O LUGAR DA LEITURA NA SALA DE AULA
A literatura fantástica contribuindo para a formação de leitores
Leitura. Contos Fantásticos. Estratégias de Leitura
Neste trabalho são abordadas questões relativas à leitura, ao letramento, a literatura, o ensino e a formação de leitores. Motivados pela frequente constatação de que muitos alunos não conseguem entender o que leem e que isso os leva ao desinteresse pela leitura, principalmente a leitura literária, este trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: como abordar a literatura fantástica em sala de aula de forma a contribuir para a formação de leitores críticos? Como resposta a esse questionamento apresentamos uma proposta de trabalho que, não somente busca respeitar as etapas que compõe o processo de leitura, mas propõe uma abordagem da leitura em sala de aula com foco no ensino das estratégias de leitura a partir de contos da literatura fantástica. A metodologia de trabalho tem por base a pesquisa participativa e a Sequência Básica de Cosson (2006), os sujeitos da pesquisa serão alunos do 7º ano de uma escola pública de Marabá. Quanto ao suporte teórico, dentre outros, baseamo-nos sem Martins (2007), Solé (1998), Leffa (1999), Chartier (2004), Possenti (2001), Eco (1994), Bakhtin (2011), Todorov (2007), Rodrigues (1988), Held (1980) e Brandão (2006). Com essa pesquisa pretendemos criar situações em que os alunos se apropriem de ferramentas que os auxiliem na leitura e contribuir para melhorar os níveis de letramento literários no Ensino Fundamental.