OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MATERIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO PROJETO “EDUCAR NA DIVERSIDADE
Educação Inclusiva; Formação docente; Poder; Vontade de verdade.
Nossa pesquisa propõe uma análise do discurso da educação inclusiva no Material de Formação Docente “Educar na Diversidade”, organizado e distribuído pelo Ministério da Educação brasileira (MEC), através da Secretaria de Educação Especial, no ano de 2006. O referido material é produto de uma rede colaborativa que se inicia como um projeto envolvendo os Ministérios da Educação dos países integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), coordenado pelo Brasil. Com este material, anunciam estar atendendo ao propósito de implantação de um instrumento voltado à formação de professores, na perspectiva de construir sistemas educacionais inclusivos para responder à diversidade dos alunos, combatendo assim, a exclusão educacional e social de todos. Tomamos como objetivo de análise os discursos em circulação nesse material, adotando para isso a perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa (AD), particularmente os estudos foucaultianos estabelecendo diálogo com teorias que se ocupam da temática da deficiência. Focalizaremos o trabalho, nas condições de produção deste material, atentando para a conjuntura política brasileira em que ele passou a circular nas escolas do município de Marabá-Pará-Brasil, além de identificar as relações discursivas presentes no material, articulando-as à representação do professor para atuar na educação inclusiva. Nesse sentido, nossas análises evidenciarão como são produzidos, retomados, reformulados, silenciados e etc, os discursos sobre a deficiência e como estes discursos entram nas redes de poder e de controle sobre conceitos de deficiência e mecanismos de “normalização” dos sujeitos em situações de deficiência. Destacamos a presença de enunciados de verdade e de vozes científicas que são convocadas para estabelecerem sentidos de “cientificidade” ao documento. Nossas conclusões apontam para as imagens orientadas pelas forças ideológicas e de poder em jogo