PROCESSOS ARGUMENTATIVO-ENUNCIATIVOS EM NOTÍCIA DE JORNAL IMPRESSO: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Leitura; Ensino; Gênero notícia
Este trabalho propõe contribuir com o ensino de leitura a partir da aplicação de um projeto de leitura crítica e reflexiva em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, da escola João Prudêncio de Brito, em Parauapebas, no Pará, tendo como corpus notícias veiculadas no jornal “O Correio”, de Marabá, com o objetivo de negar a suposta neutralidade do discurso nesse gênero textual. Assim, por meio da análise de modalizadores, seleção lexical e conteúdos pressupostos em notícias, pretendemos ajudar na formação da competência leitora, com o intuito de habilitar os alunos a identificarem a intencionalidade discursiva, ideias implícitas e conteúdos pressupostos, o posicionamento do emissor diante dos fatos relatados, bem como a orientação discursiva na notícia. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os estudos de Bakhtin (2004), a respeito da concepção de gêneros discursivos e linguagem dialógica. Também consideramos os estudos de Ducrot (1984), para quem a argumentatividade é inerente à própria língua, visão corroborada por Koch (2011), que discute a orientação discursiva a partir da análise de modalizadores e operadores discursivos, por isso embasou este projeto de leitura. Além de autores que tratam do gênero notícia como Van Dijk (2013), estudo da estrutura da notícia e Alves Filho (2011), que propõe a leitura e análises de notícias em sala de aula. Este projeto de leitura pretende ainda contemplar questões relativas a aspectos linguísticos e discursivos com propósito de questionar a notícia enquanto verdade absoluta e, dessa forma, fomentar no próprio leitor a construção de juízo de valor a respeito dos fatos noticiados, para que não se torne facilmente manipulável