Sutilezas da transposição intermidiática: do poema “O padre, a moça”, de Carlos Drummond, ao filme de
Joaquim Pedro de Andrade
Transposição intermidiática; Intermidialidade; Teoria da adaptação; Joaquim Pedro de Andrade; Carlos
Drummond de Andrade.
A transposição intermidiática é o processo através do qual uma obra, aqui compreendida como mídia, é
adaptada ou traduzida para um outro tipo midiático. Trata-se de um processo intertextual onde uma
obra fonte é usada na construção de outra. Nosso objetivo nesta dissertação de mestrado é analisar
aspectos da transposição entre as mídias poema e película cinematográfica a partir das obras “O padre,
a moça”, de Carlos Drummond de Andrade, e O padre e a moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Para
tanto, em nossa análise levamos em consideração estudos sobre a chamada teoria da adaptação, cujos
expoentes teóricos são Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006), bem como sobre a teoria da
intermidialidade, aqui representada pelos pesquisadores Claus Clüver (2008; 2012) e Irina Rajewsky
(2012). Pautada em pesquisa bibliográfica, análise de poema e análise fílmica, esta pesquisa busca
sistematizar o que foi acrescentado, mediado e redimensionado na passagem do texto lírico para a
linguagem cinematográfica a fim de desvelar as sutilezas transpostas no processo de tradução do
poema para a tela. Fazem parte do quadro teórico deste estudo, além dos nomes já mencionados, os
seguintes autores: Bentes (1996), Bernardet (2009), Carvalho (2006), Costa (2006), Debois (2016), Leroy
(2018), Manevy (2006), Bosi (1994), Moura (2012), Picchio (1997), Rodrigues (2011), Teles (2002), Diniz
(2018), Jakobson (2003), Martelo (2011), Moser (2006), dentre outros.