica da inovação. Para isso faz-se necessário: a) criar o ambiente tecnológico proposto; b) atrair interessados e adquirir acervo de demandas por inovação e soluções propostas; c) permitir o desenvolvimento de inovação utilizando o modelo de gestão sinérgica da inovação; d) estabelecer uma rede regional de desenvolvimento e comercialização de inovação no âmbito da região Sul e Sudeste do Pará. Ao mesmo tempo é feita uma análise da região Sul e Sudeste do Pará com a intenção de mapear e permitir a aplicação da ferramenta proposta no cenário estudado. No final é apresentada uma proposta de projeto tecnológico, desenvolvida através da metodologia do “Modelo de Negócios Canvas”, com as informações técnicas necessárias para subsidiar a implantação da ferramenta no contexto regional do Sul do Pará e sugere como mantenedora do projeto a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

  • ANDRE LUIZ DOS SANTOS
  • PAINEL DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO: PROJETO TECNOLÓGICO DE APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO SINÉRGICA DA INOVAÇÃO PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

  • Data: 21/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • A inovação consiste na ferramenta capaz de quebrar paradigmas e modificar o contexto de mercado como um todo, estabelecer lideranças e reposicionar quem não se adapta. As universidades integram a rede global de produção de inovação como detentoras de enorme capital intelectual, sendo aptas para desenvolver soluções que as empresas necessitam a fim de se posicionarem no mercado. Porém, se faz necessário quebrar barreiras e alinhar interesses considerando que, atualmente, há pouca conexão entre instituições de ensino e empresas. A proposta deste trabalho consiste em estabelecer um ambiente denominado “painel de oportunidades de inovação,” onde necessidades por inovação e soluções propostas são alinhadas e construídas em conjunto, de modo que possibilite compartilhar os benefícios da inovação. A condução de todo o processo é feita através da ferramenta dominada “modelo de gestão sinérgica da inovação. Para isso faz-se necessário: a) criar o ambiente tecnológico proposto; b) atrair interessados e adquirir acervo de demandas por inovação e soluções propostas; c) permitir o desenvolvimento de inovação utilizando o modelo de gestão sinérgica da inovação; d) estabelecer uma rede regional de desenvolvimento e comercialização de inovação no âmbito da região Sul e Sudeste do Pará. Ao mesmo tempo é feita uma análise da região Sul e Sudeste do Pará com a intenção de mapear e permitir a aplicação da ferramenta proposta no cenário estudado. No final é apresentada uma proposta de projeto tecnológico, desenvolvida através da metodologia do “Modelo de Negócios Canvas”, com as informações técnicas necessárias para subsidiar a implantação da ferramenta no contexto regional do Sul do Pará e sugere como mantenedora do projeto a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

  • DAIANE MARTINS SANTOS
  • MODELO DE NEGÓCIO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PROVENIENTES DE INCENTIVOS FISCAIS BASEADOS NA LEI DE INOVAÇÃO

  • Data: 02/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste estudo é propor um modelo de negócio com base no conhecimento que os escritórios de contabilidade em Marabá-PA dispõem sobre o funcionamento da captação de recursos através dos incentivos fiscais. Atualmente a cidade de Marabá dispõe de 57 escritórios formais de contabilidade, segundo informações do Conselho Regional de Contabilidade do estado do Pará. Destes, 28 responderam o formulário no Google Docs, entre os meses de janeiro e março de 2020, com questões sobre conhecimentos das Leis de Inovação e utilização dos incentivos fiscais. Verificou-se a partir das respostas que há uma defasagem entre os conceitos das leis e o conhecimento da comunidade contábil da região. Entretanto, há motivação para o investimento, mas não há clareza em que área isso possa ser aplicado. Portanto, um modelo de negócio capaz de informar e direcionar os investimentos pode ajudar a alavancar a economia local, melhorar qualidade de vida e ampliar a capacidade gerencial das empresas.

  • DAIANE MARTINS SANTOS
  • MODELO DE NEGÓCIO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PROVENIENTES DE INCENTIVOS FISCAIS BASEADOS NA LEI DE INOVAÇÃO

  • Data: 01/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste estudo é propor um modelo de negócio com base no conhecimento que os escritórios de contabilidade em Marabá-PA dispõem sobre o funcionamento da captação de recursos através dos incentivos fiscais. Atualmente a cidade de Marabá dispõe de 57 escritórios formais de contabilidade, segundo informações do Conselho Regional de Contabilidade do estado do Pará. Destes, 28 responderam o formulário no Google Docs, entre os meses de janeiro e março de 2020, com questões sobre conhecimentos das Leis de Inovação e utilização dos incentivos fiscais. Verificou-se a partir das respostas que há uma defasagem entre os conceitos das leis e o conhecimento da comunidade contábil da região. Entretanto, há motivação para o investimento, mas não há clareza em que área isso possa ser aplicado. Portanto, um modelo de negócio capaz de informar e direcionar os investimentos pode ajudar a alavancar a economia local, melhorar qualidade de vida e ampliar a capacidade gerencial das empresas.

