Leitura e Produção de Microcontos
Microcontos . Leitura . Escrita
Este estudo tem como objetivo apresentar as premissas de uma pesquisa-ação a ser desenvolvida junto à Escola Estadual Padre José Delgardes, no município de Barcarena – Pará. A turma é composta por dezoito alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Os alunos irão ler e produzir microcontos nas aulas de Língua Portuguesa, considerando-se os aspectos inerentes às práticas de leitura, de escrita. O caminho investigativo que se baseia esta pesquisa ocorre, a partir da reflexão sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa no espaço de sala de aula, principalmente àquelas voltadas às ações pedagógicas desenvolvidas durante a atuação do docente, no que diz respeito ao trabalho de leitura e produção escrita no contexto de sala de aula. Será utilizado o gênero microconto como recurso didático. Adotamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Bakhtin (2011), Geraldi (2003), Fiad (2003), Cafiero (2005), Marcuschi (2010), Antunes (2003), Costa Val (2006) dentre outros. Objetiva-se favorecer a formação de discentes críticos e reflexivos, cujas práticas de leitura e de escrita estejam voltadas para os diversos usos significativos da linguagem.