A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA NO SUDESTE PARAENSE: protagonismo jovem na perspectiva da media literacy.
Media Literacy. Cultura Digital. Protagonismo Juvenil.
A cultura digitalpermeada por técnicas, práticas, atitudes, modos de pensar e valores, interliga grupos juvenis distintos e possibilita a ampliação da comunicação entre a escola e as juventudes, e a transformação de práticas de sociabilidades em conteúdos significativos para as vivências em rede e em contextos locais. O objetivo dessa pesquisa é estudar a cultura digital na escola pública EEEM Macário Dantas, sendo a media literacy e a multimodalidade ênfases a partir dos eixos: tecnologia e sociedade, cidadania e letramento digital. A base teórica da pesquisa está alicerçada no conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy (2010), na teoria do poder da comunicação de Manuel Castells (2015), nos estudos culturalistas do uso da mídia de Bauer (2011), incluindo outros estudiosos do assunto. O estudo é interdisciplinar, pois a abordagem do temaultrapassa os limites de uma única disciplina, apoiando-se no discurso da comunicação, da educação, da sociologia e da filosofia, para responder ao problema proposto.A pesquisa é qualitativa, tipo etnográfica, com abordagem metodológica de grupo focal com professores, pessoal do quadro técnico, alunos do ensino médio e familiares de alunos. O locus é a Escola Estadual de Ensino Médio Macário Dantas em São Geraldo do Araguaia-Pará. Espera-se com este estudo a disposição dos professores da EEEM Macário Dantas em acompanharem as apropriações e (re) significações das vivências juvenis na cibercultura assim como o empoderamento dos alunos como protagonistas de conteúdos vinculados na internet, promovendo reflexão crítica, habilidades de acesso aos conteúdos do ciberespaço e participação criativa na cibercultura.