Trajetória Acadêmico/Profissional dos Egressos do curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus Rural de Marabá do IFPA: Análises e Reflexões sobre Educação do Campo e Agroecologia frente ao Desenvolvimento Rural no Sudeste Paraense
Egressos, Técnico em Agropecuária, Educação do Campo; Agroecologia
O trabalho tem como objetivo geral analisar, no contexto das dinâmicas territoriais relativas à Educação do Campo, as relações entre o processo formativo e a trajetória profissional de egressos do CTA-CRMB. O percurso metodológico se deu a partir da revisão de literatura sobre a temática proposta (ainda em construção) e de estudos dos autores que constituem as bases teóricas do trabalho (EPT, Educação do Campo e Agroecologia), além dos documentos institucionais que orientam essa formação. A partir da fundamentação do corpo da pesquisa foi organizado um estudo exploratório para levantamento dos egressos do curso, mobilização e aplicação do questionário apresentado no Anexo I, para fins de caracterização do perfil socioeconômico, verificar sua atuação no mundo do trabalho, continuidade de estudos, percepção agroecológica, expectativas na (re)produção social do seu projeto de vida e comparação com o perfil de entrada dos estudantes que acessam o CTA. A etapa seguinte, entrevistas para a construção de relatos de memória, será realizada com os sujeitos do universo de respondentes selecionados por meio dos critérios: atuação no lote/propriedade, experiências agroecológicas ou sequência dos estudos na mesma área da formação técnica (verticalização). Espera-se com o estudo levantar elementos que consigam aferir materialidade quanto aos objetivos da educação do campo e do processo de transição agroecológica, bem como reflexões e apontamentos para aperfeiçoamento do fazer pedagógico do CRMB.