OUTRAS LITERATURAS E RESISTÊNCIA: teatro e música como disciplinas complementares numa escola de tempo integral no campo, no município de Marabá/PA
Literatura e Resistência; Canções; Teatro; PPP; Escola Carlos Marighella.
A presente pesquisa tem como objetivo problematizar a música e o teatro como
disciplinas complementares e como processo pedagógico na perspectiva na luta e
resistência camponesa. a problematização se constitui a partir das práticas da escola
M.E.F. Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março. A partir disso,
problematizamos a pesquisa com os seguintes objetivos: Analisar de que forma o teatro
e a música estão materializados como disciplinas complementares no PPP da escola;
Observar como essas atividades vêm acontecendo na prática, com observação e
entrevistas; Identificar e analisar quais materiais e seus aspectos discursivos são
utilizados para o desenvolvimento dessas atividades, partindo da perspectiva de que a
escola se encontra em uma área do MST, de forma que estes contribuem para a
formação crítico. Ressaltamos ainda que, trabalhamos na perspectiva de resistência a
partir de Bosi (2002) analisando essas linguagens como forma de se contrapor a outras
forças de opressão e violência que acontecem com os sujeitos do campo, e Veiga (1998)
partindo da premissa que o PPP traz grandes possibilidades para que essas linguagens,
artístico/literário, possam fazer parte da formação dos sujeitos no âmbito escola. A
partir do andamento da pesquisa, percebemos que a escola, e eventualmente nas
atividades desenvolvidas a partir do teatro e música como atividades complementares,
constata-se uma grande valorização das abordagens políticas/ideológicas nas práticas da
escola. Na análise do PPP constatamos ainda várias formas e momentos em que as
atividades de teatro e música como disciplinas complementares podem ser apreciadas
práticas de resistência.