AS PERFORMANCES DA CAPOEIRA COMO PRÁTICAS DE SI: SUBJETIVAÇÃO E RESISTÊNCIA NA RODA COM CAPOEIRISTAS DE TUCURUÍ-PA
Capoeira. Performances. Subjetivação. Práticas de si.
Esta dissertação aborda os processos de subjetivação de capoeiristas, através das performances da capoeira, como dinâmicas de adaptação e resistência, em Tucuruí-PA, uma cidade submetida a um modelo de desenvolvimento, indiferente em relação à cultura local. Com base em Michel Foucault, Nestor Capoeira, Muniz Sodré, Leda Martins e outros, questiona-se o que são e como se caracterizam as práticas de si nas performances da capoeira e como estas artes de viver, desenvolvem sujeitos contra a sujeição. Outrossim, como a capoeira ganha espaço e dá sentido à vida de seus praticantes, se tornando o que eles definem como filosofia de vida, influenciando na escolha de suas profissões, na formação de suas personalidades, suas histórias de vida, a forma de se verem e se relacionarem com o outro, consigo próprio e com o ambiente em que habitam. A cidade de Tucuruí se expandiu de forma acelerada, em função das obras de construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, instalada no rio Tocantins. Após o período áureo de construção da primeira e segunda etapa da usina, a cidade vem passando por problemas constantes em relação ao desemprego. Como forma de construir um enfoque sobre a realidade de Tucuruí, que destacasse menos o empreendimento da usina hidrelétrica e seus impactos ambientais, e sobressaísse mais a perspectiva dos sujeitos da pesquisa, optou-se pela metodologia da história oral, apoiando-se na etnografia, onde as entrevistas possibilitaram as narrativas dos capoeiristas contando suas histórias de vida e interpretações sobre a cidade. O trabalho encontra-se dividido em quatro momentos, onde o primeiro descreve as fontes motivadoras que inspiraram a pesquisa e firmam a participação da autora, como capoeirista, elaborando um olhar de estranhamento e questionamentos, para se constituir pesquisadora. O segundo momento apresenta a cidade de Tucuruí a partir de seus sujeitos capoeiristas, com base nas entrevistas orais realizadas. O terceiro momento apresenta a compreensão conceitual de performance e como esta conceituação abrange a capoeira como um todo, delimitando-se nesta pesquisa alguns elementos como a história, o jogo, o ritmo, o canto, os fundamentos e rituais. No quarto momento as práticas de si serão detalhadas como práticas racionais e espontâneas, através das quais as pessoas elaboram para si regras de conduta e buscam por meio delas se transformar e orientar suas vidas, se identificando assim com o que os capoeiristas costumam nomear como filosofia de vida, para se referir ao papel da capoeira em suas vidas. Esta pesquisa não pretende elaborar conclusões ou resultados definitivos, sobre como a prática da capoeira deve ser compreendida, mas colaborar para que cada vez mais as manifestações de origem afro-brasileira, neste caso através da capoeira, sejam reconhecidas e valorizadas, além da cultura, também como fontes de formação e saberes.