O DISCURSO DOCENTE FEMININO E A PRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA ESCOLA
Gênero. Discurso Pedagógico. Discurso de Gênero.
O estudo tem como principal objetivo compreender como o discurso docente feminino reproduz as relações de estereótipo de gênero na escola. Procura-se abordar a problemática das relações de gênero, com um olhar voltado para o discurso pedagógico e de gênero no contexto escolar, considerando as representações sociais e ideológicas presentes no discurso das professoras. Entende-se que os discursos produzidos e reproduzidos na sociedade e na escola na sociedade atual, são permeados por modelos estereotipados dos papéis sociais do gênero feminino, consolidados através de práticas discursivas que interpelam os sujeitos dos discursos, estabelecendo verdades e naturalizando comportamentos e atitudes que definem histórica, social e ideologicamente o gênero feminino. Utiliza-se os pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso (AD) da matriz francesa, como orientação metodológica para analisar entrevistas com professoras da rede pública. Para esta fase da pesquisa, o corpus é composto pela transcrição de duas entrevistas, realizadas com professoras lotadas no ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Marabá/PA. Provisoriamente, podemos ressaltar que, apesar dos importantes avanços e conquistas ocorridos no âmbito do reconhecimento dos direitos a igualdade da mulher e da intensificação do debate nos espaços públicos e privados sobre as questões de gênero e implementações de ações que discutam as diferenças de sexo e as desigualdades sociais decorrentes destas práticas, ainda há evidencias da construção da identidade do gênero feminino sendo referenciada por valores de uma sociedade patriarcal, reproduzidos em todos os segmentos sociais.