O LIVRO ILUSTRADO INFANTIL CONTEMPORÂNEO: A INTERATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA DE RECEPÇÃO
CONTOS DE FADAS, RECONTOS, A BELA ADORMECIDA, CINDERELA, INTERATIVIDADE
Contos de fadas são leituras que encantam há muito tempo adultos e crianças de várias culturas em lugares e tempos diferentes. No século XX, os contos de fadas tradicionais ganharam versões para o cinema e diferentes reescrituras e adaptações que consolidaram sua importância para o público de todo mundo e de diferentes idades. Os contos de fadas contemporâneos e suas reescrituras na forma de reconto ou adaptação permeiam o universo infantil e juvenil através do livro ilustrado com recursos interativos multimodais. A relação estabelecida entre leitor e o livro ilustrado impresso com recursos interativos é desencadeada por diferentes elementos do verbal, do visual e da composição do projeto gráfico que contribuem para a construção de sentidos e propiciam ludicidade ao leitor. Desse modo, essa pesquisa pretende analisar os recursos de interatividade não digitais presentes no livro contemporâneo para o público infantil e juvenil que contribuem para a apropriação do texto literário. Para tanto serão consideradas as estratégias tangíveis da hipertextualidade, da ludicidade e da materialidade de dois recontos, o primeiro sobre a história de Cinderela, intitulado de Os oito pares de sapatos de Cinderela; o segundo sobre a Bela Adormecida intitulado, As Belas Adormecidas (e algumas acordadas). As duas obras analisadas são de autoria de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Para tanto, as problematizações dessa pesquisa serão a partir das contribuições teóricas de Hunt (2010),Chartier (1998), Lajolo e Zilberman (2017), Ramos (2018) e (2011), Linden (2011), Wandelli (2004), Medeiros (2011) dentro outros diversos teóricos. Como resultado, o livro ilustrado contemporâneo com recursos interativos não digitais voltados para as infâncias direciona não somente o olhar do leitor e sua experiência de leitura, mas também sua postura diante do objeto livro. Além disso, o reconto literário que explora a ludicidade, a intertextualidade e a hipertextualidade como estratégias de interatividade e de incentivo à leitura de contos de fadas compreende uma experiência de leitura prazerosa que desafia o leitor a ressignificar seu imaginário, sua criatividade e seus conflitos de pensamento.