HISTÓRIAS DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MEDIADA PELO GÊNERO CONTO POPULAR
Conto Popular; Gênero Textual; Sequência Didática.
A escola, contexto de práticas de leitura e escrita, constitui-se como lugar privilegiado para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Bronckart (2003) acredita e prevê que diante de uma abordagem interacionista a construção do conhecimento se efetue por meio de trocas intersubjetivas entre os próprios alunos e entre professor e aluno. Neste sentido, o presente trabalho desenvolve uma proposta de intervenção para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, pensada com o objetivo de contribuir para que o aluno se aproprie do ensino da linguagem através das práticas discursivas - leitura, oralidade, escrita e análise linguística. Em consonância com os suportes teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), enfocaremos as contribuições das Sequências Didáticas para o trabalho com os gêneros textuais, a qual propõe um estudo de língua em situações reais de comunicação. A Sequência Didática será elaborada a partir de textos pertencentes ao gênero textual Conto Popular, pensada para os alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental da Escola Dorothy Stang, da rede pública de ensino, do município de Parauapebas. Fundamentam este trabalho os PCNs e autores como Cascudo (1978), Leal (1985), Bronckart (2003), Marcuschi (2004), Maria (2004), Fogaça (2010), Köche (2014), Petreche e Cristovão (2014), Costa-Hübes e Simioni (2014) e outros.