LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UNIFESSPA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA MATERIALIZADA EM TEMPOS-ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
Licenciatura; Alternância pedagógica; discursos
A dissertação de mestrado tem como objetivo analisar nos discursos que transitam nos diferentes tempos-espaços da formação de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, sentidos que refletem ou refratam os princípios e ideários de educação do campo. A pesquisa, sob orientação metodológica dos estudos de discursos, se fundamenta também em estudiosos que discutem EDUCAÇÃO DO Campo, como Arroyo (2007,2004); Bezerra Neto (2003); Caldart (1997, 2000, 2001, 2004); Fernandes (2004, 2008); Hage (2010, 2014); Molina (2003, 2004, 2015) Munarim (2006, 2011), dentre outros. O material de analise são relatórios produzidos pelos alunos durante o processo formativo desenvolvido a partir da alternância pedagógica, no qual é possível depreender que diferentes vozes sociais trazem à cena discursiva o embate ideológico presente nas lutas vividas pelos sujeitos camponeses no Brasil, na construção histórica de identidades camponesas.