UMA PROPOSTA DE ANÁLISE METODOLÓGICA DO GÊNERO DIGITAL MEME
Gêneros. Gêneros Digitais. Multimodalidade. Meme.
A presente Dissertação tem como objetivo geral realizar uma análise metodológica do gênero digital
meme, por meio da aplicação de categorias de análise de gêneros proposta por Motta-Roth (2011),
articuladas aos aspectos teóricos formulados por Bakhtin (2010). Nesse sentido, a análise aqui
empreendida parte das condições de produção do gênero, para então contemplar sua estrutura
composicional, seu conteúdo temático e seu estilo. Como problema de pesquisa, foi proposto o
seguinte questionamento: como se caracteriza o gênero digital meme, tendo em vista suas
características específicas, tais como condições de produção, estrutura composicional, conteúdo
temático e estilo? Para encontrar possíveis respostas a esse questionamento, inicialmente, procedeu-se
ao levantamento bibliográfico a respeito de gêneros, gêneros e multimodalidade e gêneros digitais, com
a consulta a autores como, por exemplo, Bakhtin (2010), Motta-Roth (2011), Marcuschi (2005),
Maingueneau (2001), Moran (2013), dentre outros, além de análise documental à BNCC. Em seguida,
foram consultados diversos sites e redes sociais para a seleção de memes e posterior composição do
corpus; por fim, realizou-se a aplicação das categorias teóricas para a análise do corpus selecionado.
Dessa forma, em termos metodológicos, a pesquisa pode ser definida como de caráter qualitativo, de
natureza aplicada, com procedimentos bibliográficos e objetivo de descrição e análise do corpus
composto por memes digitais, com a temática voltada para o empoderamento feminino. Paralelamente
à reflexão das características do gênero, buscou-se ainda destacar a sua potenciabilidade como
ferramenta de ensino-aprendizagem, de modo que o presente estudo poderá contribuir também com a
mudança de concepções e práticas no processo de ensino-aprendizagem de gêneros digitais.