VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL DE TUCURUÍ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Variação lexical. Identidade cultural. Aprendizagem
A presente dissertação trata-se de um estudo realizado com uma turma de 9º Ano da Escola Maria Fernandes de Medeiros Alves, pertencente à rede municipal de ensino de Tucuruí (município do sudeste paraense), sobre a variação lexical utilizada pelos moradores dessa localidade, que sofreu um grande fluxo migratório na década de 80, com a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Para isso, desenvolvemos um projeto de intervenção, utilizando-nos da pesquisa-ação, através da qual aplicamos questões de base semântico-lexical do Atlas Linguístico do Brasil, com algumas adaptações, a 12 informantes (seis do sexo masculino e seis do sexo feminino) com o objetivo de identificar as possíveis variações lexicais existentes nessa cidade. Desse modo, ao término da pesquisa, constatamos que embora haja léxicos que se mantêm unânimes em sua utilização, a variação lexical é preponderante no município. E essa riqueza semântico-lexical da região encontra-se representada num glossário que é o resultado do processo da intervenção pedagógica aplicado na turma. O referido trabalho está embasado nos postulados teóricos da Sociolinguística, para tanto, pretendeu ressaltar a importância da variação linguística e suas contribuições para a formação da identidade cultural de um povo, bem como é relevante para a renovação dos procedimentos nas aulas de língua portuguesa, voltados para o ensino do léxico, no sentido de valorizar a fala dos alunos e para a ampliação do vocabulário