EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO EM MARABÁ
Relações Étnico-Raciais, Identidade Negra e Ensino Médio
Os discursos produzidos inicialmente pela ciência, para classificação e biologização das raças e legitimados pelo estado brasileiro ; O projeto de branqueamento da população e o mito da democracia racial, trouxeram consequências que contribuíram em grande escala para a construção de uma sociedade marcada por praticas discriminatórias e racistas em relação ao segmento negro e afro descendente deste país. No percurso de construção do presente estudo, enfatizaremos a relação da educação como processo histórico e o papel que a mesma desempenha, no trato para com a diversidade cultural, centrada na perspectiva da construção e valorização da Identidade Negra. As reflexões teóricas pautam-se no pensamento de autores como: Kabenguele Munanga (2006), Schwarcz (1993) Quijano (2005) Seyeferth (1995) dentre outros, os quais, com suas devidas diferenças, apresentam-nos importantes elementos, para nossa compreensão acerca do discurso ideológico subjacente as teorias racistas e o processo de hierarquização das raças. Dentre os diversos questionamentos suscitados na vivência da ação cotidiana e do desafio da construção de um projeto educacional antirracista, buscamos a partir de uma investigação acadêmica para o Ensino Médio, compreender como a instituição escolar pode contribuir para a valorização da diferença cultural e para o avanço de uma postura que favoreça práticas efetivas de uma formação identitária positiva, para o segmento negro. Para tanto, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa em educação, utilizando-se da técnica de estudo de caso, tendo como sujeitos estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, no município de Marabá-Pa.. Assim, buscamos pontuar o olhar dos jovens negros, em relação ao contexto educacional no qual estão inseridos, que dentre outras finalidades, contribuem para a formação identitária de sujeitos do ponto de vista da valorização das diferenças étnicas ou da homogeneização das mesmas.