UM ESTUDO SOBRE LITERATURA E ENSINO: A Contadora de História Tia Nastácia, de Monteiro Lobato, na sala de aula de EJA
Literatura. Leitura. Ensino. EJA.
O presente estudo busca pensar o ensino de literatura na sala de aula de Educação de
jovens e adultos (EJA), seus sujeitos e suas especificidades. Sendo assim, a pesquisa irá
apresentar um olhar sobre a literatura, o ensino, a leitura e o letramento literário na
modalidade educacional EJA, a partir de oficinas de contação de histórias. A proposta é
dialogar, refletir e pensar a aula de literatura e a leitura como uma possibilidade de
abertura para criação de “um jeito novo de caminhar” na estrada da educação com o
objetivo de que o letramento literário aconteça nas escolas e cumpra seu papel para a
formação do indivíduo. Tomando-se como base para a elaboração das oficinas, o livro
Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato, composto por narrativas dentro das
narrativas que traz como pano de fundo o folclore, os contos orais e o contador de histórias
o intuito é possibilitar ao público EJA o acesso a textos literários que lhes possibilitem
conhecer outras histórias, alternativas, saberes e fazeres. Como referências temos: Freire
(2000); Lobato (2004); Machado (2004); Gadotti (2014) e outros pesquisadores da área.