A POESIA DE MÁRIO QUINTANA COMO MEIO DE LETRAMENTOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OA ALUNOS DO 6° E 7 ° ANO DA ESCOLA MUMICIPAL ANTÔNIO BRAGA E CHAVES NO MUNICÍPIO DE ITUPIRANGA - PARÁ
POESIA, LETRAMENTOS, INTERAÇÃO, LITERATURA.
Esta dissertação apresenta e analisa uma proposta de ensino de literatura através de oficinas para o trabalho com a poesia, aplicada na sala de aula de turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da escola Antônio Braga e Chaves no município de Itupiranga – Pará, visando aprimorar as relações interpessoais, bem como a melhorar a interação entre os alunos e a comunidade escolar e do meio de convivência de cada indivíduo. Como autor das poesias a serem trabalhadas nas oficinas, temos o poeta Mário Quintana, que tem uma vasta gama de poesias voltadas para o trabalho em sala de aula, principalmente na obra Poemas para ler na escola (2012) e O segundo olhar (2018), que serão a base para a escolha dos textos de senvolvi dos nas oficinas. Estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: ensino e letramentos, o gênero poesia e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Rildo Cosson (2018) e Hélder Pinheiro (2018). Elaboramos uma proposta para o ensino do gênero poesia, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades de interação social no ambiente escolar e/ou fora dele, bem como ampliar sua sensibilidade para temas recorrentes do cotidiano social. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem e apropriarem se de habilidades para o trabalho com a poesia. Acre ditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.