ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA: OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gêneros textuais, produção de texto, sequência didática, reescrita
O presente trabalho procura investigar se é possível que os alunos desenvolvam as capacidades de linguagem ao produzirem um gênero em uma situação real de linguagem no espaço escolar. Deste modo, buscou-se formular estratégias de ação para o ensino do gênero textual resenha de filme através da prática de escrita e reescrita de texto de forma interativa (Sequência didática); desenvolver as estratégias formuladas com práticas de produção e reescritas textuais dos alunos; refletir acerca dos resultados da sequência didática desenvolvida; e propor uma retextualização da sequência didática buscando desenvolver atividades que auxiliem o aluno a produzir o gênero proposto de forma mais qualificada. Para isso se optou metodologicamente pela pesquisa-ação, pois se entende esta como uma forma de ação planejada que possibilita aos participantes condições de investigar sua prática de forma crítica e reflexiva, na qual se busca estratégias que visam encontrar soluções para os problemas. Assim nesse tipo de pesquisa, o pesquisador após diagnosticar um problema, formula estratégias para uma ação transformadora da realidade detectada, em seguida desenvolve e avalia as ações planejadas para posteriormente ampliar e compreender os resultados obtidos, tentado assim encontrar soluções. A pesquisa foi realizada com uma turma de 9º ano do ensino fundamental da escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Francisco Ramos, localizada no centro da cidade de Xinguara-Pa, para a qual foi elaborada e em seguida aplicada uma sequência didática, conforme proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Em seguida a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos elaborou-se uma proposta de retextualização da sequência inicial visando ampliar as capacidades de linguagem dos alunos através da prática de escrita e rescrita de textos.