FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLABORATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR.
Formação de professores. Práticas colaborativas. Contexto escolar.
Coordenador pedagógico. Leitura.
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a ação e interação do professor com o
coordenador pedagógico para reflexão didática na participação de um projeto
colaborativo de formação continuada no contexto escolar de Ensino Fundamental. Este
estudo possuiu como foco investigativo o projeto “Formação de Formadores:
constituindo redes colaborativas de aprendizagens”, desenvolvido no município de
Itupiranga – Pará. Nesta perquirição aspirou-se responder a seguinte pergunta de
pesquisa: como a formação continuada no lócus da escola virou espaço de participação
e reflexão didática do professor sobre sua própria prática, tendo como parâmetro a
experiência em um projeto colaborativo no contexto escolar? A abordagem deste estudo
é de cunho quanti-qualitativo e o procedimento metodológico se intitulam por pesquisa
de campo e pesquisa participativa. O foco da pesquisa compreendeu ao conjunto das
ações formativas realizadas através do projeto “Formação de Formadores”, com foco
nas práticas de Leitura. Para produção de dados, optou-se pela pesquisa documental e
aplicação de questionários a um grupo selecionado de professores, coordenadores
pedagógicos, gestores e a uma professora formadora. Concluindo este panorama, a
pesquisa selecionou uma das escolas públicas participante, para realização de momento
de escuta aos docentes, através da aplicação de grupo focal aos professores e entrevista
a coordenadora. Os estudos teóricos que nortearam a presente discussão foram
selecionados de modo a fazer uma associação entre os temas formação continuada e
práticas leitoras na escola, para isto, elegemos autores clássicos e conceituados nos
referidos campos, além daqueles trabalhados no projeto Formação de Formadores:
Brakling (2008); Freire (2005, 2021); Imbernón (2009, 2011); Lerner (2002); Rojo
(2008, 2009); Soares (2006, 2020); Solé (1998); Pimenta (2011, 2012) e Placco,
Almeida e Souza (2012, 2015), Tardif (2021), dentre outros. Os resultados apontam que
o conceito apresentado pelo projeto formativo de formadores, consolidou a escola como
lócus da formação contínua do professor, firmando a identidade do CP como formador,
desenvolvendo um percurso formativo em rede colaborativa. Concluímos que a ideia da
formação permanente centrada na escola é uma possibilidade real e aplicável, que
promove ações colaborativas, sendo espaço de apoio e aprendizagens docentes, através
das reflexões didáticas das questões inerentes a sala de aula, tendo como foco de todo
processo o aluno.