QUEM CONTA, SEUS MALES ESPANTA: LEITURA E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE NARRATIVAS ORAIS MARAVILHOSAS
LEITURA, ENSINO DE LITERATURA, NARRATIVAS ORAIS
Este trabalho propõe reflexões acerca de práticas de leitura e ensino de literatura no ensino fundamental, a partir de narrativas orais de cunho maravilhoso. Dessa forma, considerando o conteúdo e abrangência da literatura oral é que elaboramos essa proposta de pesquisa que se organiza na confluência entre ensino de literatura e leitura como pratica social. O maravilhoso aqui compreendido não como o que é belo e/ou deslumbrante. Maravilhoso, dentro da literatura que trata do sobrenatural, há de se dizer, é visto como o que ultrapassa os limites da realidade e se torna parte dela – no caso das narrativas orais de cunho maravilhoso. A maravilha, dessa forma, surge como uma aliada nas aulas de leitura, proporcionando o contato dos alunos do ensino fundamental com a literatura, assim como colabora para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura dos mesmos. Para isso, têm-se, como base, os apontamentos de Soares (1999; 2004), Kleiman (1999; 2004), sobre leitura e letramento; Solé (1998), Blanchot (1997), Souza & Girotto (2011), para as estratégias de leituras, ensino desta e literatura; Cosson (2014), Zilberman (1989), Zappone (2008), Campos (1999), sobre letramento literário e ensino de leitura; Candido (1995), Cascudo (1984), Penalva (2002), a respeito de ensino de literatura e literatura oral; Carpentier (1987), Todorov (2003) e Rodari (1982), para o estudo do maravilhoso, entre outros que alimentam as discussões presentes aqui.