MEMÓRIAS LITERÁRIAS DA CIDADE DE CURIONÓPOLIS: A PRODUÇÃO TEXTUAL MEDIADA PELA ABORDAGEM DE GÊNERO DO ISD
Letramento. Gênero Textual. Interacionismo Sociodiscursivo. Sequência Didática. Memórias Literárias
O presente trabalho de pesquisa trata de questões muito relevantes para a educação brasileira, de modo específico, para o ensino de Língua Portuguesa, que é a inserção do trabalho com gêneros textuais nas atividades de leitura e produções orais e escritas de textos na sala de aula. A investigação realizada se deu pelo método da pesquisa-ação de natureza qualitativa e de cunho interpretativista. O objetivo central era discutir o questionamento sobre as contribuições da produção de memórias literárias, por meio da abordagem de Sequências Didáticas propostas pelo ISD, para o desenvolvimento do letramento dos alunos de uma escola pública de Curionópolis. Para tanto, realizamos breve revisão dos princípios teórico-metodológicos dos estudos de gêneros na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY; 2004), associada ao estudo de memórias literárias (DELGADO, 2006). Estudiosos dessa perspectiva apontam os gêneros textuais como enunciados relativamente estáveis, recorrentes, socialmente e culturalmente situados, possibilitadores da interação entre os membros da sociedade através da linguagem (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). A inserção do gênero textual na escola deve se dar através do desenvolvimento de modelos didáticos estruturados em momentos distintos. Já memórias literárias caracterizam-se como textos que rememoram o passado por meio da combinação entre fatos vividos e inventados (CLARA, 2010). Através dessa experiência, objetivamos verificar o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e, consequentemente, contribuir com o letramento dos alunos participantes da pesquisa