LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: QUE LITERATURA ENSINAR? QUE TEXTO LER?
Letramento literário e cultural; estudos culturais e pós-coloniais.
Este estudo consiste em uma reflexão sobre o ensino de literatura nas séries finais do ensino fundamental, com o objetivo de discutir letramento literário e cultural a partir de narrativas de expressão amazônica, como as crônicas Banho de cheiro e Tanta gente, de Eneida de Moraes, e a novela Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum. A proposta é o que tem se discutido na contemporaneidade, que se coloca a necessidade de se ter para cada comunidade um letramento diferente, não limitado às obras de autores canônicos, mas que considere as diferenças culturais que cada localidade apresenta; desconstruindo a ideia de literatura universal, segundo a qual uma obra pode retratar a realidade de diferentes sociedades. O trabalho com obras de autores locais possibilita refletir sobre as especificidades da região. Em sua fase inicial, este estudo desenvolve, por meio de pesquisa bibliográfica, uma reflexão sobre letramento literário, cultura e identidade, para assim pensar maneiras de trabalhar a literatura dentro da perspectiva do letramento literário e cultural, com base nas teorias dos estudos culturais e pós-coloniais.