O ETHOS NO DISCURSO POLÍTICO DE FERNANDO HADDAD NAS ELEIÇÕES DE 2018: ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA NA PERSPECTIVA ARGUMENTATIVO-DISCURSIVA
Ethos; discurso político; argumentação.
Esse estudo propõe analisar o modo de construção das imagens do sujeito político Fernando Haddad, em 2018, quando concorreu à Presidente da República, pela perspectiva da Análise do Discurso (AD) de linha francesa e pelo estudo da argumentação da Nova Retórica. Para subsidiar nossas análises amparamo-nos nas contribuições trazidas por Patrick Charaudeau acerca do Discurso Político, o ethos como estratégia do discurso político e dos Modos de organização do discurso, e Ruth Amossy, sobretudo pelo estudo do ethos na Nova Retórica. O corpus de análise desta pesquisa é constituído por uma entrevista do candidato Fernando Haddad ao Jornal Nacional, jornal televisivo da rede globo de comunicação, no primeiro turno das eleições. O objetivo geral deste trabalho é identificar quais os principais ethé mobilizados pelo referido candidato a partir de uma análise argumentativo-discursiva.