  • MANOEL ENIO ALMEIDA AGUIAR
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E PROTEÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 04/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Indicação Geográfica (IG) representa uma proteção jurídica garantida pelo direito de Propriedade Intelectual brasileiro à origem de produtos e serviços produzidos em territórios onde são notáveis a existência de determinadas características, especialmente relacionadas ao local, clima, tradição, forma de produção e cultivo. O desenvolvimento territorial e a proteção de comunidades locais tem sido um desafio na atual conjuntura socioeconômica e ambiental. O objetivo do presente estudo é pesquisar a Indicação Geográfica como instrumento de desenvolvimento territorial e proteção de comunidades locais no estado do Pará, a partir da IG do cacau de Tomé-Açú, demonstrando os desafios e as potencialidades bem como a elaboração de um manual técnico sobe a temática de Indicação Geográfica e cultivar. A importância deste trabalho está em analisar o contexto do desenvolvimento e proteção de comunidades a partir do reconhecimento de uma IG. O procedimento metodológico da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e estudo de caso. Foram realizados estudos exploratórios em acervo bibliográfico, artigos científicos e pesquisa de campo, com aplicação de questionários semiestruturados e realização de entrevistas com os principais atores envolvidos no projeto da IG, como membros da diretoria da associação detentora do título de reconhecimento da IG, dirigentes da maior cooperativa do município, agricultores, produtores rurais, secretário municipal de agricultura, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e técnico do escritório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. A Pesquisa também alcançou agricultores e produtores de cacau que não participaram da implementação da IG. Todas as entrevistas foram realizadas no município de Tomé-Açú. A partir da interação pesquisador-entrevistado, foi adotado a metodologia da História Oral (HO), onde foi possível realizar apontamentos das narrativas, concepções e abordagens. Os resultados da pesquisa foram apresentados em dois capítulos: Artigo cientifico e Manual técnico de Propriedade Intelectual. No artigo científico foi possível identificar a importância que a IG tem como indutora do desenvolvimento territorial, além de ter sido considerada uma inovação ligada ao processo de produção e comercialização do produto. Ficou evidenciado, também, que a IG tem potencial para contribuir na proteção das comunidades locais no sentido do desenvolvimento sustentável. No manual técnico de Propriedade Intelectual foi contextualizado abordagem teórica e prática do processo de articulação de uma IG e, também, de outro direito de Propriedade Intelectual: a proteção de cultivar.

  • MANOEL ENIO ALMEIDA AGUIAR
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E PROTEÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 04/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Indicação Geográfica (IG) representa uma proteção jurídica garantida pelo direito de Propriedade Intelectual brasileiro à origem de produtos e serviços produzidos em territórios onde são notáveis a existência de determinadas características, especialmente relacionadas ao local, clima, tradição, forma de produção e cultivo. O desenvolvimento territorial e a proteção de comunidades locais tem sido um desafio na atual conjuntura socioeconômica e ambiental. O objetivo do presente estudo é pesquisar a Indicação Geográfica como instrumento de desenvolvimento territorial e proteção de comunidades locais no estado do Pará, a partir da IG do cacau de Tomé-Açú, demonstrando os desafios e as potencialidades bem como a elaboração de um manual técnico sobe a temática de Indicação Geográfica e cultivar. A importância deste trabalho está em analisar o contexto do desenvolvimento e proteção de comunidades a partir do reconhecimento de uma IG. O procedimento metodológico da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e estudo de caso. Foram realizados estudos exploratórios em acervo bibliográfico, artigos científicos e pesquisa de campo, com aplicação de questionários semiestruturados e realização de entrevistas com os principais atores envolvidos no projeto da IG, como membros da diretoria da associação detentora do título de reconhecimento da IG, dirigentes da maior cooperativa do município, agricultores, produtores rurais, secretário municipal de agricultura, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e técnico do escritório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. A Pesquisa também alcançou agricultores e produtores de cacau que não participaram da implementação da IG. Todas as entrevistas foram realizadas no município de Tomé-Açú. A partir da interação pesquisador-entrevistado, foi adotado a metodologia da História Oral (HO), onde foi possível realizar apontamentos das narrativas, concepções e abordagens. Os resultados da pesquisa foram apresentados em dois capítulos: Artigo cientifico e Manual técnico de Propriedade Intelectual. No artigo científico foi possível identificar a importância que a IG tem como indutora do desenvolvimento territorial, além de ter sido considerada uma inovação ligada ao processo de produção e comercialização do produto. Ficou evidenciado, também, que a IG tem potencial para contribuir na proteção das comunidades locais no sentido do desenvolvimento sustentável. No manual técnico de Propriedade Intelectual foi contextualizado abordagem teórica e prática do processo de articulação de uma IG e, também, de outro direito de Propriedade Intelectual: a proteção de cultivar.

  • WITALO TEDESCO PAIM
  • TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO PARA EXPLÍCITO NA LINHA SUCESSÓRIA DE EMPRESAS FAMILIARES POR MEIO DE APLICATIVO DE APOIO.

