O LETRAMENTO LITERÁRIO: UM ESTUDO DE CASO COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA LUÍS GUALBERTO PIMENTEL EM DOM ELISEU-PA
Leitura e interpretação, Prática de Ensino, Estética da Recepção, Letramento Literário.
Esta dissertação investiga, de forma restrita à concepção de ensino, as abordagens e conceitos com que o texto literário tem sido escolarizado no ensino Básico em Dom Eliseu-PA, com vistas a promover o letramento literário do aluno. Para este fim, sua análise estruturou-se em múltiplas dimensões do ato da leitura que interferem no processo do letramento literário, considerando o caráter multifacetado do processo e as diferentes estratégias formuladas pelo leitor em função do tipo de texto. Em cada uma dessas dimensões lançou mão de um constructo teórico que permitisse, a posteriori, a aplicação de uma proposta de intervenção didática sobre o processo investigado, interligando teoria e prática. O cabedal teórico eleito para subsidiar esta análise concebe-se a partir da defesa da literatura e sua presença no currículo escolar por Cândido (2004), Compagnon (2009), Todorov (2010) e Jouve (2015), da perspectiva que a estética da recepção estabeleceu sobre a análise literária deslindada por Zilberman (1989), e desemboca na implementação da Sequência Expandida proposta por Cosson (2006 e 2014), convergindo com os estudos de Colomer (2007), como ferramentas para materialização de seus pressupostos de ensino.