Sutilezas da transposição intermidiática: do poema de Carlos Drummond ao filme O padre e a moça, de Joaquim Pedro de Andrade;
Transposição intermidiática. Intermidialidade. Teoria da adaptação. Joaquim Pedro de Andrade. Carlos Drummond de Andrade.
A transposição intermidiática é o processo através do qual uma obra, aqui compreendida como mídia, é adaptada ou traduzida para um outro tipo midiático. Trata-se de um processo intertextual pelo qual uma obra fonte é usada na construção de outra. Nosso objetivo nesta dissertação de mestrado é analisar aspectos da transposição entre as mídias poema e película cinematográfica a partir das obras “O padre, a moça”, de Carlos Drummond de Andrade, e O padre e a moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Para tanto, em nossa análise levamos em consideração estudos sobre a chamada teoria da adaptação, cujos expoentes teóricos são Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006), bem como sobre a teoria da intermidialidade, aqui representada pelos pesquisadores Claus Clüver (2008; 2012) e Irina Rajewsky (2012). Pautada em pesquisa bibliográfica, análise de poema e análise fílmica, esta pesquisa busca sistematizar o que foi acrescentado, mediado e redimensionado na passagem do texto lírico para a linguagem cinematográfica a fim de desvelar as sutilezas transpostas no processo de tradução do poema para a tela. Fazem parte do quadro teórico deste estudo, além dos nomes já mencionados, os seguintes autores: Bentes (1996), Bernardet (2009), Carvalho (2006), Costa (2006), Desbois (2016), Leroy (2018), Manevy (2006), Bosi (1994), Moura (2012), Picchio (2004), Araújo (2013), Teles (2002), Diniz (2018), Jakobson (2003), Martelo (2011) e Moser (2006), dentre outros.