  • Data: 31/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • Empresas familiares compõem a maioria das organizações na economia do Brasil, sendo responsáveis por maior parte do PIB (Produto Interno Bruto), além de ofertarem o maior número de empregos. No entanto essas empresas constituídas por patriarcas, previamente em busca do sustento de suas famílias, acabam encerrando suas atividades com a morte ou ausência do patriarca ou dirigentes habituais, por não terem um preparo em longo prazo para a “passagem do bastão”, prejudicando os negócios. As lições e aprendizagem que o sucedido carrega por gerações carecem ser compartilhadas, informações muitas vezes técnicas e gerenciais para que se ponha em prática habilidades que maximizem a chance de continuidade do negócio. Com a crescente da Internet das Coisas (IoT), é necessário que soluções práticas para o desenvolvimento destes profissionais acompanhem esta nova tendência que incluem métodos de aprendizagem, logo o objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica e estudo prospectivo para evidenciar essa tendência e práticas de gestão por meio de aplicativos, estes demonstrados por registros de patentes junto a plataforma Orbit Intelligence e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e também desenvolver um aplicativo móvel para a plataforma operacional Android o qual estará direcionado para promover a transferência de conhecimento tácito para explícito entre dirigentes e futuros dirigentes de empresas familiares. O aplicativo dispõe de recursos de cadastro e gerenciamento de usuários, espaço para troca e armazenagem de conhecimentos e experiências divididas nas quatro áreas do conhecimento da administração, sugestões de melhorias para aperfeiçoar a ferramenta e dados estatísticos para mensurar o perfil de usuários.

  • WITALO TEDESCO PAIM
  • TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO PARA EXPLÍCITO NA LINHA SUCESSÓRIA DE EMPRESAS FAMILIARES POR MEIO DE APLICATIVO DE APOIO.

  • Data: 31/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • Empresas familiares compõem a maioria das organizações na economia do Brasil, sendo responsáveis por maior parte do PIB (Produto Interno Bruto), além de ofertarem o maior número de empregos. No entanto essas empresas constituídas por patriarcas, previamente em busca do sustento de suas famílias, acabam encerrando suas atividades com a morte ou ausência do patriarca ou dirigentes habituais, por não terem um preparo em longo prazo para a “passagem do bastão”, prejudicando os negócios. As lições e aprendizagem que o sucedido carrega por gerações carecem ser compartilhadas, informações muitas vezes técnicas e gerenciais para que se ponha em prática habilidades que maximizem a chance de continuidade do negócio. Com a crescente da Internet das Coisas (IoT), é necessário que soluções práticas para o desenvolvimento destes profissionais acompanhem esta nova tendência que incluem métodos de aprendizagem, logo o objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica e estudo prospectivo para evidenciar essa tendência e práticas de gestão por meio de aplicativos, estes demonstrados por registros de patentes junto a plataforma Orbit Intelligence e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e também desenvolver um aplicativo móvel para a plataforma operacional Android o qual estará direcionado para promover a transferência de conhecimento tácito para explícito entre dirigentes e futuros dirigentes de empresas familiares. O aplicativo dispõe de recursos de cadastro e gerenciamento de usuários, espaço para troca e armazenagem de conhecimentos e experiências divididas nas quatro áreas do conhecimento da administração, sugestões de melhorias para aperfeiçoar a ferramenta e dados estatísticos para mensurar o perfil de usuários.

  • ADISON MASCARENHAS
  • APLICATIVO DE COLABORAÇÃO DE USUÁRIOS PARA AVALIAÇÃO E MEDIÇÃO DE RESULTADOS DE SERVIÇOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

  • Data: 24/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho visa desenvolver um aplicativo de colaboração de usuários para avaliação e medição de resultados de serviços em instituições públicas de ensino. Para isso, preliminarmente serão detalhadas as justificativas, metodologias, e delimitação da área de estudo e aplicabilidade do produto tecnológico. Em uma segunda seção, será trabalhada a base conceitual sobre inovações tecnológicas em contratações públicas, e as formas e regimes de proteção para programas de computadores. Na terceira seção, será realizado um estudo prospectivo por meio da busca de registros de softwares na plataforma online de pesquisa do INPI, e publicações científicas na base de dados da Revista do Serviço Público (RSP). Posteriormente, na quarta seção, pretende-se descrever o processo de desenvolvimento do aplicativo (casos de uso, diagramas de classes, requisitos e demais documentos pertinentes ao projeto). Numa última seção, será apresentado o cronograma do trabalho que será executado.

  • GILDENE GONÇALVES DOS SANTOS
  • O processo de estruturação da políitica de inovação na universidade federal do sul e sudeste do pará/unifesspa.

  • Data: 09/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O Processo de Estruturação da Política de Inovação na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará aborda a inovação no contexto mundial com a avaliação do Índice Global de Inovação, a contextualização teórica do tema vinculado a área econômica e a sua definição, conforme referências mundiais e a legislação nacional. Retrata-se ainda a metodologia Tríplice Hélice de Inovação e sua aplicação no Brasil. Cita-se os instrumentos para a formulação de políticas de inovação, além de levantamento histórico do tema no Brasil até a atualidade com o novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia. Finaliza com a descrição da estrutura do texto apresentado como minuta da política de inovação da Unifesspa.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker