CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ-PA
Educação Infantil; Crenças; Língua; Variação; Ensino.
Os estudos no âmbito da Sociolinguística têm apresentado contribuições relevantes no que concerne a compreensão das crenças que tem permeado o ensino de língua materna, no sentindo de contribuir para a valorização da diversidade e o combate as práticas discriminatórias e preconceituosas. No contexto educacional, esses estudos voltam-se na maioria das vezes, a análise linguística nas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nesse sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa de base etnográfica em que, por meio da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas e entrevista aos docentes da Educação Infantil da rede pública do município de Jacundá-PA, pesquisa bibliográfica e análise documental dos documentos norteadores da Educação Infantil, pretende-se refletir sobre as crenças sobre língua, variação e ensino. As reflexões teóricas encontram-se fundamentadas nos estudos de Fernando Tarallo (2007), Kleber Aparecido Silva (2005), Silva e Botassini (2015), Botassini (2015), Marques e Baronas (2015), Barcelos (2007), Vitorio (2017), Marcos Bagno (2011) e outros. Espera-se com esse projeto suscitar debates acerca das crenças que influenciam as atitudes linguísticas dos docentes frente às práticas de leitura e escrita nas escolas de Educação Infantil, de modo a contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento de práticas docentes que respeitem o modo de falar de cada criança desde os primeiros anos da Educação Básica.