A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA PARA A PRODUÇÃO DE UM JORNAL MURAL
Letramentos. Gêneros Textuais. Sequência didática. Notícia
O estudo descrito neste trabalho propõe uma reflexão e análise das práticas de leitura e escrita a partir da perspectiva contemporânea dos letramentos e da contribuição da Linguística Aplicada para o ensino de gêneros na escola. Será realizada uma pesquisa-ação com 23 alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Félix, no município de Marabá Pará. O objetivo deste trabalho é realizar um projeto de intervenção, a fim de desenvolver nos alunos competências e habilidades de leitura e escrita através do gênero notícia sob a mediação do professor de Língua Portuguesa. Como pressupostos teóricos desta pesquisa foram selecionados alguns pesquisadores como Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Street (2016), Marcuschi (2010), Kleiman (1995) Oliveira (2010), Rojo (2009), Soares (2004) e outros. As questões que estão relacionadas ao ensino do gênero por meio das sequências didáticas baseiam-se nas abordagens de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que em seus estudos analisaram eventos e práticas de letramentos que visam contribuir com a formação de sujeitos competentes que saibam usar a linguagem nos diferentes contextos sociais com proficiência.