A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA E PACTOS DE RESISTÊNCIAS NA CONTÍSTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Literatura afro-brasileira. Infância. Identidade Negra. Representatividade. Conceição Evaristo.
A infância é universalmente reconhecida como uma fase crítica no desenvolvimento das crianças, repleta de descobertas e sonhos. No contexto brasileiro, no entanto, a infância frequentemente é vivenciada em um cenário complexo de desigualdades e desafios sociais. A literatura desempenha um papel fundamental ao permitir que as vozes das crianças sejam ouvidas, suas experiências compartilhadas e suas especificidades compreendidas. Este trabalho se concentra na representação da infância e nos pactos de resistência presentes na constística da escritora afrodescendente, Conceição Evaristo. Em sua obra, Evaristo oferece um olhar crítico e sensível sobre as experiências de crianças negras em um Brasil marcado pela desigualdade social. A pesquisa explora como a literatura, em particular a de escritores afrodescendentes como Evaristo, pode representar e resistir a essas desigualdades. Assim, esta dissertação tem como seu principal propósito aprofundar a compreensão da representação da infância e dos pactos de resistência presentes nas narrativas de Conceição Evaristo. Um dos principais enfoques desta pesquisa é destacar o protagonismo das crianças, identificar os desafios que elas enfrentam em suas jornadas e explorar as possíveis influências das situações existenciais de suas mães em suas vidas. Adicionalmente, esta dissertação se propõe a analisar as diversas formas pelas quais essas crianças resistem às adversidades sociais que enfrentam. Ao explorar essas temáticas, esta pesquisa busca contribuir para uma compreensão mais aprofundada das complexas realidades enfrentadas pelas crianças afrodescendentes no Brasil. Além disso, pretende promover diálogos e reflexões que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as crianças, independentemente de sua origem étnica, tenham igualdade de oportunidades e possam exercer plenamente seu potencial.