LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO GÊNERO NOTICIA- UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O 9º ANO À LUZ DOS LETRAMENTOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Letramento.Gênero do discurso. Escola
Este trabalho será o resultado de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luís Cláudio, localizado no município de São Domingos do Araguaia-PA, em uma turma de 9º ano, assim, buscamos refletir sobre a importância de conhecermos as diversas práticas ou eventos de letramentos que fazem parte diariamente da vida dos alunos, e que a escola, representada aqui pelos professores, não conhece ou simplesmente não reconhece as competências prévias de leitura e de escrita dos seus alunos. Para tanto, os estudos sobre letramento valorizam os letramentos múltiplos, as capacidades diversas dos alunos, partindo de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem. A partir das práticas de letramentos encontradas na vivência dos alunos, buscamos também refletir acerca dos gêneros em sala de aula, revelando que o trabalho com a produção textual deve ser o ponto de partida para o ensino da Língua Portuguesa em todos os níveis de ensino, agindo assim o professor estará, não só mostrando ao aluno que ele é capaz de criar seus próprios textos, como também quebrando a barreira da dificuldade que emperra o professor no ensino de línguas, pois o que é perceptível nas escolas é a falta de um trabalho direcionado a produção textual. Assim, essa atividade de produção textual ocorrerá por meio do gênero notícia, seguindo as etapas propostas em uma sequência didática, com o objetivo final de construir um e-book. Para a realização deste trabalho usamos teóricos como: BAKHTIN (1999 e 2003), KLEIMAN (1995), KOCH (2012 e 2015), ROJO (2009), SOARES (2016) e STREET (2014), DOLZ, J E SCHNEUWLY, B. (2011).