JUVENTUDES E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA A PARTIR DOS JOVENS ESTUDANTES RURAIS DA VILA SÃO RAIMUNDO DO ARAGUAIA, PARÁ.
Juventude; Jovens Rurais; Escola; Projetos de Vida.
A construção da juventude enquanto uma categoria social analítica demonstra a sua construção social representada em determinado tempo histórico, sendo está uma categoria plural permeada de ideologias consequente de disputas. No bojo desse debate se constitui a categoria da juventude tendo sua relação intrínseca com a família camponesa a partir dos laços, reprodução e sucessão, assim como, na dinâmica com o trabalho enquanto elemento constituidor de sua identidade social. Neste sentido, engrossando esse caldo constituinte da juventude rural temos a escola como instituição do poder tal como a família responsável por ampliar, projetar ou reprimir os projetos desses respectivos sujeitos. Os jovens rurais estão na centralidade do debate quando se pensa a escola de ensino médio pois coincide com o seu ingresso nessa modalidade de ensino. A escola rural será palco das disputas acerca dos projetos que a conformam, os camponeses que historicamente protagonizaram a luta pela terra e pela escola, pela vida nos territórios versus o Estado com suas ações ou inações reproduzirá uma educação rural. Tais projetos conformam a Amazônia neste sentido o sudeste paraense tornando-se o foco de nosso estudo que tem por objetivo analisar a relação juventude e escola discutindo sobre o ensino médio na Amazônia a partir dos jovens rurais da Vila São Raimundo do Araguaia. Este trabalho partiu de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa exploratória e pesquisa explicativa que se destrinchou a partir de entrevistas e questionários. As entrevistas foram realizadas com jovens estudantes rurais do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio José Martins Ferreira localizada na Vila São Raimundo do Araguaia município de Brejo Grande do Araguaia estado do Pará. Analisar se os jovens rurais constituem projetos de vida
mediatizados pela/com a escola assim como, se a escola poderá ser recriada por meio desses sujeitos remontam nossas reflexões.