EMÍLIA E LUZIA: FEMINISMO E CANGAÇO NA OBRA A COSTUREIRA E O CANGACEIRO, DE FRANCES DE PONTES PEEBLES
Feminino; Feminismo; Gênero; Mulheres; Cangaço
Essa dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as personagens Emília e Luzia
da obra A Costureira e o Cangaceiro, de Frances de Pontes Peebles. A novela
romanesca é contextualizada entre as décadas de 1920 e 1930, em Taquaritinga do
Norte, interior de Pernambuco, período em que o Brasil passa por transformações
políticas e sociais. Final da república oligárquica, revolução de 1930, voto feminino,
seca e perseguição aos cangaceiros no sertão nordestino são alguns dos elementos
constitutivos da narrativa de Peebles, que entrelaça as histórias das irmãs. Luzia é
raptada por um bando de cangaceiros e Emília se casa e vai morar em Recife. Com
destinos completamente diferentes, as personagens têm certas posturas vanguardistas e
desafiadoras, considerando a sociedade patriarcal e sexista da altura. Assim, nossa
análise é feita a partir da discussão acerca da construção social do feminino e da
subjetividade das personagens, com suporte de teorias feministas e seus
desdobramentos. Para tanto, usamos como referencial teórico Foucault, Simone de
Beauvoir, Joan Scott, Judith Butler, entre outras referências.