Cantores indígenas e as práticas culturais do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria
Gavião, cantor, oralidade, práticas culturais.
O trabalho que ora se apresenta é um estudo etnográfico sobre os cantores indígenas na Terra Indígena Mãe Maria. Como as práticas culturais dessas lideranças foram fundamentais no contexto pandêmico do Coronavírus para a revitalização da cultura de povo e formação de novos cantores na TIMM. Assim, tem por objetivo ressaltar a importância desse sujeito dentro das práticas culturais entre os indígenas a partir da logicidade de entender quem é e como se torna cantor. Que sentido o cantor indígena tem para o povo Gavião? E, a partir daí, aproximar um diálogo entre o cantor e as práticas culturais para entendermos a sua posição dentro da organização social neste território. Observa-se que esse grupo ao realizar suas manifestações culturais, trazem em seus cânticos elementos que estão sempre ligados a natureza. O cantor indígena interpreta nos cantos, crenças que envolvem espíritos da mata, da água e do ar, que regem a vida dos seres na terra. Esta, alimentando-os, abrigando-os. Fornecendo condições de construir seus símbolos e ferramentas que são usadas nas práticas culturais e também para o trabalho e defesa social do grupo. Assim sendo, para melhor entender e compreender essa conjuntura que circunda a estrutura social deste povo, buscou-se delimitar uma metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como material empírico a técnica de entrevista com cantores indígenas e participantes de cantos para entender os ritos que levam para formação desses cantores , também foram realizados ensaios fotográficos das práticas culturais envolvendo cantos e danças desse povo que envolve questões sociais tais quais crenças, educação, valores e hábitos.