AS MÚLTIPLAS FACES DO FEMININO NA OBRA DE ALDA LARA
Alda Lara; Poemas; Contos; Micro contos; Feminino.
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar os poemas e contos
da escritora angolana Alda Lara, levando em consideração o olhar crítico da
autora sobre a relação conflitante entre as problemáticas femininas do
casamento, da fé, do lar, do tempo, do silenciamento, da liberdade, do
passado, contrapondo com as vivências da autora em Portugal e seu desejo de
regressar à África, o que revela uma busca por uma identidade feminina. O
enfoque principal do nosso trabalho são os perfis femininos presentes nas
obras Poemas e Tempo de Chuva (caderno de contos). Nos chama a atenção
a presença latente da maternidade nas obras apreciadas. Outro fator a
observar é o caráter humanista, fortemente presente nos poemas e na prosa,
que revela a preocupação e tristeza com o próximo. A fim de apresentar de
alguma forma essas imagens, acolhemos na apreciação dos poemas, as
palavras que indicam e/ou nos levam a imagens de mulheres, observando os
eu líricos, títulos e dedicatórias. E nos contos, escolhemos as personagens
femininas. Por fim, esta pesquisa pode proporcionar uma contribuição para
outros estudiosos de autoras de literatura de Língua Portuguesa, que
direcionam seus olhares aos perfis femininos, apresentados nas obras, seja por
meio dos vocábulos ou pelas personagens, representando, quase sempre, as
diversas mulheres na sociedade. Para a concretização desse estudo, lançamos
mão de um suporte teórico que conta com muitos autores, dentre os quais
destacamos: Beauvoir (2016), Bourdieu (2012), Cameron (2002), Mead (2009),
Nicholson (2003), Perrot (2017).