POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E A FORMAÇÃO INICIAL EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA):
UM ESTUDO A PARTIR DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS
Licenciaturas. Português Língua Adicional. Política
Linguística.
O Português como Língua Adicional (PLA) é uma área emergente que
necessita de pesquisas e reflexões mais aprofundadas (SCARAMUCCI;
BIZON, 2020). Por essa razão, nesta Dissertação, analisa-se o perfil de cursos
de formação inicial em Letras – Português como Língua Adicional de quatro
universidades públicas brasileiras (UnB, UFBA, UNILA e UNICAMP), partindo
do pressuposto de que são poucas as publicações sobre o Projeto Político
Pedagógico desses cursos, bem como as informações sobre o percurso e
desenvolvimento da área de PLA. O critério de escolha das universidades foi o
fato de elas serem, no Brasil, as únicas a ofertarem a Graduação em Letras
com essa habilitação. Assim, de forma específica, objetivou-se mapear as
Licenciaturas em PLA; averiguar a organização curricular, levando em
consideração as suas especificidades; e discutir as políticas linguísticas, em se
tratando do PLA, nas referidas universidades. A pesquisa está inserida no
campo das teorizações sobre políticas linguísticas (SPOLSKY, 2004;
SHOHAMY, 2006; DINIZ, 2012; ALENCAR, 2019), em interface com a
Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), Antedisciplinar
(PENNYCOOK, 2006) e Crítica (RAJAGOPALAN, 2006). Do ponto de vista
metodológico, trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa-
interpretativista, a qual teve seu corpus constituído a partir do Projeto Político
Pedagógico dos referidos cursos; e-mails trocados com coordenadores,
professores e pesquisadores da área; notícias; postagens em redes sociais;
resoluções; editais e documentos de base disponíveis em websites sobre o
PLA enquanto política linguística desenvolvida nas universidades. Os
resultados mostraram que o perfil dos cursos de Letras – Português como
Língua Adicional, no Brasil, torna-se singular a depender do registro de
experiências que constituem a área, da localização geográfica da instituição e
das concepções teóricas que fundamentam o ensino, a formação de
professores e as ações de políticas linguísticas reais e/ou de fato
desenvolvidas por eles. Acredita-se, portanto, que esta pesquisa apresenta
significativas contribuições para a área da Linguística Aplicada, com ênfase no
PLA, haja vista que traz para o cerne uma discussão bastante recente e com
potencial inovador para os Estudos Linguísticos.