PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: O USO DO BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Leitura. Blog. Artigo de opinião. Produção textual
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profletras, unidade UNIFESSPA em Marabá-PA e objetiva realizar uma proposta de intervenção pedagógica por meio da organização de um contexto de atividades em torno do gênero textual artigo de opinião, concomitantemente, ao uso da tecnologia blog como suporte e interação no ambiente virtual para contribuir na competência leitora e nas práticas de produção de texto. Para embasamento teórico-metodológico, valemo-nos dos postulados bakhtinianos ao tratarmos das concepções de gênero discursivo, além de outros autores que são seguidores da teoria sociointeracionista, bem como as orientações de Dolz et al (2004) sobre sequência didática, método francês de grande relevância para o desenvolvimento das capacidades de linguagens. Para as abordagens tecnológicas recorremos aos pressupostos de Marcuschi e Xavier (2010); Komesu (2010); Gutierrez e Rodrigues (2006), dentre outros. A pesquisa investiga duas turmas de 9º ano em duas escolas da rede pública de ensino de Marabá-Pará, por meio de uma pesquisa-ação em que analisamos as práticas de leitura e escrita da língua materna que são vivenciadas pelos sujeitos pesquisados na comunidade escolar e no meio social em que vivem.