A LITERATURA DE CORDEL EM FOCO: UMA PESQUISA SOBRE A RECEPÇÃO EM UMA TURMA DE 3° ETAPA DA EJA
Letramento. Leitura. Literatura de cordel. Formação de leitores.
Com base no pressuposto de que a leitura é transformadora e que mesmo quem declara “não gostar de ler livros” pode ser envolvido com leituras mais “simples” e agradáveis, como a Literatura de cordel, a ponto de despertar o interesse por ela, é que a presente pesquisa objetivou investigar a recepção da Literatura de cordel em uma turma de 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno da EMEF e EJA Gov. Alacid Nunes, no município de Goianésia do Pará – PA. Procura, ainda, mostrar que a leitura da Literatura de cordel serve também como uma fonte para despertar o interesse do aluno pela leitura que, na maioria das vezes, está adormecido. Para a leitura em sala de aula, adotou-se a sequência básica do letramento literário, a qual COSSON (2016) defende como ferramenta para o professor que deseja organizar as leituras propostas. A presente pesquisa contou com aportes teóricos, entre outras, as concepções de SOARES (2017), KLEIMAN (1999), STREET (2014), sobre o Letramento; de CAVALCANTI (2016), COSSON (2016), LAJOLO (2008), MARTINS (1994), entre outros, sobre a Leitura; e de CASCUDO (1984), ABREU (1999, 2006), PINHEIRO (1995, 2013), entre outros, sobre a Literatura de cordel. Esta pesquisa pretende contribuir para a formação de alunos leitores a partir da intervenção promovida com a leitura do folheto de cordel “A chegada de Lampião no céu” do cordelista Guaipuan Vieira.