O PROJETO LOGOS II EM XINGUARA: HISTÓRIAS DE VIDA E
IDENTIDADE REGIONAL NA PROFISSÃO DO MAGISTÉRIO
formação em magistério; identidade regional; dinâmicas territoriais; histórias de vida.
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a identidade regional de professoras e professores a partir das histórias de vidas contidas na formação do magistério no Projeto Logos II, município de Xinguara, estado do Pará. O contexto dessa pesquisa é parte da dinâmica territorial e cultural no sul do Pará, no período da década de 1980, articulando os acontecimentos sociais, econômico e políticos da época, com as lutas populares pela escola pública e a formação e qualificação da profissão do magistério, articulados pelas professoras e professores leigos em Xinguara, Pará. Nesse contexto histórico, a pesquisa utiliza uma abordagem interdisciplinar entre Pedagogia, História e Sociologia. A principal base de análise é composta por doze entrevistas realizadas com nove professoras e três professores de Xinguara, que participaram da formação do Projeto Logos II, no período de 1984 a 1990. Na organização dessas entrevistas, tomou-se como referência a metodologia da História Oral. Buscou-se evidenciar a identidade regional nas histórias de vida dessas professoras e professores em suas trajetórias de imigrantes trabalhadores; os acontecimentos marcantes de Xinguara naquele contexto da década de 1980; as lutas populares pelas escolas públicas em Xinguara; os acontecimentos singulares e coletivos que marcaram o início da profissão do magistério; a metodologia e a didática do Projeto Logos II e os acontecimentos marcantes nesse processo de formação em magistério, em Xinguara. Na análise das entrevistas, destacaram-se os temas: da ditadura militar à transição democrática; a profissão do magistério nas escolas em meio ao contexto dos conflitos e violências; as lutas populares por escolas públicas; as jovens e os jovens profissionais do magistério leigos e o enfrentamento das adversidades; as lutas pela formação e qualificação profissional do magistério; o planejamento da didática para sala de aula e para a vida; a responsabilidade com a rotina de estudos e a formação; a continuidade da formação docente em nível superior; a convivência solidária, coletiva e alegre daquele grupo; a coordenação democrática, qualificada e exigente. Problematiza-se a identidade regional do magistério, no contexto das dinâmicas territoriais e socioculturais no sul do Pará na década de 1980, em duas situações: 1) a resistência e enfrentamento singular e coletivo às adversidades, precariedades e ausência do poder público na qualificação profissional do magistério e da educação escolar pública, com a democratização da prática de didática em sala de aula; 2) a constituição ideológica que silencia a prática do magistério e a didática de sala de aula, diante da dinâmica territorial do sul do Pará, suas causas e consequências, a partir do contexto da década de 1980.