Literatura e Leitura no Sudeste do Pará: uma proposta para o ensino fundamental a partir da poesia de Charles Trocate
literatura, leitura, ensino, identidade, análise poética
Neste trabalho realizamos pesquisa na área de ensino de leitura e literatura para o ensino fundamental. O nosso objetivo foi apresentar uma proposta de intervenção didática que contemplasse um ensino de leitura e literatura com base na identidade individual do leitor, a partir do estudo de poemas. Apresentamos nesse trabalho o poeta Charles Trocate pela sua inserção no espaço simbólico constituído pela região sudeste do estado do Pará. Investigamos como se relaciona as diferenças culturais em uma região de fronteira como a região em estudo. E, como nesses espaços se formam as identidades individuais. Mergulhamos nas diversas concepções sobre o que seja a literatura, a sua função e viabilidade de seu estudo nos tempos atuais, marcado pelas fronteiras das tecnologias digitais do mundo virtual da internet. Dessa forma, nosso trabalho se desenvolve em três linhas de investigação: o ensino de literatura, a Amazônia oriental brasileira como espaço de formação de identidades e a leitura e análises de poemas. Concluímos com uma proposta de um projeto de leitura a ser aplicado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.