A RETEXTUALIZAÇÃO NA PERPECTIVA DO ENSINO DE GÊNERO: UMA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO
gênero textuais; texto; retextualização
Os Parâmetros Curriculares Nacionais desde 1997/1998 já propõem o ensino na perspectiva dos gêneros, no entanto, pesquisa (Barros e Rios-Registro, 2014) comprova que pouco se tem trabalhado nessa diretiva nas escolas de ensino fundamental, especialmente na região norte do Brasil (Barros e Rios-Registro, 2014), quando muito, tem-se desenvolvido o ensino apenas com base na identificação de suas características e forma, não na sua funcionalidade como defendem os pesquisadores da área Marcushi (2008), Antunes (2014), Dols e Scheneuwly (2014).Diante do exposto,originou-se a problemática desse projeto: como trabalhar com a retextualização dos gêneros textuais no ensino de língua portuguesa, na abordagem sócio-interacionista e na teoria da linguística/gramática sistêmico funcional?A fim de encontrar possíveis soluções à problemática abordada, definiu-se nesse trabalho como objetivo geral “Investigar, a partir da ação-reflexão-ação, os avanços e os entraves considerando duas experiências de ensino de leitura, produção textual e análise linguística em língua materna no ensino fundamental, orientadas por estudos de gênero socio-interacionistas e de gramática sistêmico-funcional”. E como objetivos específicos: planejar e desenvolver uma experiência piloto, considerando os conhecimentos prévios, que inclui uma sequência didática envolvendo a retextualização de contos em histórias em quadrinhos; Ampliar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre os gêneros discursivos, a retextualização e a gramática sistêmico funcional no ensino da linguagem”; “Analisar a experiência piloto desenvolvida, à luz dos estudos teóricos;Reelaborar a sequência didática, considerando os estudos teóricos-metodológicos sobre os gêneros discursivos, a retextualização e a gramática sistêmico-funcional; Aplicar a segunda versão da sequência didática;Sistematizar os resultados obtidos comparando as duas experiências vivenciadas de modo a responder a problemática de investigação deste estudo.A pesquisa se dará por meio do método (THIOLLENT, 2011) da pesquisa-ação, visto que nessa, possibilita ao professor investigar a própria prática pedagógica a fim de encontrar meios de promover suas aulas de modo mais dinâmico, utilizando-se de recursos tecnológicos contemporâneos. Para tanto se utilizará de técnicas pertinentes a esse método de pesquisa, tais como, diagnóstico da situação, possível resolução de problemas e mapeamento de representações