O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOINTERACIONISTA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CHAT
Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais digitais. Ensino. Capacidades de linguagem.
Atualmente, vivemos imersos em ambientes interativos, pois as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s) facilitam a interação humana. Deste modo, questionar sobre a leitura e escrita relacionadas aos gêneros textuais digitais não é uma questão de modismo, mas sim, uma necessidade de um fato contemporâneo da sociedade, pois se trata de um olhar à prática pedagógica no ensino de língua materna. Esta pesquisa, apresentada inicialmente no âmbito da Qualificação, faz uma análise da abordagem do gênero chat no livro didático Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa na perspectiva do sociointeracionismo discursivo de Bronckart. Assim, objetivamos analisar as atividades de leitura e escrita com o foco no gênero chat apresentado no referido livro didático. A análise se formou a partir de um ato interrogativo sobre em que medida as atividades de leitura e escrita desenvolvidas a partir do gênero chat apresentado no livro didático estabelecem relação com a abordagem sociointeracionista de ensino de gêneros discursivos? A presente pesquisa está fundamentada à luz dos estudos de gêneros desenvolvidos por Bakhtin (1992), noção de gêneros textuais digitais elencadas por Marcuschi e Xavier (2010), do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999), sequências didáticas centradas em gêneros de Dolz e Schneuwly (2009), entre outros pesquisadores que colaboram com o estudo em questão.