A FESTA DO MILHO NA ALDEIA GAVIÃO KYIKATÊJÊ:
Diálogo e reflexão acerca da diversidade cultural intercultural
Kyikatêjê. Educação. Cultura. Intercultural. Festa do milho.
A pesquisa aborda a interculturalidade no contexto escolar indígena. Objetiva apresentar uma perspectiva sobre educação intercultural evidenciando a interrelação entre a festa do milho e a educação escolar indígena da Escola Tatakti da aldeia Kyikkatêjê, localizada na Terra Indígena Mãe Maria no município de Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará. A interculturalidade é inerente à cultura praticada na aldeia e está inserida na discussão do ensino escolar indígena, toma-se a festa do milho como exemplo dessa aplicação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com abordagem na observação participante; realização de entrevistas, conversas informais com indígenas pertencentes ao grupo Gavião. Debruça-se um olhar sobre a interculturalidade que envolve o estudo entre as áreas de conhecimentos que estão na escola Tataki, com base na investigação da educação e cultura que envolve a festa do milho, evento sazonal que faz parte da vida desse grupo indígena, constitui-se como parte das vivencias ainda existentes do povo Gavião, de seus antigos costumes. Fundamenta-se este estudo as teorias de Bhabha (2002) que em seu estudo sobre cultura vai além dos aspectos originais do que se compreende como cultura, Cool (2009) que explica através da interculturalidade que é possível compreender a representação da cultura, Perez (2002) que apresenta a festa como fenômeno decorrente da cultura e Huizinga (2014) que enfatiza as principais características sobre festas. Portanto, destaca-se a temática sobre o desrespeito aos saberes tradicionais, a cultura como proposta de ensino e a compreensão dos conhecimentos culturais e educacionais da aldeia Kyikatêjê.