POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E A FORMAÇÃO INICIAL EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS
Licenciaturas. Português Língua Adicional. Política Linguística.
O Português como Língua Adicional é uma área emergente que necessita de professores licenciados capazes de compreender o ensino como uma ação integralmente social, histórica e política (NIEDERAUER et. al, 2020). Sendo assim, esta pesquisa tem como principal objetivo mapear e fazer uma discussão sobre os cursos de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português como Língua Adicional, ofertados por Universidades públicas brasileiras. A abordagem da pesquisa é a qualitativa, de caráter interpretativista, tendo como foco a análise documental (MOITA LOPES, 1994), (PAIVA, 2009), (OLIVEIRA, 2007). No primeiro momento, observou-se, no corpus analisado, o perfil de cada curso de formação inicial em Português Língua não Materna; em seguida, analisou-se a estrutura curricular e a as ações de políticas linguísticas promovidas por cada Licenciatura, destacando-se as suas singularidades. Portanto, acredita-se que este estudo apresenta significativas contribuições para a área de Linguística Aplicada, com ênfase no Português Língua Adicional, haja vista que traz para o cerne uma discussão bastante recente e com potencial inovador para os estudos linguísticos.