AS CRÔNICAS DE VIAGEM DE CECÍLIA MEIRELES COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Crônica de viagem; Cecília Meireles; letramento literário.
Esta Dissertação de Mestrado, produzida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, tem como objetivo propor uma contribuição para o letramento literário no Ensino Fundamental por meio de crônicas. Tal gênero narrativo é utilizado nesta pesquisa enquanto ferramenta para despertar a fruição pelo texto literário, precisamente no que tange às crônicas de viagem. O objeto literário escolhido para o desenvolvimento da pesquisa diz respeito a uma seleção de crônicas da autora Cecília Meireles as quais foram trabalhadas numa pesquisa-ação envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Dom Eliseu – PA. Vários teóricos de áreas diversas foram utilizados durante o desenvolvimento do projeto. Dentre eles, faz-se possível citar Eagleton (2006), Todorov (2009), Candido (1988; 1992; 2000) e Lajolo (1989; 2005), que discutem acerca da natureza, função e definição da Literatura; Cristóvão (2002) e Barthes (1987), que tratam da literatura de viagem propriamente dita; Jouve (2002), Cosson (2006), Calvino (1993), Yunes (2009), Manguel (2004), Solé (1998) e Zilberman (1989; 1993), sobre leitura, fruição, recepção e letramento literário; Marcuschi (2002; 2008), Sá (1997), Arrigucci Jr. (1987) e Romano (2014), sobre gênero textual, crônica e crônica de viagem; Thiollent (2007), Egg (1990), Schneuwly & Dolz (2004), Barros & Rios-Registro (2014) sobre pesquisa-ação, sequência didática e sua aplicabilidade. Com esta pesquisa espera-se estimular a maneira de se trabalhar textos narrativos em sala de aula visando a formação de leitores proficientes. No primeiro capítulo é apresentado um panorama sobre conceitos de literatura, literatura de viagem, leitura e leitura literária. Um breve histórico sobre a crônica e o trabalho com esse gênero encerram esse capítulo. No segundo capítulo é feita uma introdução à pesquisa-ação e a sequência didática é apresentada. O letramento literário é outro assunto abordado em tal seção. A escolha de crônicas de viagem como ferramenta para a prática de leitura é nesse capítulo detalhada, especificando-se o público-alvo, no caso, alunos de uma faixa-etária entre 12 e 15 anos. Uma apresentação de Cecília Meireles enquanto cronista, bem como uma análise das crônicas selecionadas, encerra tal capítulo. No terceiro e último capítulo é apresentada a aplicação da sequência didática, a descrição dos resultados obtidos e, por fim, os textos literários escolhidos e trabalhados são colocados em discussão quanto à forma de serem apresentados em sala de aula.